• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
URBANISMO (31001017103P1)
Educação Presencial
Entre saber e fazer projeto: conhecimento projetual e didáticas de ensino
ALINE ASSIS DE ANDRADE CRUZ
TESE
30/06/2022

Esta pesquisa assume a Arquitetura e Urbanismo como um campo de conhecimento teórico-prático pertencente ao universo das disciplinas projetuais, ou seja, que exploram a geração de conhecimento e sua aplicabilidade através do projeto. Ratificando a centralidade do ensino de projeto para a formação em arquitetura, compreende-se que a reflexão epistemológica sobre o conceito de projeto abre caminho para seu entendimento como um modo de pensamento o qual, apesar de inerente à disciplina arquitetônica, não se restringe, em sua finalidade e contribuição, a confecção de seus artefatos. Partindo deste entendimento, a pesquisa tem como objetivo geral explorar as dinâmicas de ensino de projeto no contexto do ateliê, associando a abordagem metodológica proposta pelo professor a um enquadramento epistemológico que, conscientemente ou não, delimita conceitos e objetivos do processo de aprendizagem. Propomos explorar essa associação através do desenvolvimento de uma ferramenta que auxilie na identificação e comunicação de tipos de conhecimento projetual mobilizados nas dinâmicas de ensino que tradicionalmente caracterizam as disciplinas de projeto na graduação. A investigação está situada no campo da pesquisa de natureza aplicada e tem como objeto o conhecimento projetual abordado no ato de seu ensino. O percurso metodológico envolve, portanto, o esclarecimento inicial de nossa visão da arquitetura enquanto disciplina e do projeto enquanto um modo de pensamento. A abordagem da pesquisa é qualitativa e exploratória, reconhecendo a subjetividade do pesquisador em relação ao mundo objetivo, buscando facilitar a comunicação do problema e a construção de novas hipóteses. Os procedimentos técnicos priorizados são a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A reflexão sobre os esforços teórico-metodológicos aqui empreendidos nos permite concluir que a compreensão do projeto como uma forma de conhecimento pode contribuir para a elaboração de didáticas projetuais não conformadas pela finalidade arquitetônica, mas produtoras de conhecimento arquitetônico.

Conhecimento Projetual;Ensino e Aprendizagem de Projeto;Cultura do Ateliê;Ensino de Arquitetura
This research understands Architecture and Urbanism as a theoreticalpractical knowledge based discipline, belonging to the broader field of Design Disciplines. That means it explores the generation of knowledge, and its applicability, by means of designing. Assuming design studio as a core discipline for architectural education, it is understood that an epistemological approach on design can lead to its understanding as a way of knowing. And, despite being inherent to architecture, it is not limited, in its purpose and contribution, to the making of its artifacts. Based on this understanding, the general objective of this research is to explore the dynamics of design studio teaching, associating the methodological approach proposed by the teacher with an epistemological framework that, consciously or not, lays down concepts and objectives of the learning process. We propose to explore this association through the development of a tool that shed a light on identifying and communicating the different types of design knowledge mobilized in traditional studio teaching. The investigation assumes an applied research approach to the problem and has design knowledge as its object. The investigation process involves, therefore, an initial statement about architecture as a discipline and design as a way of thinking. The research approach is qualitative and exploratory, recognizing the researcher's subjectivity in relation to the objective world and seeking to facilitate the communication of the problem and the construction of new hypotheses. Prioritized technical procedures are bibliographical research and case study. The reflection on the theoretical-methodological efforts undertaken here allows us to conclude that the understanding of design as a kind of knowledge can contribute to the elaboration of design studio teaching methods not structed around restricted architectural purposes, but, nevertheless, producers of architectural knowledge.
Design Knowledge;Design Teaching and Learning;Design Studio Culture;Architecture Education
1
263
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
TESE_AlineAssis-pós defesa-final total.pdf

Contexto

PROJETO URBANO
ESTRUTURA, MORFOLOGIA E PROJETO DO ESPAÇO URBANO
Projeto urbano contemporâneo: desafios para o futuro das cidades

Banca Examinadora

DENISE BARCELLOS PINHEIRO MACHADO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRES MARTIN PASSARO Docente - COLABORADOR
CARLOS EDUARDO FORTE FEFERMAN Participante Externo
DENISE BARCELLOS PINHEIRO MACHADO Docente - PERMANENTE
LUCIA MARIA SÁ ANTUNES COSTA Docente - PERMANENTE
CARLOS ALBERTO BATISTA MACIEL Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Programa Bolsa Nota 10 24
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 14

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer