• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
ÓPTICA GEOMÉTRICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A REFLEXÃO DA LUZ EM ESPELHOS CURVOS E PLANOS USANDO SIMULAÇÕES CONSTRUÍDAS NO GEOGEBRA
ALEQUES SANDRO DE OLIVEIRA RODRIGUES
DISSERTAÇÃO
18/08/2022

Aplicaremos como ferramenta educativa o uso de uma Sequência Didática sob o formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Na presente Sequência Didática, implementaremos várias situações-problema usando recursos tecnológicos, como vídeos com demonstração experimental sobre óptica geométrica e simulações de imagens de um objeto formado em espelhos planos e curvos com o software GeoGebra no celular. Entendemos, que essas ferramentas contribuem no processo de ensino e na aprendizagem significativa dos estudantes. A intervenção será desenvolvida em uma escola da rede pública, tendo como público alvo estudantes do Ensino Fundamental II na EJA - Educação de Jovens e Adultos (8º/9º) do Turno Noturno. A proposta pretende promover a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora e finalizando com uma aprendizagem acompanhada de um crescimento cognitivo dos alunos. Percebemos neste trabalho que a utilização do software GeoGebra no celular pode tornar as aulas mais dinâmicas. Notamos que os alunos tiveram uma maior participação durante a abordagem do conteúdo e os resultados obtidos apresentou indícios de assimilação do novo conhecimento.

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa;Vídeo com demonstração experimental;Software GeoGebra no celular;Aprendizagem Significativa
We will apply as an educational tool the use of a Didactic Sequence in the format of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS). In this Didactic Sequence, we will implement several problem situations using technological resources, such as video with experimental demonstration on geometric optics and image simulations of an ob-ject formed in plane and curved mirrors with the GeoGebra software on the cell phone. We understand that these tools contribute in the teaching process and in the students' meaningful learning. The intervention will be developed in a public school, with the target audience of Elementary School II students in EJA - Youth and Adult Education (8th/9th) of the Night Shift. The proposal aims to promote progressive differentiation and integrative reconciliation, ending with learning accompanied by students' cognitive growth. We realized in this work that the use of the GeoGebra software on the cell phone can make the classes more dynamic. We noticed that the students had a greater participation during the approach of the content and the results obtained showed signs of assimilation of the new knowledge.
Potentially Significant Teaching Unit;Video with experimental demonstration;GeoGebra Software on mobile;Meaningful Learning
Unico
147
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

JOSE CARLOS OLIVEIRA DE JESUS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE CARLOS OLIVEIRA DE JESUS Docente - PERMANENTE
EDSON MASCARENHAS SANTOS Docente - PERMANENTE
RODOLFO ALVES DE CARVALHO NETO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
REFLEXOS DO COTIDIANO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA USANDO O GEOGEBRA PARA O ENSINO DE ÓPTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.5
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer