• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A CINEMÁTICA COM USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS EXCEL®
JAIR RIBEIRO JUNIOR
DISSERTAÇÃO
01/07/2022

Neste trabalho é apresentada uma proposta de sequência didática para o tema cinemática, baseada no uso de planilhas eletrônicas do software Excel®. Em nosso caso, o Excel® é uma ferramenta facilitadora para a manipulação matemática e gráfica do conceito de “vetor” extensamente utilizado na Cinemática. Apesar de existir outra opção de planilhas eletrônicas no Calc do LibreOffice, que é um software livre, a representação gráfica de uma seta ainda só é possível no Excel®. Para desenvolver uma sequência didática no tema cinemática, foram construídas várias planilhas eletrônicas explorando assuntos como: adição de vetores, vetor posição, vetor velocidade e vetor aceleração, movimento uniformemente variado. Essas planilhas constituem um produto, que foi testado em sala de aula, na turma do 1º Ano do Ensino Médio, utilizando a teoria de aprendizagem de Jerome S. Bruner. Foram 12 encontros num total de 16 aulas, onde os alunos tiveram a oportunidade de realizar simulações com a planilha eletrônica do Excel® e a ferramenta “botão de rotação”. Utilizando os conceitos de aprendizagem por descoberta, currículo em espiral, representação icônica e simbólica da teoria de Bruner, os encontros foram divididos em dois momentos, o primeiro com a finalidade de criar uma motivação e o segundo a utilização da planilha com as simulações. Durante o desenvolvimento dos encontros os alunos, de posse de roteiros, realizaram as atividades sozinhos, com algumas intervenções do professor, realizando as simulações e através das observações responderam às perguntas e as atividades propostas. Observou-se que, ao empregarmos o produto educacional, houve um maior interesse dos alunos durante a realização das atividades e ainda que este contribuiu para o seu aprendizado e uma ferramenta importante para o estudo dos vetores.

Ensino de Física;Excel®;Botão de rotação;Vetores
This work presents a proposal for a didactic sequence for the kinematics theme, based on the use of Excel® software spreadsheets. In our case, Excel® is a facilitating tool for the mathematical and graphic manipulation of the “vector” concept widely used in Kinematics. Although there is another option for electronic spreadsheets in LibreOffice's Calc, which is free software, the graphic representation of an arrow is still only possible in Excel®. To develop a didactic sequence on the kinematics theme, several electronic spreadsheets were built exploring subjects such as: addition of vectors, position vector, velocity vector and acceleration vector, uniformly varied motion. These worksheets constitute a product that was tested in the classroom, in the 1st Year of High School class, using Jerome S. Bruner's learning theory. There were 12 meetings in a total of 16 classes, where students had the opportunity to perform simulations with the Excel® spreadsheet and the “rotation button” tool. Using the concepts of discovery learning, spiral curriculum, iconic and symbolic representation of Bruner's theory, the meetings were divided into two moments, the first with the purpose of creating motivation and the second using the spreadsheet with the simulations. During the development of the meetings, the students, in possession of scripts, carried out the activities alone, with some interventions by the teacher, performing the simulations and through the observations they answered the questions and the proposed activities. It was observed that, when using the educational product, there was a greater interest of the students during the accomplishment of the activities and even that it contributed to their learning and an important tool for the study of vectors.
Physics;Teaching;Spin button Vectors
1
235
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho possui divulgação autorizada
Jair Ribeiro Junior.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

PAULO CESAR FACIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SILVANA PEREZ Docente - PERMANENTE
ANDRE MAURICIO BRINATTI Docente - PERMANENTE
PAULO CESAR FACIN Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PLANILHAS ELETRÔNICAS - INTRODUÇÃO A OPERAÇÃO COM VETORES – ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO – COMPONENTES VETORIAIS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
CINEMÁTICA COM USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS EXCEL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer