O tema da cidade na lírica do mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) apresenta
representações múltiplas e, com isso, propõe diversos questionamentos sobre as posições
históricas e sociais do indivíduo em face às conotações da lírica moderna nesse espaço da urbe.
De tal modo, tais problemáticas orientam nosso olhar para as representações problemáticas entre
a cidade e o ser humano apresentadas na poética do poeta gauche. Orientados por essa
proposição, definimos a seguinte pergunta de pesquisa: De que modo as representações citadinas
apresentadas na poética drummondiana apresentam uma problemática do espaço urbanita?
Dessa forma, temos como objetivo geral desenvolver, com base nas teorias da poesia brasileira
moderna e das teorias sobre a cidade, um estudo sobre as representações estabelecidas através
das imagens poéticas envolvendo os problemas urbanos experimentados pelo eu-lírico no espaço
citadino. Para alcançarmos esse objetivo geral, elegemos os seguintes objetivos específicos: 1°)
Discutir as relações estabelecidas sobre a cidade nos poemas de Drummond a partir da relação
dos seres humanos entre si e com o ambiente da urbe; 2°) Analisar as relações simbólicas
presentes na cidade e as tensões sociais e econômicas desencadeadas em seu entorno, partindo
da análise dos poemas “Coração numeroso”, “Nota social”, integrantes da obra Alguma poesia,
bem como de “Eu, etiqueta” e “A montanha pulverizada”, ambos da obra Boitempo III; 3°)
Fortalecer os estudos sobre a poesia brasileira moderna, contribuindo para novas interpretações
e enfoques sobre a poética de Drummond. O aporte teórico que embasa o estudo é constituído,
principalmente, pelos pressupostos acerca da poesia moderna (PAZ, 1993; CANDIDO, 2006;
ABDALA JÚNIOR, CAMPEDELLI, 2004; BOSI, 2015; MOISES, 2005) e das vertentes teóricas das
cidades (HARVEY, 2014; LYNCH, 1999) envolvendo os problemas urbanos (WISNIK, 2018;
CARA, 1989; DIAS, 2006; CICERO, 2000) presentes na poética de Drummond. Estabelecemos
como enfoque temático o contexto histórico presente no período, bem como a fortuna crítica do
poeta e o estilo presente na obra do mineiro. Assim, do ponto de vista metodológico, esta pesquisa
é descritiva, de abordagem qualitativa e de base interpretativa. Por sua vez, os resultados obtidos
demonstram que a cidade apresenta uma múltipla gama de facetas – ora negativas, ora positivas
— com os indivíduos que nela residem, delineadas através da memória afetiva desses sujeitos
com o espaço em que habitam.