• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
O ENSINO DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA RURAL DO RN: PLANEJAMENTO PARA SALAS MULTISSERIADAS NO CONTEXTO REMOTO 2020/2021
DEIDIANE DE ALMEIDA SANTOS
DISSERTAÇÃO
26/08/2022

A pesquisa se refere a um estudo que tem como foco o ensino de matemática em uma Escola do Campo. A investigação se deu em torno do planejamento docente para turmas multisseriadas numa escola da comunidade rural da cidade de Areia Branca no estado do Rio Grande do Norte. O estudo teve como objetivo investigar como se dá o planejamento das aulas de matemática numa escola de salas multisseriadas, da zona rural na cidade de Areia Branca/RN nos anos de 2020 a 2021. Pretendeu-se averiguar o contexto das salas, os conteúdos priorizados e a abordagem metodológica para o ensino de matemática, observando se há influência da cultura local e a interdisciplinaridade no planejamento das aulas. O encaminhamento metodológico da pesquisa pauta-se em abordagem qualitativa, cujos procedimentos envolveram revisão bibliográfica, aplicação de questionários às professoras colaboradoras da pesquisa. A escolha pela aplicação de questionário se deu pela impossibilidade de realização de entrevistas, conforme havíamos planejado. A pesquisa foi realizada em escola da comunidade rural de Serra Vermelha, envolvendo 5 professoras e 4 salas de aula multisseriadas dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados da pesquisa nos revelaram algumas dificuldades das professoras em assumirem múltiplas funções, salas lotadas, ausência de políticas de valorização do homem do campo, tempo para o planejamento, como também estruturas dos prédios, falta de transportes coletivo, acesso à rede de computadores, são fatores que permeiam o contexto da realidade do ensino no campo, a rotina da escola e das professoras colaboradoras. Ressaltamos também a nossa dificuldade em obtenção dos dados, pois o distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19 nos levou a atrasar a busca pelos professores/colaboradores da pesquisa e em retornar até as professoras colaboradoras para confirmação de informações sobre questões da pesquisa.

Ensino de Matemática;Planejamento Docente;Salas Multisseriadas;Educação do Campo;Ensino Remoto.
The research refers to a study that focuses on the teaching of mathematics in a School from Camp. The investigation took place around the teaching planning for multigrade classes in a school in the rural community of the city of Areia Branca in the state of Rio Grande do Norte. The study aimed to investigate how the planning of mathematics classes takes place in a school with multigrade classrooms, in the rural area in the city of Areia Branca/RN in the years of 2020 to 2021. It was intended to ascertain the context of the classrooms, the prioritized contents and the methodological approach to teaching mathematics, observing whether there is influence of culture local and interdisciplinarity in lesson planning. The methodological referral of the research is based on a qualitative approach, whose procedures involved review bibliography, application of questionnaires to the collaborating professors of the research. The choice application of the questionnaire was due to the impossibility of conducting interviews, as we had planned. The research was carried out in a school in the rural community of Serra Red, involving 5 teachers and 4 multigrade classrooms from the early years of teaching fundamental. The results of the research revealed some of the teachers' difficulties in taking on multiple functions, crowded rooms, lack of policies to value man from the field, time for planning, as well as building structures, lack of transport collective, access to the computer network, are factors that permeate the context of the reality of the teaching in the field, the routine of the school and the collaborating teachers. We also emphasize the our difficulty in obtaining data, as social distancing as a result of the Covid-19 pandemic led us to delay the search for professors/research collaborators and in returning to the collaborating teachers to confirm information on issues of the search.
Mathematics Teaching;Teaching Planning;Multiseries Rooms;Field Education;Remote Learning.
88
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Deidiane de Almeida Santos Souza (1).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
-

Banca Examinadora

MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE
MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS Docente - COLABORADOR
GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer