• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Uma proposta de ensino de óptica geométrica através de pinturas com o uso da ferramenta sway
DURVAL ARAUJO DE MENDONCA
DISSERTAÇÃO
13/09/2022

O déficit de leitura por parte de estudantes da educação básica é uma problemática corriqueiramente apontada por professores em suas experiências em sala de aula e demonstrada por avaliações que medem níveis de proficiência em letramento em leitura como o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA). Em sua última edição em 2018, constatou-se que cerca de 50 % dos estudantes brasileiros entre 15 e 16 anos estão abaixo do nível básico de proficiência. Passando do conceito de letramento em Leitura para o conceito de multiletramento, muito por efeito das novas tecnologias da informação e da comunicação (TDIC), o ato da leitura transcendeu a linguagem verbal escrita incorporando a si as linguagens artísticas visuais, fala-se da leitura de obras de arte, que se espera que os estudantes brasileiros do ensino médio também desenvolvam compreendendo o papel das diferentes linguagens e de suas relações em uma obra, e apreciando-as com base em critérios estéticos, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Quando se vai da área de Linguagens para área de Ciências da Natureza, aponta-se em nossos estudantes semelhante déficit , ainda como demonstrado pelo último PISA pouco mais da metade não são cientificamente letrados. Diante das necessidades de leituras dos nossos estudantes bem como do baixo desempenho nos componentes de Ciências da Natureza, e em especial em Física, propõe-se neste trabalho uma estratégia de ensino pautada na interdisciplinaridade entre as duas áreas tendo por objetivo possibilitar através da ferramenta Sway que os estudantes possam interagir com obras de Artes Visuais ao mesmo tempo que aprendem conceitos e princípios basilares da óptica geométrica, campo da física no qual comumente formulam concepções equivocadas. Ao construir uma ponte entre a Física e a Arte, nos inspiramos nos resultados encontrados por James S. Catterall em pesquisas e citados por Ana Mae Barbosa de que a análise de imagens da Arte como pinturas desenvolve o raciocínio científico e propicia a capacidade de leitura mais sofisticada e interpretação de textos. A estratégia de ensino aqui proposta foi aplicada com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Iguatu e consistiu em uma aula expositiva dialogada que teve como principal recurso didático o Sway intitulado “Introdução à Óptica Geométrica através de Pinturas”. A aplicação do produto deu-nos alguns bons indicadores do potencial da proposta no sentido de motivar os alunos e conduzí-los no desenvolvimento do letramento científico e da leitura de obras de arte.

Pinturas;Óptica Geométrica;Multiletramento.
The reading deficit on the part of basic education students is a problem commonly pointed out by teachers in their classroom experiences and demonstrated by assessments that measure levels of proficiency in reading literacy such as the Program for International Student Assessment (PISA). In its last edition in 2018, it was found that about 50% of Brazilian students between 15 and 16 years old are below the basic level of proficiency. Moving from the concept of literacy in Reading to the concept of multiliteracy, largely as a result of the new information and communication technologies (TDIC), the act of reading transcended the written verbal language, incorporating visual artistic languages of works of art, which Brazilian high school students are also expected to develop by understanding the role of different languages and their relationships in a work, and appreciating them based on aesthetic criteria, according to the National Curricular Common Base (BNCC). When we go from the area of Languages to the area of Natural Sciences, a similar deficit is pointed out in our students, even as demonstrated by the last PISA, little more than half are not scientifically literate. Faced with the reading needs of our students as well as the low performance in the components of Natural Sciences, and especially in Physics, this work proposes a teaching strategy based on the interdisciplinarity between the two areas, aiming to enable through the Sway tool that students can interact with works of Visual Arts while learning basic concepts and principles of geometric optics, a field of physics in which they commonly formulate misconceptions. When building a bridge between Physics and Art, we were inspired by the results found by James S. Catterall in research and cited by Ana Mae Barbosa that the analysis of images of Art as paintings develops scientific reasoning and provides the ability to read more sophisticated and text interpretation. The teaching strategy proposed here was applied to second grade of high school students from a public school in the city of Iguatu and consisted of a dialogic expository class whose main didactic resource was the Sway entitled “Introduction to Geometric Optics through Paintings”. The application of the product gave us some good indicators of the proposal's potential to motivate students and lead them in the development of scientific literacy and the reading of works of art.
Paintings;Geometric Optics;Multiliteracy.
01
151
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇAODURVALARAUJODEMENDONCA.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

FERNANDO MARTINS DE PAIVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FERNANDO MARTINS DE PAIVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA ATRAVÉS DE PINTURAS COM O USO DA FERRAMENTA SWAY TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
UMA ORIENTAÇÃO DE ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE PINTURAS COM O USO DA FERRAMENTA SWAY TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer