• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: uma abordagem experimental por Mecânica Clássica – O Espectro Mecânico
JOSENILDO MARREIRA SILVA
DISSERTAÇÃO
18/03/2022

O ensino e a aprendizagem de conceitos físicos têm sido um desafio para professores e alunos de todo o país. Objetivando facilitar o processo de ensino-aprendizagem, novas metodologias, sequências de ensino, objetos de aprendizagem, entre outras propostas vêm sendo adotadas. Nesse sentido, este trabalho apresenta um objeto de aprendizagem, chamado espectro mecânico, como uma ferramenta didática que busca proporcionar a aprendizagem em física de forma efetiva/significativa. Diante das dificuldades de aprender física moderna e contemporânea, inserir a atualidade no clássico é um desafio, assim como ensinar de forma contextualizada e interdisciplinar. Nesse contexto, os experimentos realizados com o espectro mecânico tentam contribuir para mudar o entendimento dos fenômenos físicos ondulatórios a partir da exploração, para que também seja possível abordar a física moderna e contemporânea. Este projeto foi aplicado em duas escolas de ensino médio no município de Caucaia em turmas do segundo ano. Foi desenvolvido em quatro fases: a primeira foi planejamento e construção do produto, a segunda foi a aplicação de um pré-teste, a terceira foi a exploração do espetro mecânico e sua analogia e a quarta foi a aplicação do pós-teste. Nos resultados e nas discussões são analisadas todas etapas. Diante dos dados apresentados, observou que apenas o objetivo de aprendizagem não torna a aprendizagem significativa, porém, ao utilizar o espectro mecânico junto de aulas introdutórias de ondulatórias, os acertos nos questionários aumentaram significativamente. Portanto, o projeto tem viés exploratório e fica a critério do professor um momento adequado para sua aplicação em sala de aula, sendo sugerido um plano de aula para um melhor desempenho do produto no ensino de física moderna e contemporânea.

Espectro;Objeto de Aprendizagem;Ensino de Física.
Teaching and learning physical concepts has been a challenge for teachers and students across the country. In order to facilitate the teaching-learning process, new methodologies, teaching sequences, learning objects, among other proposals have been adopted. In this sense, this work presents a learning object, called mechanical spectrum, as a didactic tool that seeks to provide learning in physics in an effective/meaningful way. Faced with the difficulties of learning modern and contemporary physics, inserting the present in the classic is a challenge, as well as teaching in a contextualized and interdisciplinary way. In this context, the experiments carried out with the mechanical spectrum, try to contribute to change the understanding of wave physical phenomena, from the exploration it is also possible to approach modern and contemporary physics. This project was applied in two high schools in the city of Caucaia in second year classes. It was developed in four phases: the first was product planning and construction, the second was the application of a pre-test, the third was the exploration of the mechanical spectrum and its analogy and the fourth was the application of the post-test. In the results and discussions, all stages are analyzed. In view of the data presented, it was observed that the learning objective alone does not make learning meaningful, but when using the mechanical spectrum together with introductory waveform classes, the correct answers in the questionnaires increased significantly. Therefore, the project has an exploratory bias and a suitable moment for its application in the classroom is at the discretion of the teacher and we suggest a lesson plan for a better performance of the product in the teaching of modern and contemporary physics.
Spectrum;Learning Object;Physics Teaching.
01
144
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO - UMA ABORDAGEM.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL POR MECÂNICA CLÁSSICA – O ESPECTRO MECÂNICO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer