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Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Sequência Didática Sobre Fenômenos Ondulatórios: Recursos Digitais Nas Aulas Remotas
LISRAELLE DE SOUSA SILVA
DISSERTAÇÃO
26/05/2022

O momento da pandemia foi muito desafiante para os professores e exigiu que eles soubessem usar ferramentas digitais. Este trabalho apresenta uma sequência didática onde são utilizadas recursos digitais como recursos metodológicos durante as aulas remotas, com o objetivo de contribuir com o ensino e a prática em sala de aula digital.Neste trabalho foi utilizado diversas atividades interativas abordando o conteúdo de ondulatória. Preocupou-se em conseguir fazer com que o aluno aprendesse Física durante este momento de isolamento. Foram nove encontros de forma virtual, em cada aula foi usado uma atividade ou um recurso digital. Foi um trabalho de grande importância neste momento pandêmico, pois tornou as aulas mais interativas. Aumentando a participação dos alunos e consequentemente a sua aprendizagem. A professora autora por sua vez tornou-se mais reflexiva e mais preparada para a utilização das ferramentas digitais disponíveis na rede desta forma com a possibilidade de proporcionar espaços de ensino e aprendizagem mais agradáveis, e mais potencialmente significativo.

Ensino de Física;fenômenos ondulatórios;atividades interativas;aulas remotas, aprendizagem significativa.
The moment of the pandemic was very challenging for teachers and required them to know how to use digital tools.This work presents a didactic sequence where digital resources are used as methodological resources during remote classes, with the objective of contributing to teaching and practice in the digital classroom. In this work, several interactive activities were used addressing the wave content. He was concerned with getting the student to learn Physics during this moment of isolation. There were nine meetings in a virtual way, in each class an activity or a digital resource was used. The author teacher, in turn, became more reflective and more prepared to use the digital tools available on the network in this way with the possibility of providing more pleasant and potentially meaningful teaching and learning spaces.
Physics Teaching;wave phenomena;interactive activities;remote classes, meaningful learning.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS - RECURSOS DIGITAIS NAS AULAS REMOTAS.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

ROBSON GUIMARAES SANABIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROBSON GUIMARAES SANABIO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS: INSTRUMENTOS DIGITAIS NAS AULAS REMOTAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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