• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
O uso do Physics Education Technology (PhET) para abordar circuitos elétricos no Ensino Médio
ALVARO PIMENTEL JUNIOR
DISSERTAÇÃO
07/05/2021

Esta pesquisa discute e analisa a aplicação de uma sequência didática para o estudo de circuitos elétricos no ensino médio, por meio do uso do Physics Education Technology (PhET), com foco nos simuladores virtuais de circuitos elétricos. O interesse pela temática teve origem durante a graduação, no Curso de licenciatura em Física, através do estudo desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que abordou as dificuldades na aprendizagem da física, na perspectiva do professor e alunos do ensino médio. Buscamos nessa investigação responder a seguinte questão central de estudo: em que medida o uso de simuladores computacionais pode de fato contribuir no processo de ensino e aprendizagem de física, no ensino médio? O objetivo geral foi analisar o uso do PhET como ferramenta pedagógica na área do ensino de física, na 3ª série do ensino médio, por meio da proposta de uma sequência didática, com foco na área de circuitos elétricos. Para tanto, foram objetivos específicos, investigar o uso do PhET no ensino de física, através das produções acadêmicas; avaliar a utilização do PhET, através da sequência didática, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, na área dos circuitos elétricos em séries, paralelos e mistos; propor atividades para auxiliar o trabalho docente na área da física, no ensino médio. No que se refere aos aspectos metodológicos, o estudo foi cunho qualitativo, tendo como produto educacional, uma sequência didática que aplicada com 87 alunos da 3ª série do ensino médio, de uma escola pública localizada no município de Quixeramobim. Em relação a intervenção pedagógica, os resultados indicaram a evolução e engajamento dos alunos durante e depois das aplicações das sessões didáticas. Ficou nítido o aproveitamento dos alunos quando conceitos científicos são trabalhados de uma maneira mais interativa, o qual conseguimos tirar o aluno da condição de sujeito passivo no processo de ensino-aprendizagem e colocá-lo como um sujeito ativo na busca pelo conhecimento. Durante as aulas no Laboratório Escolar de Informática (LEI), com a utilização do simulador PhET, juntamente com a evolução nos índices de acertos das questões ficou evidente o aumento na interação e engajamento dos alunos em todos os momentos da aula, tornando as aulas de Física bem mais dinâmica e produtivas.

PhET;Ensino de Física;Circuitos Elétricos;Sequência Didática.
This research discusses and analyses application of a didactic sequence for a study electric circuits in the high through the use of the school Physics Education Technology (PhET), how to focus in the virtual simulators. The interest by thematic had originated during of the graduation, in the course Physics Graduation through the study developed in the Job of Conclusion Course, that approached the difficulties in learning physics, in the perspective of the teachers and students of the high school. We search in this investigation answer the following question central of study: to what extent the use of computer simulators can in fact to contribute in the process teaching and learning physics, in the high school? The general objective was analyses the use PhET how pedagogical machine in the high school physics area, in the 3rd grade of the high school, through the purpose of a didactic sequence with focus in the area electric circuits. Therefore, were specific goals, to investigate the use of the PhET in the physics teaching, through academic productions; evaluate the use of PhET, through the didactic sequence, in the teaching and learning process of students, in the area of electrical circuits in series, parallel and mixed; propose activities to support teaching work in the area of physics, in the high school. With regard to the methodological aspects, the study it was qualitative, having as an educational product, a didactic sequence that applied with 87 students of the 3rd grade of the high school, of the public school located in the city of the Quixeramobim. In relation the pedagogical intervention, the results indicated the evolution and engagement of the students during and after of the aplications of the didactic sessions. It was clear the enjoyment of the students when scientific concepts are worked of a manner more interactive, what we got take the students of the condition of the passable person in the teaching-learning process and put it how an active person in the search for knowledge. During the classes in the School Computer Laboratory, with the use of the simulator PhET, together with the evolution in the indexes of the correct answers questions it was evident the increase in the interaction and engagement of the students at all times in classes, making physics classes much more dynamic and productive.
PhET;Physics Teaching;Electric circuits;Following teaching.
01
136
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
O USO DO PHYSICS EDUCATION TECHNOLOGY (PHET) PARA ABORDAR CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

JOSE ROBSON MAIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE ROBSON MAIA Docente - PERMANENTE
ANTONIO JOEL RAMIRO DE CASTRO Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A UTILIZAÇÃO DO PHYSICS EDUCATION TECHNOLOGY (PHET) PARA ABORDAR CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer