• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
O uso do eletrogame como material de apoio no ensino de eletromagnetismo.
ROMERIO CARLOS DE SOUSA
DISSERTAÇÃO
01/06/2022

O objetivo deste trabalho é elaborar um jogo sério educacional que possa ser utilizado como matéria de apoio para o ensino de eletromagnetismo. Para isso, utilizamos uma sequência didática para abordar tantos os conteúdos prévios do eletromagnetismo, como nas instruções do jogo. Para avaliar as características de motivação, experiência do usuário e aprendizagem do jogo utilizou-se o modelo de avaliação de Jogos Educacionais, Savi. O trabalho traz como proposta a metodologia ativa da aprendizagem baseada em jogos focalizando nas propostas de ensino de Física citadas nos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular. A metodologia aplicada é de natureza qualitativa, recorrendo à análise de dados coletados por meio de questionário com turmas de terceiro ano. A sequência didática foi dividida em nove aulas e nessas aulas foram trabalhados: história do eletromagnetismo e suas principais contribuições, principais fenômenos elétricos e magnéticos, uso de simulações de eletromagnetismo, medições elétricas e aplicação e criação de cartas para o jogo. Os resultados do estudo mostram que o jogo atingiu bons níveis de interesse, nas subescalas de motivação e experiência do usuário, a maioria dos itens foram avaliados com mais de 60% em níveis de concordância. Na subescala de aprendizagem os dados das autoavaliações demonstram que os estudantes declararam em média um aumento de 1,5 pontos em conhecimentos sobre eletromagnetismo antes e depois da aplicação do jogo. Com o novo Ensino Médio pode-se refletir sobre a necessidade de novas metodologias para o Ensino de Física. Os achados evidenciam que este trabalho pode ser utilizado como material de estudo de eletromagnetismo e posteriormente utilizado em outras áreas da Física.

Ensino de Física;Jogo Sério;Eletromagnetismo;Aprendizagem Baseada em Jogos
The objective of this work is to develop a serious educational game that can be used as a support material for teaching electromagnetism. For this, we use a didactic to approach the previous contents of electromagnetism, as in the game instructions. To evaluate motivational assessment games, user experience and game learning, the Educational model, Savi was used. The work proposes an active methodology of learning based on games focusing on the proposals for teaching physics mentioned in the Curriculum Parameters of High School and in the National Curricular Common Base. The methodology applied is of high quality, resorting to the analysis of nature data through a third-party class study. The sequel made the game strong in new lessons and instructions to work with: history of electromagnetism and its main contributions, use of electromagnetism simulations, use of electromagnetism simulations and card making for cards and cards. The study results show that the game reached good levels of interest, in the motivation and user experience subscales, most items were known with 60% in acceptance levels. In the learning subscale, the data from the self-assessments that the students declared on average an increase of 1.5 points in knowledge about electromagnetism before and after the application of the game. With the new High School one can reflect on the need for new methodologies for Physics Teaching. The findings show that this work can be used as material for studying electromagnetism and later used in other areas of Physics
Physics Teaching;Serious Game;Electromagnetism;Game Based Learning
01
151
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
O uso do eletrogame como material de apoio no ensino de eletromagnetismo..pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

PAULYNE MATTHEWS JUCA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULYNE MATTHEWS JUCA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A UTILIZAÇÃO DO ELETROGAME COMO MATERIAL DE APOIO NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO. TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer