• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Sequência de ensino-aprendizagem para o estudo de lançamentos oblíquos com a utilização de um dispositivo automatizado
WILLIAN DE SOUZA VERCOSA
DISSERTAÇÃO
28/03/2022

A ciência e a tecnologia ocasionam impactos relevantes em diversos contextos das sociedades atuais, devido este fato, é necessário que o ensino seja realizado da forma que incluam estes tópicos no mundo vivencial dos indivíduos. Buscando alternativas que englobem essa problemática, o presente trabalho teve como objetivo geral a elaboração e a aplicação de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem focada na temática lançamento oblíquo, que foi mediada por um dispositivo mecatrônico automatizado. A aplicação se deu em quatro momentos expositivos, incluindo experimentação com Arduino. Aconteceu na escola CEJA João Ricardo da Silveira, situada no município de Quixadá-CE, participando das regências, vinte e dois alunos jovens e adultos de uma turma de 1° ano. As avaliações se deram por caráter formativo, envolvendo situações problemas e indagações teóricas que foram propostas durante as aulas, nas quais, foram abordados três tipos específicos de questões: diagnosticas/hipotéticas, qualitativas e quantitativas. Através das devolutivas obtidas nos questionários, foi feita uma análise das respostas para os resultados e discussões deste trabalho. Observou-se, no decorrer das regências, que a percepção de uma parte dos estudantes se modificou no que foi referente ao assunto estudado. Concluiu-se que o método aplicado e as experiências facilitaram a abordagem didática do conteúdo, e os objetivos propostos inicialmente, foram satisfeitos.

Sequência de Ensino-Aprendizagem;Lançamento Oblíquo;Experimentação com Arduino
Science and technology significantly impact general contexts of currents societies, due to this fact, it is necessary that teaching is carried out in a way that includes these topics in the existential world of individuals. Seeking for alternatives that encompass this issue, the present work aims to elaborate and applicate a Teaching-Learning Sequence focused on oblique throw, mediated by an automated mechatronic device. The applicability had four expository moments, including experiments with Arduino. It took place at the Adult Learning Center João Ricardo da Silveira, located in the municipality of Quixadá in the state of Ceará. Twenty-two youth and adult students from a first-year class participated in the regency. The analysis was made by summative character, involving problem situations and theoretical questions proposed during the classes where were addressed three specific types of questions: diagnostic/hypothetical, qualitative and quantitative. Through the feedback obtained from the questionnaires, we analyzed the responses to the results and discussions of this work. We noticed that over the regencies, the perception of some of the students changed about the subject observed. We conclude that the applied method and the experiences facilitated the teaching method of the content, and the objectives initially proposed, were satisfied.
Teaching-Learning Sequence;Oblique throw;Experimenting with Arduino
01
146
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇAODEWILLIANDESOUZAVERÇOSA.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

BRUNO TAVARES DE OLIVEIRA ABAGARO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BRUNO TAVARES DE OLIVEIRA ABAGARO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PROSSECUÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DE LANÇAMENTOS OBLÍQUOS COM A UTILIZAÇÃO DE UM DISPOSITIVO AUTOMATIZADO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer