• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
A abordagem de tópicos de Física Moderna e Contemporânea na primeira série do Ensino Médio, mediada pelo uso de recursos de hipermídias
EMERSON FERREIRA FERNANDES
DISSERTAÇÃO
15/04/2021

Esta pesquisa aborda tópicos de Física Moderna e Contemporânea nas turmas de primeira série do Ensino Médio das escolas públicas estaduais do Ceará, especificamente, em escolas selecionadas nos municípios de Acopiara e Iguatu, com o apoio de seus respectivos professores de Física que se dispuseram a ministrar esses conteúdos durante suas aulas, por meio de uma sequência didática que faz uso de recursos tecnológicos que estão presentes no cotidiano dos discentes. A pesquisa tem como objetivo contribuir com o fazer docente, auxiliando os professores dessa disciplina em relação ao uso dos recursos utilizados durante as aulas, com a intenção de despertar nos alunos o interesse e a curiosidade pela Física. Pretende-se ainda identificar o uso/conhecimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) por parte dos professores; analisar a proposta curricular de Física para o Ensino Médio; construir uma apostila com uma sequência didática para aplicação em sala de aula; construir o aplicativo “Física: Espaço e Tempo” para smartphones e tablets, para usar como recurso auxiliar no desenvolvimento da sequência didática; analisar, na perspectiva dos professores, a aplicação da sequência didática. O aprofundamento teórico tem como base trabalhos relacionados ao Ensino de Física e a utilização das TIC em salas de aula, além dos documentos norteadores Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (2009) e Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Esse estudo parte de uma análise qualitativa e tem como método a pesquisa-ação para identificação de um determinado problema, a busca para a solução e a prática da sugestão de solução. Após a análise dos dados foi possível perceber que com a utilização de recursos que estão presentes no dia a dia dos alunos, assim como a abordagem de temas modernos que auxiliam para a evolução da ciência, as aulas se tornam mais atrativas e consequentemente motivadoras para uma maior participação dos discentes.

Sequência didática;Recursos tecnológicos;Ensino de Física.
This research addresses topics of Modern and Contemporary Physics in first year high school classes in state public schools of Ceará, specifically in selected schools in the cities of Acopiara and Iguatu, with the support of their respective Physics teachers who were willing to teach these contents during their classes, through a didactic sequence that uses technological resources that are present in the students' daily lives. The research aims to contribute to the teaching process, helping the teachers of this subject in relation to the use of resources used during the classes, with the intention of arousing in the students interest and curiosity for Physics. It also intends to identify the use/knowledge of Information and Communication Technologies (ICT) by teachers; analyze the curriculum proposal of Physics for High School; build a workbook with a didactic sequence for application in the classroom; build the application “Physics: Space and Time” for smartphones and tablets, to use as an auxiliary resource in the development of the didactic sequence and analyze, from the teachers' perspective, the application of the didactic sequence. The theoretical framework is based on works related to Physics Teaching and the use of ICT in classrooms, in addition to the guiding documents: Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (2009) and Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). This study starts from a qualitative analysis and has as method the research-action for the identification of a certain problem, the search for the solution and the practice of the solution suggestion. After analyzing the data, it was realized that with the use of resources that are present in the students' daily lives, as well as the approach of modern themes that help the evolution of science, the classes become more attractive and consequently motivating for a greater participation of learners.
Following teaching;Technological resources;Physics Teaching.
01
120
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
A abordagem de tópicos de Física Moderna e Contemporânea na primeira série do Ensino Médio, mediada pelo uso de recursos de hipermídias.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

FERNANDO MARTINS DE PAIVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CELIO RODRIGUES MUNIZ Docente - PERMANENTE
FERNANDO MARTINS DE PAIVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UMA ANÁLISE DE TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, MEDIADA PELO USO DE RECURSOS DE HIPERMÍDIAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer