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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
AVALIAÇÃO, DECOLONIALIDADE E PRÁTICAS DOCENTES
ARTEVALDO DA SILVA RAMALHO
DISSERTAÇÃO
22/12/2022

Esta pesquisa modula-se à luz de uma problemática que surgiu a partir de uma inquietação pessoal, de uma aflição que amedronta todo aquele que se dedica profundamente a uma profissão na área educacional. Esse questionamento surgiu quando nos referimos a isto ou àquilo específicos da profissão de professor. No tocante ao nosso caso são as práticas avaliativas do professor que nos preocupa, mais precisamente, acentua-se o seguinte questionamento: quais avaliações devem ser aplicadas com métodos e técnicas de ensino que não sejam coloniais?. É a avaliação que nos perturba; a definição da prática a ser seguida nas escolas, além do modus operandi do docente em sala de aula. Todas essas questões são de extrema importância e são necessárias ao trabalho docente, logo é devido ao professor que se devem essas preocupações e todas as outras que aparecem no cotidiano escolar. Para tanto, o que nos incomoda é que, percebamos ou não, a cada professor que cruza a porta da sala de aula essa questão é vislumbrada: quais os sentidos da decolonialidade nas práticas docentes dos professores, apesar do contexto da colonialidade imposto no Ensino Médio público brasileiro, na atualidade? Assim, a compreendemos como uma questão tradicional, visto que se dirige aos fundamentos daquilo que acreditamos ser. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e documental, com investigação teórica bibliográfica direcionada para o campo das teorias pós- críticas, nas quais a questão principal faz-se presente no título, visto que investigamos o ofício de professor em relação ao estudo da decolonialidade e o seu desdobramento disciplinar nas práticas avaliativas, isto é, em sala de aula. Esses aspectos não se opõem, são, pelo contrário, interligados. Para atingir este objetivo geral dispusemos o nosso escrito dividido em quatro seções, todas elas dissertativas e divididas por subseções, nas quais discutimos, sequencialmente, mediante as seguintes etapas de investigação: revisão bibliográfica, estudo documental e realização de entrevistas. Como fundamento teórico, problematizamos Aníbal Quijano (2007, 2012), Catherine Walsh (2013), Cipriano Luckesi (2005), José Carlos Libâneo (1994), Nelson Maldonado-Torres (2012) e Walter Mignolo (2008), e dentre outros autores e parâmetros curriculares nacionais que contribuíram para esta pesquisa. Se há a decolonialidade, ou algo possível, não se esgotam as possibilidades de um fazer docente mais consciente, visando um mundo mais benevolente e dinâmico. Com a análise profunda dos documentos que regem à educação brasileira, especialmente no tocante à prática avaliativa dos docentes, como um estudo de mecanismos didáticos, além da observação in loco que possibilite uma melhor conclusão posterior à pesquisa bibliográfica, esta pesquisa embasa-se em entrevistas semiestruturadas, isto é, na aplicação de questionários realizados com professores de duas escolas da cidade de Mossoró/RN, uma na zona urbana e a outra na zona rural. Outrossim, as vias interpretativa, investigativa e análise discursiva foram fundamentais para mostrar uma explicação plausível das práticas avaliativas do docente em seu ambiente da linguagem formativa. A colonialidade pode ser superada pela compreensão de que o ser humano, por si próprio, pode ter uma linguagem transformadora e íntima. Nós, docentes da educação básica, temos a responsabilidade ética para com a reinterpretação das nossas ações avaliativas. Nesse sentido, podemos construir uma educação mais crítica-reflexiva e decolonial em nosso fazer profissional, como mediadores da informação e da escolarização. Aconselha-se abrir os olhos para novas ponderações sobre a concretização da decolonialidade, bem como sobre o desenvolvimento integral do professor para a prática avaliativa mais humanizada na educação básica, de modo que o exercício profissional acompanhe o despontar decolonial que se apresenta na pesquisa contemporânea e na ação educativa de um país colonizado.

Avaliação;Decolonialidade;Educação;Práticas docentes.
This research arises from the light of a problematic that came from a personal uneasiness, from an affliction that frightens everyone who profoundly dedicates themselves for an educational profession. This questioning arose when we referred to this or that specific to the teaching profession. As far as our case is concerned, it is the teacher's evaluative practices that concerns us, more precisely in the following question: which exams should be applied with what kind of teaching methods and techniques that are not "colonial"?. It is the exams who disturb us; the definition of what practices to use in schools, also the teacher’s modus operandi in the classroom. All these questions are extremely important and necessary for teaching work, so these concerns and all others that appear in the school routine is due to the teacher. What bothers us is that, either we notice it or not, every teacher who crosses the classroom’s door poses this question: What decolonial expressions in teaching practices of the teachers, despite the colonial context imposed in brazilian’s public high schools in our day? Thus, we understand it as traditional issue, because it goes in the direction of the fundamentals that we believe to be. The study is characterized as a qualitative and documental research, with theoretical bibliographic research headed to the field of post-critical theories, where the main question is present in the title, we investigate the teaching profession in relation to the study of decoloniality and its disciplinary unfolding in evaluative practices, that is, in the classroom. These aspects are not opposed, they are, on the contrary, interconnected. To achieve this general objective, we divided our writing into four sections, all of which were dissertative and divided into subsections, where we sequentially discussed based on the following stages of investigation: bibliographic review, documental study and conducting interviews. As a theoretical foundation, we problematize Aníbal Quijano (2007, 2012), Catherine Walsh (2013), Cipriano Luckesi (2005), José Carlos Libâneo (1994), Nelson Maldonado-Torres (2012) and Walter Mignolo (2008), among other authors and national curriculum parameters that contributed to this research. If decoloniality exists, or something possible, there are a lot of possibilities of making the teacher's work more aware, looking forward to a more benevolent and dynamic world. With a deep analysis of the documents that govern Brazilian education, especially regarding the evaluative practice of teachers, such as a study of didactic mechanisms, in addition to the observation in loco that allows a better conclusion after the bibliographic research, this research is based on semi-structured interviews, that is, in the application of questionnaires made with teachers from two schools in the city of Mossoró-RN, one in the urban area and the other in the rural area. Thus, the interpretative, investigative, and discursive analysis ways were fundamental to show a plausible explanation of the teacher's evaluative practices in their formative language environment. Coloniality can be surpassed by the understanding that the human being, as himself, can have a transformative and intimate language. We, basic education teachers, have an ethical responsibility with the reinterpretation of our evaluative actions. In this sense, we can build a more critical-reflective and decolonial education in our professional practice, as mediators of information and schooling. It is advised to open our eyes to new ponderations about the concretization of decoloniality, as well as about the integral developing of the teacher for a more humanized evaluative practices in basic education, in a way that the professional practice follows the decolonialization that shows itself in contemporary research and educative actions from a colonized country.
Evaluation;Decoloniality;Education;Teaching practices.
01
97
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
01 Dissertação - ARTEVALDO DA SILVA RAMALHO (1).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
JOSENILDO SOARES BEZERRA Participante Externo

Vínculo

-
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-
Não
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