• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXPERIMENTAL NO ESTUDO DE ELETRICIDADE ATRAVÉS DE VÍDEO-AULAS
DANIELLE DE LIMA MINA AGUILA
DISSERTAÇÃO
26/04/2018

Indiscutivelmente, os recursos midiáticos são ferramentas que atraem com maior facilidade a atenção da nova geração de estudantes, visto que o contato com a tecnologia já faz parte da rotina dos discentes. A referida dissertação, juntamente com o produto educacional, destina-se ao estudo da fenomenologia de eletricidade aplicada ao ensino fundamental de uma escola da rede pública de Fortaleza, através de exposições de vídeo-aulas experimentais que contribuem para a abstração de fenômenos previamente estudados teoricamente. Através de um estudo comparativo entre os resultados cognitivos de duas turmas de nono ano, uma que teve acesso a vídeo-aula e a outra que não foi apresentada ao recurso, foi possível concluir que a ferramenta midiática é um forte instrumento pedagógico para ensinar física, principalmente quando se trata de conteúdos em que os experimentos são dispendiosos. A proposta de ensinar eletricidade num contexto ajustável aos ambientes escolares e extraescolares através da aula em ambiente virtual viabiliza o conhecimento, economiza tempo e diminui os riscos experimentais.

Recursos midiáticos;Vídeo-aulas;Fenomenologia;Eletricidade.
Undoubtedly, the media resources are tools that attract the attention of the new generation of students with greater ease, since the contact with the technology is already part of the routine of the students. This dissertation, together with the educational product, is intended to study the phenomenology of electricity applied to the elementary school of a public school in Fortaleza, through experimental video-lectures that contribute to the abstraction of phenomena previously studied theoretically . Through a comparative study between the cognitive results of two ninth-year classes, one that had access to video lessons and the other that was not presented to the resource, it was possible to conclude that the media tool is a strong pedagogical tool to teach physics, especially when it comes to content where experiments are expensive. The proposal of teaching electricity in a context that is adjustable to the school and out-of-school environments through the classroom in a virtual environment enables knowledge, saves time and reduces experimental risks.
Media resources;Video classes;Phenomenology;Electricity.
01
110
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA-EXPERIMENTAL NO ESTUDO DE ELETRICIDADE ATRAVÉS DE VÍDEO-AULAS.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

GILBERTO DANTAS SARAIVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GILBERTO DANTAS SARAIVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ESTUDO DE ELETRICIDADE ATRAVÉS DE VÍDEO-AULAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer