• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
A UTILIZAÇÃO DO JOGO “BIG BANG: A BATALHA DA CRIAÇÃO” COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE COSMOLOGIA
EGNALDO PINHEIRO VIDAL JUNIOR
DISSERTAÇÃO
06/07/2018

No presente momento, diante dos grandes obstáculos que o ato de ensinar enfrenta e dos desafios que as mudanças tecnologias impõem no processo de ensino e aprendizagem, a inovação na metodologia de transmissão de conteúdo é uma importante arma na assimilação significativa de temas por parte do corpo discente. O uso de metodologias baseadas em jogos virtuais é uma abordagem inovadora sobretudo quando o enredo do jogo conduz o estudante a uma quebra de paradigmas e a uma perspectiva entre teoria e prática. Nesse contexto, este trabalho consistiu na criação de um jogo que possui a Cosmologia como tema norteador, fazendo um recorte sobre a nucleossíntese inicial do universo, onde o personagem, controlado pelo aluno, enfrenta desafios na busca de libertar as partículas fundamentais para a produção da matéria do cosmo. Diante dos desafios impostos pelo jogo, o aluno, é exposto a informações sobre a origem da matéria do universo sob a perspectiva da teoria do big bang, e suas implicações no desenvolvimento do mesmo. Como parte do trabalho desenvolvido, uma sequência didática é apresentada para apoiar os docentes no desenvolvimento desse tema com seus alunos do ensino médio

Ensino de Cosmologia;Aprendizagem significativa;Big Bang.
In this present moment, before the great obstacles that the teaching act faces and the challenges which the technologies changes impose in the process of teaching and learning, the innovation in the methodology of content transmission is an important tool in the significant assimilation of subjects by the student body. The use of methodologies based on virtual games is an innovative approach, especially when the plot of the game leads the student to a breakdown of paradigms and a perspective between theory and practice. In this context, this work consisted in a creation of a game which has the Cosmology as the guiding theme, making a cut on the initial nucleosynthesis of the universe, where the character, controlled by the student, faces challenges in the search to release the fundamental particles for the production of matter of the cosmos. Faced with the challenges imposed by the game, the student is exposed to information about the origin of the universe’s matter from the perspective of the Big Bang theory, and its implications for its development. As part of the work developed, a didactic sequence is presented to support teachers in the developing of this topic with their high school students.
Cosmology teaching;Significant learning;Big Bang
01
126
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
A UTILIZAÇÃO DO JOGO “BIG BANG - A BATALHA DA CRIAÇÃO” COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE COSMOLOGIA.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

MAKARIUS OLIVEIRA TAHIM
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MAKARIUS OLIVEIRA TAHIM Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O USO DO JOGO “BIG BANG: A BATALHA DA CRIAÇÃO” COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE COSMOLOGIA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer