• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONES NO ENSINO DE MECÂNICA
FRANCISCO ADEIL GOMES DE ARAUJO
DISSERTAÇÃO
24/04/2018

Esta dissertação propõe-se duas atividades experimentais tendo o smartphone como instrumento de medição e análise. Foram utilizados aplicativos de smartphones com o intuito de introduzir ou aprimorar o estudo dos conceitos de Mecânica na Física. Além do smartphone e de aplicativos gratuitos ou de baixo valor, foram utilizados materiais de fácil aquisição para facilitar a execução dos experimentos. As propostas foram aplicadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública localizada no Bairro Bom Jardim, na cidade de Fortaleza/Ce. Antes da aplicação das propostas fora aplicado um questionário com o objetivo de verificar a relação dos alunos com seus smartphones e a possibilidade da utilização dos aplicativos no Ensino de Física. Os resultados desta pesquisa mostraram que, 47% dos estudantes não possuíam opinião formada com relação a contribuição dos aplicativos para a aprendizagem de tópicos de Física. Após a aplicação das propostas, outro questionário sobre as atividades realizadas mostrou que 100% dos estudantes concordaram que os aplicativos poderiam ajudá-los a aprender Física e 92% afirmaram estar motivados e satisfeitos com a atividades realizadas. Os resultados mostram assim a aceitação das propostas aplicadas. Espera-se que as atividades propostas, além de tornarem os estudantes mais ativos, aguçem a criatividade do leitor e norteie a ação pedagógica do professor.

Smartphones;Aplicativos;Ensino Médio;Mecânica.
In this dissertation we propose two experimental activities with the smartphone as an instrument of measurement and analysis. Smartphones applications were used smartphone with the aim of introducing or improving the study of the concepts of Mechanics in Physics. In addition to the smartphone a free or low-value applications, easy-to-use materials were used to facilitate the experiments. The proposals were applied with the first year of the high school students in a public school located in the Bom Jardim neighborhood, in the city of Fortaleza-Ce. Before the application of the proposals, a questionnaire was applied with the objective of verifying the relation of the students with their smartphones and the possibility of the use of the applications in the Physics Teaching. The results of this research showed that, 47% of the students did not have formed opinion regarding the contribution of the applications to the learning of topics of Physics. After the application of the proposals, another questionnaire on the activities carried out showed that 100% of the students agreed that the applications could help them to learn Physics and 92% stated that they were motivated and satisfied with the activities carried out. The results thus show the acceptance of the proposals applied. It is hoped that the proposed activities, in addition to making the students more active, will stimulate the reader's creativity and guide the pedagogical action of the teacher.
Smartphones;Applications;High school;Mechanics.
01
156
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONES NO ENSINO DE MECÂNICA.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONES NO ENSINO DE MECÂNICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer