• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
ROBÓTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA: 1ª, 2ª E 3ª LEI DE NEWTON PARA O ENSINO MÉDIO
FRANCISCO ERIKSSON MENDES LEITE
DISSERTAÇÃO
28/04/2018

Os processos de ensino-aprendizagem em áreas complexas como a Física tem mostrado que somente as aulas tradicionais não são suficientes para que os alunos aprendam corretamente sobre as definições como as Leis de Newton. Dessa maneira é essencial inserir as ferramentas tecnológicas, tal como a robótica educacional, que é proposta nesse trabalho. Esta ferramenta é mais um recurso didático poderoso que possibilita aos educadores trabalharem o conhecimento prévio dos alunos e também estimular a curiosidade dos mesmos em sala de aula. Através de uma didática prática realizamos um estudo da intervenção da aplicação da robótica educacional no ensino do conhecimento científico que realizamos com os alunos da primeira série do Ensino Médio na EEEP Professora Alda Façanha localizada no município de Aquiraz no estado do Ceará. Fundamentado na teoria construtivista de Piaget e também no construcionismo de Seymour Papert, especialmente, da ideia de Piaget de que através das observações e também das verificações com as mãos os alunos podem aprender conceitos abstratos, procuramos evidências através de aulas práticas onde os discentes montaram e programaram os robôs e também realizaram simulações de situações reais envolvendo os princípios das Leis de Newton, fazendo as interpretações e a transposição dos conceitos. Da análise dos resultados obtidos na aplicação deste projeto temos a possibilidade de constatar se realmente o uso da robótica educacional pode ser um recurso bastante eficaz no processo de ensino das Leis de Newton, além de observar a motivação dos estudantes na aplicação do projeto.

Ensino de Física;Robótica Educacional;Leis de Newton.
Teaching-learning processes in complex areas such as Physics have shown that only traditional classes are not enough for the students to learn effectively about definitions such as Newton's Laws. In this way, it is essential to insert technological tools, such as educational robotics, which is proposed in this work. This tool is yet another powerful didactic resource that enables educators to work on students's prior knowledge and also to encourage their curiosity in the classroom. Through a practical didactics, we conducted an interventional study in which we applied educational robotics in the teaching of scientific knowledge that we carried out with the students of the first high school in the EEEP Professor Alda Façanha, located in the city of Aquiraz, in the state of Ceará. Based on Piaget's constructivist theory and also on Seymour Papert's constructionism, especially from Piaget's idea that through observation and hand-checking students can learn abstract concepts, we seek evidence through practical classes where students assembled and programmed the robots and also performed simulations of real situations involving the principles of Newton's Laws, interpreting and transposing concepts. From the analysis of the results obtained in the application of this project we have the possibility to verify if the use of educational robotics can be an effective resource in the teaching process of the Newton’s Laws, besides observing the motivation of the students in the application of the project.
Physics teaching;Educational Robotics;Newton's laws.
01
89
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
ROBÓTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA- 1ª, 2ª E 3ª LEI DE NEWTON PARA O ENSINO MÉDIO.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

MARCOS ANTONIO ARAUJO SILVA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARCOS ANTONIO ARAUJO SILVA Docente - COLABORADOR

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ROBÓTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA: 1ª, 2ª E 3ª LEI DE NEWTON PARA O ENSINO MÉDIO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer