• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
JOGANDO E APRENDENDO COM A FÍSICA NOS AUTOMÓVEIS
JOSE CARLOS DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
27/04/2018

O objetivo da presente dissertação é avaliar a utilização de um game educativo como ferramenta pedagógica no ensino de Física em turmas do Ensino Médio de uma escola. O referido game foi desenvolvido de modo a possibilitar o ensino dessa disciplina, considerada difícil pela grande maioria dos alunos, através do que se sabe a respeito do funcionamento dos automóveis. Para cumprir com esse objetivo foi necessário o acompanhamento de uma equipe pedagógica no desenvolvimento do game. Os discentes que são o público alvo atingido pelo game vivem em uma sociedade que na sua maioria são dependentes da tecnologia. A utilização de um game como ferramenta lúdica pode promover uma aprendizagem significativa, pois os alunos irão sentir-se mais à vontade em seus espaços, pois é uma realidade em que vivem. Nessa ótica espera-se que venham a ser mais participativos e, como resultado dessa intervenção, tem-se um feedback positivo, com um correspondente aumento do ganho cognitivo. Outro objetivo cumprido é a implantação gratuita do game nas escolas da região bem como a disponibilidade na internet, para que um número cada vez maior de professores venha aderir a essa ferramenta de ensino.

Ensino de Física;Ferramenta Lúdica;Aprendizagem
The purpose of this dissertation is to evaluate the use of an educational game as a pedagogical tool in physics teaching in high school classes at a school. The game was developed in order to enable the teaching of physics, a discipline considered difficult by the vast majority of students, through the operation of automobiles. In order to fulfill this objective, it was necessary to accompany a pedagogical team in the development of the game. The students who are the target audience reached by the game live in a society that is mostly dependent on technology. The use of a game as a playful tool can promote a meaningful learning as students will feel more at ease in their spaces, because it is a reality in which they live. In this perspective it is expected that they will be more participatory and, as a result of this intervention, a positive feedback will be obtained, with a corresponding increase in the cognitive gain. Another objective is the free implementation of the game in schools in the region as well as availability on the Internet, so that an increasing number of teachers will join this teaching tool
Physics Teaching;Playful tool;Learning
01
91
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃOJOSECARLOSDESOUZA.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

CELIO RODRIGUES MUNIZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CELIO RODRIGUES MUNIZ Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
APRENDENDO COM A FÍSICA NOS AUTOMÓVEIS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer