• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
FÍSICA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
ROBERTO CAVALCANTE DE ANDRADE
DISSERTAÇÃO
27/04/2018

O trabalho propõe a utilização de história em quadrinhos como recurso educacional a ser utilizado nas aulas de Física. Esse recurso, que já vem sendo utilizado em outras disciplinas, se apresenta como possibilidade pedagógica para uso junto a alunos da educação básica, em decorrência da sua natureza. Norteada pela filosofia pluralista de Paul Feyerabend e ancorada na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, a história em quadrinhos utilizada foi planejada e produzida com o intuito de suprir uma carência na abordagem do tema física de partículas e atender de maneira acessível aos estudantes de ensino médio e professores da educação básica. A história em quadrinhos foi validada junto a uma turma de ensino médio de uma escola de tempo integral da rede estadual do Ceará, na cidade de Fortaleza. Antes da utilização do produto educacional foi aplicado um questionário com o objetivo de verificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema. Os resultados dessa pesquisa mostraram quão comuns são as confusões entre termos utilizados no ambiente escolar como matéria e matéria-prima ou na representação gráfica de átomos e células. Após a aplicação do produto educacional, outro questionário foi realizado com os estudantes no qual estes apresentaram um índice de respostas satisfatórias sobre o tema acima de 80%. Espera-se que a utilização de histórias em quadrinhos no ambiente escolar se torne uma ferramenta mais acessível e comum aos professores de ciência.

Histórias em Quadrinhos;Educação Básica;Física de partículas
The work proposes the use of comics cartoons as an educational resource to be used in physics classes. This feature, which has already been used in other subjects besises physics, presents itself as a pedagogical possibility for use among students of the basic education, due to its nature. Driven by the pluralist philosophy of Paul Feyerabend and anchored in Howard Gardner's theory of multiple intelligences, the used was planned and produced in order to address the particle physics issue and to high school students and teachers of basic education. The Comic Book was validated in a high school class of a full-time school of the network state of Ceará, in the city of Fortaleza. Before using the educational product a questionnaire was applied with the purpose of verifying the previous knowledge of the students on the subject. The results of this research showed how common are the confusions between terms used in the school environment as matter and raw material or in the graphical representation of atoms and cells. After the application of the educational product, another questionnaire was carried out with the students in which they presented an index of satisfactory answers on the subject above 80%. It is expected that the use of comics in the school environment could become more accessible to science teachers.
Comics;Basic education;Physics of particles
01
103
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃOROBERTO CAVALCANTE DE ANDRADE.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

ELOISA MAIA VIDAL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELOISA MAIA VIDAL Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
FÍSICA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS INFANTIS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer