• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO ASSOCIADOS AO EMPREGO DE SOFTWARE NO ESTUDO DE TÓPICOS DE MECÂNICA
RODRIGO RODRIGUES DANTAS
DISSERTAÇÃO
06/04/2018

A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui-se em uma alternativa para superar dificuldades como a inexistência, insuficiência, precariedade ou pouca utilização de equipamentos e/ou de laboratórios de Ciências nas escolas. Tal estratégia presta-se tanto para subsidiar o professor quanto fomentar a oportunidade dos alunos vivenciarem atividades do fazer científico que resultem em um produto educacional passível de ser analisado, adaptado e replicado a fim de qualificar a reflexão e a prática que marcam um processo de ensino-aprendizagem consistente e organizado. No capítulo do referencial teórico, baseado principalmente em Moreira (2011), Hohenfeld e Penido (2011) e Rogers (1992), a pesquisa enfatiza o papel de uma aprendizagem humanística conforme a perspectiva rogeriana pela integração entre as TICs e as experiências práticas com material de baixo custo no processo de ensino-aprendizagem voltado para o nono ano do Ensino Fundamental e o primeiro ano do Ensino Médio, especificamente no tocante a tópicos de Mecânica. No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no espaço do Colégio Estadual Maria Emília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra para controle. O método da pesquisa é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou-se por meio de aplicação de pré-teste, questionário e pós-teste. No capitulo de análise, os dados coletados indicam que as rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação Básica na cidade de Morada Nova, Ceará, durante o período 2017/2018, podem corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentemente expositivo e desprovido de caráter significativo e prático para a vida de professores e alunos. Os resultados da análise dos dados atestaram uma melhora na compreensão de tópicos de Mecânica e demonstram a validade da aplicação de um produto educacional como instrumento de suporte para o processo de ensinoaprendizagem mediado por um professor consciente de que o aluno ocupa uma posição de protagonismo no processo de ensino-aprendizagem.

TICs;Experimentos de baixo custo;Aprendizagem humanística.
The creativity to build equipment with low-cost material is an alternative to overcome difficulties such as lack of, insufficiency, precariousness or little use of equipment and / or science labs in schools. Such a strategy lends itself both to subsidizing the teacher and fostering the opportunity of students to experience activities of scientific doing that result in an educational product that can be analyzed, adapted and replicated in order to qualify the reflection and practice that mark a consistent and organized process of teaching-learning. In the chapter of the theoretical reference, based mainly on Moreira (2011), Hohenfeld and Penido (2011) and Rogers (1992), the research emphasizes the role of a humanistic learning according to the Roggerian perspective by the integration between the TICs and the practical experiences with material of low cost in the process of teaching-learning focused on the ninth year of Elementary School and the first year of High School, specifically on topics of Mechanics. In the methodology chapter, the research was carried out in the space of the Colégio Estadual Maria Emília Rabelo (CEMER) in two classrooms of the 1st year of high school, one for test and other for control. The research method is empirical, experimental and qualitative. Data collection was performed through a pretest, questionnaire and post-test application. In the chapter on analysis, the collected data indicate that the pedagogical routines experienced by students of Basic Education in the town called Morada Nova, Ceará, during the period 2017/2018, can correct gaps generated by pedagogical methods that are eminently expository and devoid of significant character and practical for the life of teachers and students. The results of the data analysis showed an improvement in the understanding of mechanics topics and demonstrate the validity of the application of an educational product as a support tool for the teaching-learning process mediated by a conscious teacher that recognize the student occupies a leading position in the teachinglearning process.
ICT;Low cost experiments;Humanistic learning.
01
106
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO ASSOCIADOS AO EMPREGO DE SOFTWARE NO ESTUDO DE TÓPICOS DE MECÂNICA.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

JOSE ROBSON MAIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE ROBSON MAIA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O USO DE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO ASSOCIADOS AO EMPREGO DE SOFTWARE NO ESTUDO DE TÓPICOS DE MECÂNICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer