• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Ciência e Tecnologia de Alimentos (32048017001P9)
PERFIL DO CONSUMIDOR DE CARNE SUÍNA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG
ANA FLAVIA ROSA SANTOS
DISSERTAÇÃO
25/11/2022

A carne suína é a carne mais consumida mundialmente. No Brasil a realidade é diferente e essa proteína ocupa a terceira posição na preferência dos consumidores. Isso ocorre por ainda existirem mitos e preconceitos em relação ao seu consumo, devido ao pensamento errôneo de ser uma carne gordurosa, com alto teor de colesterol e com potencial de transmissão de doenças, principalmente, a cisticercose. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi analisar o perfil do consumidor de carne suína no município de Uberlândia-MG. Foi utilizado um questionário online do Google Forms, disponibilizado nas redes sociais, para avaliação das características sociodemográficas, consumo de carne e derivados suínos e do conhecimento acerca da qualidade e sanidade da carne suína. Foram obtidos 500 questionários e os dados analisados utilizando a estatística descritiva sob a forma de distribuição de frequência e o teste de Qui-quadrado (x²) para as variáveis categóricas. Os resultados indicaram que apesar de ser uma carne saborosa, os principais motivos para não consumir estão relacionadas às questões nutricionais e sanitárias. O corte suíno preferido foi a costela e a forma de consumo assada. A compra é feita preferencialmente em açougues. Uma grande parcela dos consumidores não tem conhecimento sobre cisticercose e acredita que o suíno é o transmissor dessa enfermidade. A maioria nunca viu propaganda de incentivo ao consumo dessa proteína. O consumo de carne suína foi associado a faixa etária, a escolaridade e a renda familiar mensal, onde o maior consumo ocorreu na faixa entre 30 e 49 anos, com no mínimo ensino médio completo e a renda acima de 5 mil reais, respectivamente. Dessa forma, investimentos em marketing, para a divulgação da evolução da suinocultura brasileira, com informações das qualidades nutricionais e sanitárias da carne, poderia esclarecer as dúvidas dos consumidores e desmistificar os mitos ainda existentes, para que o consumo dessa proteína possa ser aumentado.

Carne suína;mitos;cisticercose;desmitificação
Pork is the most consumed meat worldwide. In Brazil, the reality is different and this protein occupies the third position in consumer preference. This is because there are still myths and prejudices regarding its consumption, due to the erroneous thought that Pork meat is fatty meat with a high content of cholesterol and with the potential to transmit diseases, mainly cysticercosis. Thus, the purpose of this study was to investigate the pork meat consumer profile in the city of Uberlândia-MG. An online Google Forms questionnaire, available on Social Networking Sites, was used to assess sociodemographic characteristics, consumption of pork meat and derivatives, and knowledge about the quality and health of pork meat. Were obtained 500 questionnaires and the data were analyzed using descriptive statistics in the form of frequency distribution and the chi-square test (x²) for categorical variables. The results indicated that despite pork being tasty meat, the main reasons for not consuming it are related to nutritional and health issues. The preferred pork cut of meat was the pork rib and the roasted form of consumption. The purchase is preferably made in butcher shops. A large portion of consumers are unaware of cysticercosis and believe that swine is the transmitter of this disease. Most people have never seen advertising encouraging the consumption of this protein. Pork meat consumption was associated with age group, schooling, and monthly family income, in which the highest consumption occurred in the group between 30 and 49 years old, with at least completed high school and income above 5 thousand reais, respectively. In this way, investments in marketing actions, with more campaigns on social media, television, and pork meat outlets, become necessary so that true information about the quality and health of pork and the health human benefits, increase consumer confidence in the pork protein and thus, encourages the increase of pork consumption.
Pork meat;myths;cysticercosis;demystification
75
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Ana Flavia Rosa Santos.pdf

Contexto

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
TECNOLOGIA DE PROCESSOS E NOVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NO TRIÂNGULO MINEIRO

Banca Examinadora

ELISA NORBERTO FERREIRA SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCAS ARANTES PEREIRA Docente - PERMANENTE
ELISA NORBERTO FERREIRA SANTOS Docente - PERMANENTE
RICARDO TOMAZ DA SILVA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Outros
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PERFIL DO CONSUMIDOR DE CARNE SUÍNA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA - MG BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer