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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Ciência e Tecnologia de Alimentos (32048017001P9)
IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E CUSTOS DE KITS DE ALIMENTOS EM ESTRELA DO SUL-MG
FABIANA DOS SANTOS ROCHA
DISSERTAÇÃO
11/03/2022

A Prefeitura Municipal de Estrela do Sul-MG determinou à distribuição de kits de alimentos para alunos durante o período de pandemia. O objetivo deste trabalho foi calcular a composição nutricional, análise qualitativa e de custos de kits de alimentos em Estrela do Sul-MG, além de desenvolver atividades de orientação alimentar e nutricional. O trabalho foi desenvolvido em escolas e creches da rede municipal. Foram distribuídos dois kits de alimentação escolar, sendo o kit I composto por alimentos dos grupos de carboidratos e proteínas, e o segundo de carboidratos, proteínas e hortifrútis. Calcularam-se o conteúdo de energia, macronutrientes, micronutrientes e custo per capita de cada kit. Para a composição nutricional determinou-se adequação por categoria e idade. Utilizou-se a Análise Qualitativa das Preparações do Cardápio para avaliar os alimentos. Foram realizadas atividades de orientação alimentar e nutricional no período de pandemia, por meio de vídeos assíncronos. Também foram entregues duas cartilhas para promoção de hábitos alimentares. O kit I dispôs em média por dia de 671,33 kcal; 131,22 g de carboidratos; 11,97 g de lipídeos; 10,46 g de proteínas; 29,95 μg de vitamina A; 10,39 mg de vitamina C; 62,83 mg de cálcio; 1,99 mg de ferro e 100,77 mg de sódio. O kit II ofertou em média por dia 341,23 kcal; 54,62 g de carboidratos; 10,21 g de lipídeos; 6,93 g de proteínas; 9,97 μg de vitamina A; 5,10 mg de vitamina C; 30,68 mg de cálcio; 1,36 mg de ferro e 38,64 mg de sódio. Os kits apresentaram baixa variação de alimentos e cores, foram pobres em carnes e hortaliças, e insuficientes em relação à oferta de frutas. O custo do kit I foi de R$ 69,98 e do kit II R$ 66,92. Os custos dos kits foram reajustados, de acordo com o cenário econômico atual. Desta forma, os kits comprados foram insuficientes para suprir a demanda nutricional recomendada pelo PNAE. As atividades de orientação alimentar e nutricional tiveram um papel importante, porém nem todos os alunos tiveram acesso às aulas devido à falta de recurso tecnológico e de apoio familiar na execução de tarefas. Conclui-se que os kits de alimentação escolar, fornecidos pelo município de Estrela do Sul-MG, foram incapazes de suprir as necessidades de energia, macronutrientes e micronutrientes em todas as modalidades de escolares atendidas.

Coronavírus;Segurança Alimentar;Escolas;Educação Nutricional
The Municipal Prefecture of Estrela do Sul-MG determined the distribution of food kits to students during the pandemic period. The objective of this work was to calculate the nutritional composition, qualitative and cost analysis of food kits in Estrela do Sul-MG, in addition to developing food and nutritional guidance activities. The work was developed in schools and day care centers in the municipal network. Two school feeding kits were distributed, kit I consisting of foods from the carbohydrate and protein groups, and the second of carbohydrates, proteins and vegetables. The energy content, macronutrients, micronutrients and per capita cost of each kit were calculated. For the nutritional composition, adequacy was determined by category and age. Qualitative Analysis of Menu Preparations was used to evaluate the foods. Food and nutritional guidance activities were carried out during the pandemic period, through asynchronous videos. Two booklets were also delivered to promote eating habits. Kit I had an average of 671.33 kcal per day; 131.22 g of carbohydrates; 11.97 g of lipids; 10.46 g of protein; 29.95 μg vitamin A; 10.39 mg of vitamin C; 62.83 mg of calcium; 1.99 mg of iron and 100.77 mg of sodium. Kit II offered an average of 341.23 kcal per day; 54.62 g of carbohydrates; 10.21 g of lipids; 6.93 g of protein; 9.97 μg vitamin A; 5.10 mg of vitamin C; 30.68 mg of calcium; 1.36 mg of iron and 38.64 mg of sodium. The kits presented low variation in food and colors, were poor in meat and vegetables, and insufficient in terms of fruit supply. The cost of kit I was R$69.98 and kit II was R$66.92. Kit costs were readjusted, according to the current economic scenario. Thus, the kits purchased were insufficient to meet the nutritional demand recommended by the PNAE. Food and nutrition guidance activities played an important role, but not all students had access to classes due to the lack of technological resources and family support in carrying out tasks. It is concluded that the school feeding kits, provided by the municipality of Estrela do Sul-MG, were unable to meet the needs of energy, macronutrients and micronutrients in all types of schoolchildren attended.
Coronavirus;Food Safety;Schools;Nutritional Education.
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Fabiana dos Santos Rocha.pdf

Contexto

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
SEGURANÇA ALIMENTAR
SEGURANÇA ALIMENTAR

Banca Examinadora

ESTELAMAR MARIA BORGES TEIXEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FERNANDA BARBOSA BORGES JARDIM Docente - PERMANENTE
ESTELAMAR MARIA BORGES TEIXEIRA Docente - PERMANENTE
DANIELLE FREIRE PAOLONI Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA PANDEMIA DA COVID BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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