• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Ciência e Tecnologia de Alimentos (32048017001P9)
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ROTULAGEM E AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL ENTRE PESSOAS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA
GABRIELLA GONCALVES DE MELO
DISSERTAÇÃO
27/08/2022

A Doença Renal Crônica (DRC) é definida pela perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais e constitui um problema de saúde pública. O cuidado com a alimentação pode promover melhora no quadro clínico e maior bem-estar ao paciente. A compreensão dos rótulos dos alimentos industrializados é fundamental, uma vez que a rotulagem é considerada o principal canal de comunicação entre produtores e consumidores, proporcionando maior autonomia para escolhas alimentares seguras. Este trabalho teve como objetivos analisar o conhecimento de Portadores de Doença Renal Crônica em relação aos rótulos alimentares, bem como promover e avaliar ações educativas sobre o tema. A metodologia da pesquisa baseou-se na aplicação de questionários, os quais contemplaram questões relativas às condições socioeconômicas e de saúde, bem como conhecimento acerca da rotulagem nutricional. Para a educação nutricional, foram utilizados três métodos: distribuição de folder informativo, desenvolvimento e uso de aplicativo para auxiliar nas escolhas alimentares e apresentação de um vídeo didático. Após as ações educativas, o questionário sobre os rótulos alimentares foi aplicado novamente com o intuito de avaliar o conhecimento sobre a rotulagem nutricional. Utilizou-se o software IBM SPSS Statistics 21 para análise dos dados. Participaram 77 pacientes, sendo 54,5% do sexo masculino, com média de idade de 51,66 ± 11,83, as escolaridades predominantes foram ensino fundamental incompleto (46,8%) e ensino médio completo (26,0%). A análise da estratificação da renda permitiu observar que 50,7% dos participantes do estudo eram pertencentes à classe C, com renda entre R$ 3.085,48 a C2: R$ 1.748,59. Quanto aos hábitos alimentares, 83,1% realizam de 2 a 4 refeições por dia, quase 90% consumiam de 1 a 2 porções de frutas por dia, 97,4% consumiam fontes proteicas e o consumo de líquidos varia, mas a maior parte (66,2%) ingere mais de 5 copos por dia. Quando questionados sobre os rótulos dos alimentos, 63,6% não possuem o hábito de ler, mas quando leem, realizam essa leitura em casa. Foi possível observar que as ações educativas tiveram um efeito significativo no conhecimento dos participantes quanto aos rótulos dos alimentos. A média de acerto do questionário inicial foi de 1,52 ± 0,213 e no final 1,65 ± 0,216, p = 0,000. Quando avaliada a satisfação dos participantes em relação às atividades realizadas, 97,4% consideraram válidas. Dos métodos utilizados, a preferência foi pelo aplicativo. Quando questionados sobre o que mais gostaram nos instrumentos, foram a facilidade (39,0%), o acesso (13,0%) e as informações (3,7%). Foi constatado que as estratégias educativas aplicadas ao Portadores de DRC se mostraram eficientes para promover o conhecimento do público estudado sobre os rótulos dos alimentos e que novos estudos são necessários relativos à rotulagem alimentar para assistência a estes pacientes.

Doença Renal Crônica;Educação Nutricional;Pacientes;Rotulagem de Alimentos
Chronic Kidney Disease (CKD) is defined as the slow loss, progressive and irreversible loss of kidney functions and constitutes a public health problem. Feeding care can promote the improvement of the clinical condition and the patient well being. Understanding of processed foods labels is essential, since labels is considered the main communication channel among manufacturers and consumers, providing better autonomy for safe food choices. This study aims to analyze knowledge of patients with Chronic Kidney Disease about food labels, as well as promote and evaluate educational activities on the subject. The research methodology was based on the application of questionnaires, which included issues related to socioeconomic and health conditions, as well as knowledge about nutritional labeling. For labels on education, three methods were used: distribution of an informative folder, development and use of an application to help with food choices and presentation of a didactic vídeo. After the educational activities, the questionnaire about food labels was applied again in order to assess knowledge about nutrition labeling. The IBM SPSS Statistics 21 software was used to analyze the data. 77 patients participates, being 54.5% male, with a mean age for 51,66 ± 11,83, the predominant schooling were incomplete elementary school (46.8%) and complete high school (26.0%), The analysis of income stratification showed that 50.7% of the patients belonged to class C, with income between R$ 3.085,48 a C2: R$ 1.748,59. Data on eating habits shows that 83.1% have 2 to 4 meals a day, almost 90% consumed 1 to 2 servings of fruit a day, 97,4% consumed protein sources and the consumed of the liquid varies (66,2%), with ingesting get more than 5 glasses a day. When asked about food labels, 63.6% are not in the habit of reading, but when they read, they read at home. It was also possible to perceive that the educational actions had a meaningful effect on participants' knowledge of food labels. The mean of correct answers in the initial questionnaire was 1.52 ± 0.213 and the end 1.65 ± 0.216, p = 0.000. When the satisfaction of the participants related to the activities was evaluated, were 97.4% considered valid. Of the methods used, the preference was for the application. When questioned about what they liked the most of the instruments, 39,0% pointed to the facility, 13,0% accessibility and 3,7% information. It was found that the educational strategies applied to patients with CKD proved to be efficient in promoting the knowledge of the public studied about food labels and that further studies are needed regarding food labeling to assist these patients.
Chronic kidney disease;Nutritional education;Patients;Food labeling
70
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Gabriella Gonçalves de Melo.pdf

Contexto

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
TECNOLOGIA DE PROCESSOS E NOVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NO TRIÂNGULO MINEIRO

Banca Examinadora

FERNANDA BARBOSA BORGES JARDIM
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MONISE VIANA ABRANCHES Participante Externo
FERNANDA BARBOSA BORGES JARDIM Docente - PERMANENTE
ALINE SILVA DOS REIS Participante Externo

Vínculo

Colaborador
Empresa Pública ou Estatal
Outros
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A IMPORTÂNCIA DA ROTULAGEM PARA O PÚBLICO COM RESTRIÇÕES ALIMENTARES: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
RIM HAPPY TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO
A IMPORTÂNCIA DA ROTULAGEM PARA O PÚBLICO COM RESTRIÇÕES ALIMENTARES: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA LIVRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer