O presente trabalho tem como objetivo geral compreender de que forma a
apreensão dos saberes relacionados à História Local e Cotidiana é realizada por
alunos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), assim como verificar a
influência destes conhecimentos para o desenvolvimento crítico e político para a
educação integral emancipatória e superação social, visando a melhor inserção
destes no mundo do trabalho. Para tanto, partiu-se da inquietação do autor com a
ausência do ensino de História Local e cotidiana nos cursos de EPT, além da
ausência de literatura sobre pesquisa aplicada nessa área. O trabalho está
organizado em três capítulos: Contexto e Motivações, Fundamentação Teórica e
Metodologia. Após a apresentação das razões que motivaram a pesquisa e seus
objetivos geral e específicos, o leitor entrará em contato com a história da EPT no
Brasil, as Bases conceituais da EPT e como a História Local pode contribuir para
uma formação humana integral, relacionando-a com a escola, o mundo do trabalho e
o desemprego estrutural. A pesquisa, de natureza qualitativa, ocorreu junto aos
alunos do primeiro ano de química integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho e seguiu
metodologia baseada na Análise Textual Discursiva e Análise do Discurso. Os dados
iniciais e parciais compilados serviram de subsídio para a elaboração de um produto
educacional composto por cinco vídeos voltados ao ensino de História Local e
cotidiana, com base em Ferrés (1996), Kaplún (2003) e Chisté (2019), bem como
nos pressupostos das Bases Conceituais em ETP. Diferentemente de outros
trabalhos onde o produto educacional nasce a partir dos resultados finais da
pesquisa, ou ainda, naqueles em que a pesquisa é o próprio produto educacional,
neste projeto, buscou-se os resultados da pesquisa através da aplicação do produto
educacional que por sua vez, nasceu da coleta e compilação parcial da pesquisa.
Dessa forma, a playlist proposta surgiu como ponte para os resultados da pesquisa.
Esperou-se, portanto, verificar se houve ou não apropriação dos conhecimentos de
História Local e cotidiana propostos pelo autor, por parte dos sujeitos da pesquisa, e
qual a percepção destes quanto à importância desse ensino para a formação
humana integral voltada ao mundo do trabalho. Por fim, a pesquisa constatou a
apropriação e interesse dos pesquisados pelos conteúdos propostos e demonstrou
que o ensino de história local e cotidiana pode contribuir para o aumento de
consciência do educando sobre a realidade e com isso contribuir para uma formação
humana integral.