• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
O Ensino de História Local e Cotidiana para Alunos na EPT: Uma Contribuição na Formação de Sujeitos Críticos para a Vida e o Mundo do Trabalho
MARCUS VINICIUS ROESLER FRANCISCO
DISSERTAÇÃO
30/08/2022

O presente trabalho tem como objetivo geral compreender de que forma a apreensão dos saberes relacionados à História Local e Cotidiana é realizada por alunos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), assim como verificar a influência destes conhecimentos para o desenvolvimento crítico e político para a educação integral emancipatória e superação social, visando a melhor inserção destes no mundo do trabalho. Para tanto, partiu-se da inquietação do autor com a ausência do ensino de História Local e cotidiana nos cursos de EPT, além da ausência de literatura sobre pesquisa aplicada nessa área. O trabalho está organizado em três capítulos: Contexto e Motivações, Fundamentação Teórica e Metodologia. Após a apresentação das razões que motivaram a pesquisa e seus objetivos geral e específicos, o leitor entrará em contato com a história da EPT no Brasil, as Bases conceituais da EPT e como a História Local pode contribuir para uma formação humana integral, relacionando-a com a escola, o mundo do trabalho e o desemprego estrutural. A pesquisa, de natureza qualitativa, ocorreu junto aos alunos do primeiro ano de química integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho e seguiu metodologia baseada na Análise Textual Discursiva e Análise do Discurso. Os dados iniciais e parciais compilados serviram de subsídio para a elaboração de um produto educacional composto por cinco vídeos voltados ao ensino de História Local e cotidiana, com base em Ferrés (1996), Kaplún (2003) e Chisté (2019), bem como nos pressupostos das Bases Conceituais em ETP. Diferentemente de outros trabalhos onde o produto educacional nasce a partir dos resultados finais da pesquisa, ou ainda, naqueles em que a pesquisa é o próprio produto educacional, neste projeto, buscou-se os resultados da pesquisa através da aplicação do produto educacional que por sua vez, nasceu da coleta e compilação parcial da pesquisa. Dessa forma, a playlist proposta surgiu como ponte para os resultados da pesquisa. Esperou-se, portanto, verificar se houve ou não apropriação dos conhecimentos de História Local e cotidiana propostos pelo autor, por parte dos sujeitos da pesquisa, e qual a percepção destes quanto à importância desse ensino para a formação humana integral voltada ao mundo do trabalho. Por fim, a pesquisa constatou a apropriação e interesse dos pesquisados pelos conteúdos propostos e demonstrou que o ensino de história local e cotidiana pode contribuir para o aumento de consciência do educando sobre a realidade e com isso contribuir para uma formação humana integral.

história local;mundo do trabalho;formação para cidadania;sequência didática
The present work has as general objective to understand how the apprehension of knowledge related to Local and Daily History is carried out by students of Vocational and Technological Education (EPT), as well as to verify the influence of this knowledge for the critical and political development for education emancipatory integral and social overcoming, aiming at their better insertion in the world of work. For that, it started from the author's concern with the absence of teaching Local and everyday History in EPT courses, in addition to the absence of literature on applied research in this area. The work is organized into three chapters: Context and Motivations, Theoretical Foundation and Methodology. After presenting the reasons that motivated the research and its general and specific objectives, the reader will get in touch with the history of the EPT in Brazil, the conceptual bases of the EPT and how Local History can contribute to an integral human formation, relating it with school, the world of work and structural unemployment. The research, of a qualitative nature, took place with the students of the first year of chemistry integrated to the High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo, Sertãozinho campus and followed a methodology based on Discursive Textual Analysis and Discourse Analysis. The initial and partial data compiled served as a subsidy for the elaboration of an educational product composed of five videos aimed at teaching Local and everyday History, based on Ferrés (1996), Kaplún (2003) and Chisté (2019), as well as on the assumptions of the Conceptual Basis in ETP. Unlike other works where the educational product is born from the final results of the research, or even in those in which the research is the educational product itself, in this project, the research results were sought through the application of the educational product that in time, it was born from the collection and partial compilation of the research. In this way, the proposed playlist emerged as a bridge to the search results. It was expected, therefore, to verify whether or not there was an appropriation of the knowledge of Local History and everyday life proposed by the author, by the research subjects, and what their perception of the importance of this teaching for the integral human formation focused on the world of work . Finally, the research found the appropriation and interest of those surveyed for the proposed contents and demonstrated that the teaching of local and everyday history can contribute to the increase of the student's awareness of reality and thus contribute to an integral human formation.
local history;world of work;training for citizenship;didactic sequence.
1
167
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Marcus Vinicius Roesler Francisco.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Práticas Pedagógicas Integradas e Emancipatórias na Educação Profissional e Tecnológica

Banca Examinadora

RODRIGO PALUCCI PANTONI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RODRIGO PALUCCI PANTONI Docente - PERMANENTE
ODALEIA ALVES DA COSTA Docente - PERMANENTE
MICHELE CRISTINE DA CRUZ COSTA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DE VÍDEOS SOBRE A HISTÓRIA LOCAL E COTIDIANA DO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO SP PARA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS PARA A VIDA E O MUNDO DO TRABALHO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E COTIDIANA PARA ALUNOS NA EPT: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS PARA A VIDA E O MUNDO DO TRABALHO BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer