• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA ATIVIDADE GAMIFICADA PARA REDUÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO NA MODALIDADE CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE Rio Pomba - MG 2022
SANDRO BALDO
DISSERTAÇÃO
22/11/2022

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições de uma atividade gamificada no processo de ensino, assim como o reflexo de tal atividade nos índices de permanência e êxito em um curso técnico concomitante e subsequente, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Santos Dumont. A evasão escolar é uma situação presente em qualquer instituição de ensino, e na educação profissional e tecnológica o cenário não é diferente, sendo que, nesta modalidade de ensino, os índices de evasão chegam a 75%, o que é preocupante pela naturalidade que estes índices são tratados, principalmente pelo fato de já terem sido índices que motivaram auditoria e recomendações por parte do Tribunal de Contas da União, especificamente relacionadas a Educação Profissional e Tecnológica ofertada pelos Institutos Federais. Desta forma, questiona-se: Como uma atividade gamificada pode contribuir no processo de ensino e reduzir a evasão no Curso Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários? Para a obtenção de respostas para a problemática, foram analisadas as contribuições de uma gincana interdisciplinar que foi aplicada entre os anos de 2017 e 2019, ao curso técnico em questão. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa descritiva, utilizando-se do procedimento metodológico de revisão bibliográfica de literatura e pesquisa documental, assim como do procedimento técnico ex-post facto, possibilitando assim, uma visão holística sobre a temática analisada, auxiliando assim na descrição dos fatos e fenômenos da realidade pesquisada. O referencial teórico foi embasado em autores como: Zabala (1998), Saviani (2003; 2007), Frigotto,Ciavatta e Ramos (2005), Zibas (2005), Ramos (2008), Gohn (2009), Dore e Lüscher (2011), Moran (2013), Csikszentmihalvi (2014), Fadel et al (2014), Alves (2015), Moura, Filho. H e Silva (2015), Silveira (2017), Santaella e Neusteriuuk e Fava (2018), Schiedeck (2019), Packer (2020), Diniz (2021) e Huizinga (2022). Após pesquisa e análises correlacionadas ao referencial teórico, constatou-se que, a gamificação, através da aplicação de uma gincana interdisciplinar, contribui significativamente para a redução dos índices de reprovações e evasão escolar, situação que pode ser relacionada ao círculo mágico e ao estado de flow promovidos pelo engajamento acadêmico social. O produto educacional proposto é a própria gincana que foi analisada durante a pesquisa. Para a publicização da prática gamificada, um e-book foi elaborado, em forma de produto educacional para que possa ser aplicado ou adaptado para a aplicação nos mais diversificados espaços educacionais, de forma que, a utilização da gamificação no processo de ensino possa ser disseminada como uma prática pedagógica positiva e menos conservadora.

Gamificação;Jogos.;Evasão escolar;Prática pedagógica;Concomitante Subsequente
This research aimed to analyze the contributions of a gamified activity in the teaching process, as well as the reflection of such activity in the permanence and success rates in a concomitant and subsequent technical course, offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Southeast. of Minas Gerais, Campus Santos Dumont. School dropout is a situation present in any educational institution, and in professional and technological education the scenario is no different, and in this type of education, dropout rates reach 75%, which is worrying because of the naturalness that these indices are treated, mainly because they have already been indices that motivated audits and recommendations by the Federal Audit Court, specifically related to Vocational and Technological Education offered by the Federal Institutes. In this way, the question is: How can a gamified activity contribute to the teaching process and reduce dropout in the Technical Course in Maintenance of Metrorail Systems? In order to obtain answers to the problem, the contributions of an interdisciplinary competition that was applied between the years 2017 and 2019, to the technical course in question, were analyzed. The research had a descriptive qualitative approach, using the methodological procedure of documental research, as well as the ex-post facto technical procedure, thus enabling a holistic view on the analyzed theme, thus helping to describe the facts and phenomena of the researched reality. The theoretical framework was based on authors such as: Zabala (1998), Saviani (2003; 2007), Frigotto,Ciavatta e Ramos (2005), Zibas (2005), Ramos (2008), Gohn (2009), Dore e Lüscher (2011), Moran (2013), Csikszentmihalvi (2014), Fadel et al (2014), Alves (2015), Moura, Filho. H e Silva (2015), Silveira (2017), Santaella e Neusteriuuk e Fava (2018), Schiedeck (2019), Packer (2020), Diniz (2021) e Huizinga (2022). After research and analyzes correlated to the theoretical framework, it was found that gamification, through the application of an interdisciplinary competition, significantly contributes to the reduction of failure rates and school dropout, a situation that can be related to the magic circle and the state of flow promoted by social academic engagement. The proposed educational product is the competition itself that was analyzed during the research. To publicize the gamified practice, an e-book was prepared, in the form of an educational product, so that it can be applied or adapted in the most diverse educational spaces, so that the use of gamification in the teaching process can be disseminated as a positive and less conservative pedagogical practice.
Gamification;Games. School dropout;Pedagogical practice.;Subsequent Concomitant
1
135
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Sandro Baldo.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre em EPT em espaços formais e não formais de educação – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

GABRIEL LUIS DA CONCEICAO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BRUNO DAMIEN DA COSTA PAES JURGENSEN Participante Externo
GABRIEL LUIS DA CONCEICAO Docente - PERMANENTE
MARCELO VERA CRUZ DINIZ Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GAMIFICAÇÃO: GINCANA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA REDUÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA REDUÇÃO DA EVASÃO NAS MODALIDADES CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE BIBLIOGRÁFICA LIVRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer