• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ENSINO HÍBRIDO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: tensões e mobilizações trazidas para o trabalho docente
LUCIANA NARCISO DE MATTOS
DISSERTAÇÃO
16/01/2023

Esta pesquisa visa analisar as contribuições incorporadas à prática docente a partir do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e suas possíveis aproximações com a proposta de Ensino Híbrido (EH) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Como percurso metodológico, sua natureza se classifica como uma pesquisa aplicada, em uma abordagem de caráter quali-quanti, por meio de uma intervenção pedagógica com os docentes do Curso Técnico Integrado de Informática do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba. A coleta dos dados foi realizada por meio da análise documental; questionário diagnóstico com docentes; entrevista semiestruturada com a coordenação; questionário final auto avaliativo do processo formativo, bem como do produto, aplicado aos docentes participantes. As análises e as interpretações dos dados levantados a partir das questões objetivas, foram tratados quantitativamente sob a luz da estatística descritiva, os demais dados coletados e a entrevista foram analisados a partir do método de análise de conteúdo. Na efetivação desta etapa da pesquisa constatou-se, com a aplicação da entrevista e do questionário diagnóstico, que a “imposição” do uso das tecnologias para o ERE provocaram nos docentes: confrontos (internos), alianças (tecnológicas) e interação (entre colegas de trabalho); como também revelou que a predominância metodológica ainda é o ensino tradicional. Porém a crise pandêmica trouxe articulações entre as metodologias ativas e possibilidades de inovações. Este levantamento inicial permitiu a elaboração do produto dessa pesquisa, a saber: o audiobook de episódios de Podcast “Trilhas formativas para EPT on-line”. Um produto educacional de caráter formativo alicerçado nas propostas que atendem aos pressupostos metodológicos de organização da atividade didática a partir do ERE tendo suas proximidades no modelo de ensino híbrido. O audiobook foi aplicado aos docentes do curso e avaliado com parecer positivo pelos mesmos. Com esta pesquisa conclui-se que a prática docente foi e tem sido modificada pela experiência do ERE e que o ensino híbrido pode cooperar com o trabalho docente quanto ao planejamento de atividades acadêmicas lançando mão de uma abordagem metodológica diferenciada para aprimoramento do fazer pedagógico na EPT.

Covid-19;Educação profissional e tecnológica;Formação de professores;Pandemia;Processo de ensino aprendizagem;Produto educacional;Metodologias ativas
This research aims to analyze the contributions incorporated to the teaching practice from Emergency Remote Teaching (ERE) and its possible approximations with the proposal of Hybrid Teaching (EH) in Professional and Technological Education (EPT). As a methodological path, its nature is classified as an applied research, in a qualitative and quantitative approach, through a pedagogical intervention with the teachers of the Integrated Technical Course of Informatics of the IF Sudeste MG - campus Rio Pomba. Data collection was carried out through document analysis; diagnostic questionnaire with teachers; semi-structured interview with the coordination; final self-assessment questionnaire of the training process, as well as the product, applied to participating teachers. The analyzes and interpretations of the data collected from the objective questions were treated quantitatively in the light of descriptive statistics, the other collected data and the interview were analyzed from the content analysis method. In carrying out this stage of the research, it was found, with the application of the interview and the diagnostic questionnaire, that the "imposition" of the use of technologies for the ERE provoked in the professors: confrontations (internal), alliances (technological) and interaction (between colleagues of work); as it also revealed that the methodological predominance is still the traditional teaching. However, the pandemic crisis brought articulations between active methodologies and possibilities for innovation. This initial survey allowed the elaboration of the product of this research, namely: the audiobook of Podcast episodes “Training trails for EPT on-line”. An educational product of a formative nature based on proposals that meet the methodological assumptions of organizing the didactic activity from the ERE having its proximities in the hybrid teaching model. The audiobook was applied to the course teachers and evaluated with a positive opinion by them. With this research, it is concluded that the teaching practice was and has been modified by the ERE experience and that hybrid teaching can cooperate with the teaching work regarding the planning of academic activities, making use of a differentiated methodological approach to improve the pedagogical work in the EPT .
Covid-19;Professional and technological education;Teacher training;Pandemic;Teaching-learning process;Educational product;Active methodologies
1
158
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Luciana Narciso de Mattos.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Diálogos sobre práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica – IF Sudeste MG

Banca Examinadora

PAULA REIS DE MIRANDA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO Docente - PERMANENTE
ALANNA OLIVEIRA PEREIRA CARVALHO Participante Externo
PAULA REIS DE MIRANDA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
TRILHAS FORMATIVAS PARA EPT ON-LINE TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
TRILHAS FORMATIVAS PARA EPT ON-LINE: AUDIOBOOK DE EPISÓDIOS DE PODCAST . BIBLIOGRÁFICA LIVRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer