• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONAL DO CEARÁ: CONTRIBUIÇÕES DA PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO INTEGRAL (2008 – 2021)
JUSSARA DE LUNA BATISTA
DISSERTAÇÃO
27/07/2022

No presente trabalho foram estudadas as políticas de educação profissional do Ceará, iniciadas em 2008, e atualmente responsáveis pela formação técnica e qualificação para o mundo do trabalho dos jovens cearenses, em especial no que trata da parte diversificada do currículo ofertada nessas escolas. A educação profissional com sua modalidade de organização curricular dentro das escolas tem sido apontada como a melhor formação educacional, em especial para aqueles indivíduos que necessitam, de maneira mais urgente, ingressar no concorrido e competitivo mercado de trabalho. Partimos do pressuposto presente na abordagem do Ciclo de Políticas de que uma política, mais especificamente educacional, não é simplesmente implantada dentro das escolas. E, dentro dessa perspectiva, os contextos da prática são os locais de fazer a política, onde acontecem a todo momento disputas e negociações de sentido, criando e recriando interpretações políticas em um movimento constante. O objetivo de pesquisa é responder: quais as contribuições da parte diversificada do currículo na formação integral dos alunos em nível médio, na modalidade profissional? Assim, o objetivo geral foi de analisar a parte diversificada do currículo em relação ao que ela contribui para a formação integral dos estudantes das escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) no Ceará. A metodologia utilizada foi a qualitativa, iniciada com levantamento bibliográfico do tema e seguido por a pesquisa de campo na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime de Alencar Oliveira, localizada em Fortaleza, através de entrevistas semiestruturadas junto ao núcleo gestor e professores da base técnica dessa escola. Os resultados apontam para um entendimento dos atores que atuam no contexto da prática sobre as contribuições da parte diversificada do currículo, a saber: o protagonismo dos estudantil nas suas escolhas de vida; a escola como etapa importante do seu desenvolvimento e perspectiva de futuro; o desenvolvimento de competências socioemocionais; expandir as formas de saber e se relacionar com o mundo e a realidade. Importante ressaltar que toda a pesquisa de campo foi desenvolvida no contexto da pandemia do novo coronavírus, com alteração da dinâmica da escola a partir do fechamento para isolamento social.

Educação Profissional;Currículo;Ciclo de Políticas;Ceará;Parte Diversificada.
In the present work, the professional education policies of Ceará, initiated in 2008, and currently responsible for the technical training and qualification for the world of work of young people from Ceará, were studied, especially regarding the diversified part of the curriculum offered in these schools. Professional education, with its modality of curricular organization within schools, has been identified as the best educational training, especially for those individuals who most urgently need to enter the competitive and competitive job market. We start from the assumption present in the Policy Cycle approach that a policy, more specifically educational, is not simply implemented within schools. And, within this perspective, the contexts of practice are the places to make politics, where disputes and negotiations of meaning take place at all times, creating and recreating political interpretations in a constant movement. The research objective is to answer: what are the contributions of the diversified part of the curriculum in the integral formation of students in high school, in the professional modality? Thus, the general objective was to analyze the diversified part of the curriculum in relation to what it contributes to the integral formation of students from State Vocational Education Schools (EEEPs) in Ceará. The methodology used was qualitative, starting with a bibliographic survey of the theme and followed by field research at the Escola Estadual de Educação Profissional Jaime de Alencar Oliveira, located in Fortaleza, through semi-structured interviews with the management nucleus and teachers of the technical base of this school. . The results point to an understanding of the actors who work in the context of practice about the contributions of the diversified part of the curriculum, namely: the role of students in their life choices; the school as an important stage in their development and future perspective; the development of socio-emotional skills; expand the ways of knowing and relating to the world and reality. It is important to note that all field research was carried out in the context of the new coronavirus pandemic, with a change in the school's dynamics from the closure to social isolation.
Professional Education;School Curriculum;Policy Cycle;Ceará;Diversified Part.
01
91
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Versão Final_com Ficha2.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES Participante Externo
JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS Docente - PERMANENTE
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer