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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
EXPERIÊNCIAS PIBIC E PIBID A PARTIR DA LEI 10.639/03: OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA
MATEUS ALEXANDRE PEREIRA DA CONCEICAO
DISSERTAÇÃO
05/01/2023

Este estudo tem como objetivo refletir a importância da Lei 10.639/03 e os desafios de uma educação étnico-racial na escola, tomando como campo de análise experiências no PIBIC e PIBID no curso de Ciências Sociais da UERN. No debate sobre a Lei 10.639/03, ela é apresentada enquanto um caminho para uma educação antirracista no Brasil. O estudo traz ainda uma abordagem sobre a interpretação das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais no contexto escolar. Por fim, é feita uma reflexão sobre nossas experiências com o PIBIC e o PIBID, e os desafios da formação docente para uma educação étnico-racial. Também é tomado como base dados das pesquisas de que participamos, as quais consideramos relevantes para o debate do tema. Na metodologia, foram aplicados questionários com os atuais bolsistas e voluntários do PIBID e realizada uma entrevista com a professora de Sociologia, coordenadora do programa na escola em que esta atua, que também fez parte do PIBID quando foi aluna de Ciências Sociais. O estudo concluiu que a Lei 10.639/03, pode contribuir efetivamente para uma educação antirracista na escola, assim como a ausência dela evidencia uma necessidade de debates que influenciam e constroem positivamente a identidade do povo negro. E que os programas formativos são colaboradores em potencial deste processo.

Lei 10.639/2003;PIBIC;PIBID;Educação Étnico-Racial;Escola.
This study aims to reflect the importance of Law 10.639/03 and the challenges of an ethnic-racial education at school, taking as analysis field experiences in PIBIC and PIBID in the Social Sciences course at UERN. From the debate of Law 10.639/03, the study present this as a way for anti-racist education in Brazil. He also reflects on the interpretation of the Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations in the school context. Finally, a discussion is made about PIBID and the challenges of teacher training for an ethnic-racial education. It i salso taken as basis data and research experiences, that are considered relevant to the debate on the topic. In the methodology, questionnaires were applied with current PIBID scholarship holders and volunteers and interviewed the Sociology teacher who coordinates the program at the school where it operates, who was also a PIBID student when she was a Social Sciences student. A trajectory of public policies is traced as, like the law 10.639/03, contribute to an anti-racist education, positively influencing the identity of black people and equal opportunities. and that formative programs are potential collaborators in this process.
Law 10.639/2003;PIBIC;PIBID;Ethnic-Racial Education;School.
01
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
1 - Dissertação - Mateus Alexandre_Experiências PIBIC e PIBID a partir da lei 10.639 (1).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

ELIANE ANSELMO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELIANE ANSELMO DA SILVA Docente - PERMANENTE
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
GUILHERME PAIVA DE CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

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Não
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