• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Ciências Sociais (31002013025P7)
“MAIS EDUCAÇÃO”: PERCEPÇÕES DO VOLUNTARIADO. UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA UNIDADE ESCOLAR DA PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS/RJ.
MARIA APARECIDA MENDES
DISSERTAÇÃO
18/07/2022

A pesquisa possui como objeto de estudo a análise das percepções do voluntariado que atuou no Programa “Mais Educação”, no que se refere a situação do trabalho voluntário, condições reais de seu desenvolvimento – instrumental e estrutural – suas atribuições, expectativas e autoavaliação. Pretende-se contribuir, nesse sentido, dialogando a partir das impressões e relatos do voluntariado, para amadurecer reflexões sobre a implementação desse programa de educação em tempo integral, por meio da visibilidade impressa ao trabalho voluntário no programa em questão. Para tanto, são discutidas informações sobre o perfil dessa monitoria, bem como suas expectativas iniciais em relação ao programa, à implementação do mesmo e suas considerações sobre os pontos positivos, negativos e potenciais em relação ao desenvolvimento do “Mais Educação”, no que se refere à sua filosofia, sua estrutura e seu funcionamento. Sendo assim, apresentamos um panorama sobre o mencionado programa na rede municipal de Duque de Caxias, através de um estudo de caso, sobre o trabalho desenvolvido em uma unidade escolar pertencente ao município de Duque de Caxias, no período compreendido entre 2010 e 2018. Foi dada ênfase às experiências surgidas ao longo do processo de adesão dos voluntários e às dinâmicas de trabalho na Escola Municipal Anton Dworsak. Sendo assim, a pesquisa analisa: (a) a contratação e perfil do voluntariado e (b) a dinâmica escolar ao longo da implementação do programa. Em primeiro lugar, foi feita a análise da documentação que regulamentou a implementação dos projetos, a seleção de registros de trabalhos dos voluntários e análise bibliográfica para, posteriormente, realizar as entrevistas. Dentre os objetivos está evidenciar o perfil desse voluntariado, suas crenças e objetivos iniciais, bem como se estas se modificaram ao longo do seu transcorrer. Nesse sentido a análise ao longo do tempo e das impressões com o término, considerando o ponto de partida em 2010 (início do programa na unidade escolar) e seu transcorrer até 2018 (término do programa na unidade escolar). Dentre os resultados, é possível observar que, se por um lado o PME foi um marco na política educacional, por outro lado, sua descontinuidade denota a dificuldade de estruturação de uma política educacional integral e de longo prazo no país. Cabe ressaltar que o olhar investigativo se misturou ao olhar de quem fez parte do processo de implementação e funcionamento do programa na Unidade campo dessa pesquisa (coordenação do programa na Anton Dworsak). Segundo Claude Lévi-Straus (2005), cabe atenção à relação próxima entre objeto e observador como elementos pertencentes à mesma natureza, quando o observador é parte da observação realizada. Nesse sentido, foi mantida a atenção contínua no desenvolvimento das análises, visto que se trata de uma epistemologia desafiadora, onde, no caso, a observadora foi ela própria uma parte da sua observação. (LÉVI-STRAUSS, 1983, p.153)

Educação integral;educação em tempo integral;trabalho voluntário e Programa Mais Educação.
The object of study of the research is the analysis of the perceptions of volunteers that worked in the “Programa Mais Educação”, regarding their situation as volunteer workers, the actual conditions of work development - instrumental and structural - their responsibilities, expectations and self- assessment. The goal is to contribute, in this sense, by discussing the impressions and reports of the volunteers, to mature reflections about the implementation of this full-time education program through the visibility given to the volunteer work in the program in question. Thus, we present an overview of the mentioned program in the municipal network of Duque de Caxias, through a case study, about the work developed in a school unit belonging to the municipality of Duque de Caxias, in the period between 2010 and 2018. Emphasis was given to the experiences that emerged throughout the process of volunteers' adhesion and the dynamics of work at the Escola Municipal Anton Dworsak. Therefore, the research analyzes: (a) the hiring process and profile of the volunteers and (b) the school dynamics throughout the implementation of the program. The first step was the analysis of the documentation that regulated the implementation of the projects, the selection of records of the volunteers' work, and a bibliographical analysis, to be followed by interviews. Among the goals there was the intention to show the profile of these volunteers, their initial beliefs and objectives, as well as whether these have changed over time. In this sense, the analysis over time and the impressions at the end, considering the starting point in 2010 (beginning of the program in the school unit). Among the results, it is possible to observe that, if, on the one hand, the PME was a landmark in educational policy, on the other hand, its discontinuity denotes the difficulty of structuring an integral and long-term educational policy in the country. It is worth mentioning that the investigative view was mixed with the look of those who were part of the process of implementation and operation of the program in the field unit of this research (coordination program at Anton Dworsak). According to Claude Lévi-Strauss (1983), the close relationship between object and observer as elements belonging to the same nature when the observer is part of the observation carried out. In this sense, continuous attention was maintained in the development of the analyses, since it is a challenging epistemology, where, in this case, the observer was herself a part of her observation. (LÉVI-STRAUSS, 1983, p.153)
Integral education;full-time education;volunteer work;public politics and the “Mais Educação” Program.
140
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

CIÊNCIAS SOCIAIS
LINHA 1 – TEORIA POLÍTICA, INSTITUIÇÕES, POLÍTICAS PÚBLICAS E GLOBALIZAÇÃO.
Ideologia, partidos e representação: uma análise do programa de governo dos candidatos à Presidência da República na Nova República

Banca Examinadora

ALESSANDRA MAIA TERRA DE FARIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SILVIA REGINA ALVES FERNANDES Docente - PERMANENTE
ALESSANDRA MAIA TERRA DE FARIA Docente - PERMANENTE
ROSALIA MARIA DUARTE Participante Externo
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS Participante Externo

Vínculo

CLT
Outros
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer