A pesquisa possui como objeto de estudo a análise das percepções do voluntariado que atuou no
Programa “Mais Educação”, no que se refere a situação do trabalho voluntário, condições reais de
seu desenvolvimento – instrumental e estrutural – suas atribuições, expectativas e autoavaliação.
Pretende-se contribuir, nesse sentido, dialogando a partir das impressões e relatos do voluntariado,
para amadurecer reflexões sobre a implementação desse programa de educação em tempo integral,
por meio da visibilidade impressa ao trabalho voluntário no programa em questão. Para tanto, são
discutidas informações sobre o perfil dessa monitoria, bem como suas expectativas iniciais em
relação ao programa, à implementação do mesmo e suas considerações sobre os pontos positivos,
negativos e potenciais em relação ao desenvolvimento do “Mais Educação”, no que se refere à sua
filosofia, sua estrutura e seu funcionamento. Sendo assim, apresentamos um panorama sobre o
mencionado programa na rede municipal de Duque de Caxias, através de um estudo de caso, sobre
o trabalho desenvolvido em uma unidade escolar pertencente ao município de Duque de Caxias, no
período compreendido entre 2010 e 2018. Foi dada ênfase às experiências surgidas ao longo do
processo de adesão dos voluntários e às dinâmicas de trabalho na Escola Municipal Anton Dworsak.
Sendo assim, a pesquisa analisa: (a) a contratação e perfil do voluntariado e (b) a dinâmica escolar
ao longo da implementação do programa. Em primeiro lugar, foi feita a análise da documentação
que regulamentou a implementação dos projetos, a seleção de registros de trabalhos dos voluntários
e análise bibliográfica para, posteriormente, realizar as entrevistas. Dentre os objetivos está
evidenciar o perfil desse voluntariado, suas crenças e objetivos iniciais, bem como se estas se
modificaram ao longo do seu transcorrer. Nesse sentido a análise ao longo do tempo e das impressões
com o término, considerando o ponto de partida em 2010 (início do programa na unidade escolar) e
seu transcorrer até 2018 (término do programa na unidade escolar). Dentre os resultados, é possível
observar que, se por um lado o PME foi um marco na política educacional, por outro lado, sua
descontinuidade denota a dificuldade de estruturação de uma política educacional integral e de longo
prazo no país. Cabe ressaltar que o olhar investigativo se misturou ao olhar de quem fez parte do
processo de implementação e funcionamento do programa na Unidade campo dessa pesquisa
(coordenação do programa na Anton Dworsak). Segundo Claude Lévi-Straus (2005), cabe atenção
à relação próxima entre objeto e observador como elementos pertencentes à mesma natureza, quando
o observador é parte da observação realizada. Nesse sentido, foi mantida a atenção contínua no
desenvolvimento das análises, visto que se trata de uma epistemologia desafiadora, onde, no caso, a
observadora foi ela própria uma parte da sua observação. (LÉVI-STRAUSS, 1983, p.153)