• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Ciências Sociais (31002013025P7)
O IMPACTO DA COVID-19 NA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DE IMIGRANTES VENEZUELANOS WARAO EM TINGUÁ – NOVA IGUAÇU
PRISCILA DE ALANTINO BRAZ SILVA
DISSERTAÇÃO
15/03/2022

A história das migrações é marcada pela atração ou repulsão de seus agentes, os migrantes, por parte dos Estados. Em contextos de epidemia ou pandemia chegam até mesmo a serem vistos como vetores de doenças. Tais percepções acabam por impactar diretamente no processo de integração e de desenvolvimento escolar desta população no país de acolhida. Diante deste cenário, o objetivo principal deste trabalho é verificar o quanto a pandemia de COVID-19 afetou a rotina escolar dos alunos migrantes e refugiados, matriculados em escolas do Rio de Janeiro. Para alcançar este objetivo verificamos como o distanciamento social intensificou desigualdades e preconceitos presentes no contexto escolar e na relação dos alunos migrantes com os colegas nacionais. Como metodologia foram feitas revisões bibliográfica e documental, aplicação de questionários, entrevistas com os alunos estrangeiros e nacionais, pais, professores e direção, bem como órgãos públicos e instituições que lidam diretamente com migrantes e refugiados. Isto possibilitou a percepção das dificuldades para a integração e para o processo educativo.

COVID-19;migrantes;refugiados;desenvolvimento escolar
The history of migration is marked by the attraction or repulsion of its agents, the migrants, by the States. In contexts of epidemics or pandemics, they are even seen as vectors of diseases. Such perceptions end up having a direct impact on the process of integration and school development of this population in the host country. Given this scenario, the main objective of this work is to verify how much the COVID-19 pandemic affected the school routine of migrant and refugee students, enrolled in schools in Rio de Janeiro. To achieve this objective, we verified how social distancing intensified inequalities and prejudices present in the school context and in the relationship of migrant students with their national colleagues. As a methodology, bibliographic and document reviews were carried out, questionnaires were applied, interviews with foreign and national students, parents, teachers and directors, as well as public bodies and institutions that deal directly with migrants and refugees. This made it possible to perceive thedifficulties for integration and for the educational process.
COVID-19;imigrants;Warao;school development;integration
73
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

CIÊNCIAS SOCIAIS
LINHA 2 – SOCIABILIDADES, CONFLITO E PROCESSOS IDENTITÁRIOS
Os refugiados sírios no Rio de Janeiro e a COVID-19. Implicações e Consequências

Banca Examinadora

MIRIAM DE OLIVEIRA SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA REGINA PIQUET CARNEIRO PETRUS Participante Externo
MIRIAM DE OLIVEIRA SANTOS Docente - PERMANENTE
LUCIANO XIMENES ARAGAO Participante Externo

Vínculo

Bolsa de Fixação
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer