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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA POTIGUAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 (2020-2021): UM ESTUDO COM PROFESSORES DA 13o DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO RN
JOAO WALISON DE OLIVEIRA COSTA
DISSERTAÇÃO
25/02/2022

Considerando a disseminação do novo coronavírus, as medidas de distanciamento social e as aulas remotas sancionadas por decretos e portarias no Estado do Rio Grande do Norte/RN em 2020-2021, esta pesquisa tem por objetivo caracterizar o ensino remoto de língua inglesa na escola pública potiguar em tempos de pandemia da covid-19. Neste viés, no âmbito da Linguística Aplicada (LA), adotou-se a Teoria Dialógica do Discurso e a recente discussão acadêmica sobre a interface entre o ensino de línguas e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e dialógico, utilizando-se de um questionário online (Google Forms) respondido por professores de inglês que trabalham na 13o Diretoria de Educação e Cultura do RN (DIREC) pra a construção de dados. A análise dos dados demonstrou que o ensino remoto de língua inglesa na escola pública potiguar em tempos de pandemia da covid-19 se caracterizou pela/o: 1) predominância do uso do Google Meet, WhatsApp, YouTube, arquivos em PDF, Redes Sociais e Google Classroom; 2) predominância do envio de conteúdos digitais em ferramentas online, videoaulas gravadas e disponibilizadas em Redes Sociais e envio de material impresso com conteúdos educacionais; 3) falta de acesso à internet, de TDIC e de interesse escolar por parte dos estudantes; 4) fato de que grande parte dos professores não receberam nenhum treinamento para lidar com as aulas remotas; 5) cenário de desafios enfrentado com dificuldades; 6) discurso do professor de inglês revelador de uma realidade social de adaptação, superação, reinvenção, crítica e valorização.

Ensino Remoto;Ensino de Inglês;Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Considering the spread of the new coronavirus, social distancing measures and remote classes sanctioned by decrees and ordinances in the State of Rio Grande do Norte/RN in 2020-2021, this research aims to characterize the remote teaching of English in public schools potiguar in times of the covid-19 pandemic. In this bias, within the scope of Applied Linguistics (AL), were adopted the Dialogical Theory of Discourse and the recent academic discussion on the interface between language teaching and the use of Information and Communication Technologies (ICT). Methodologically, we conducted a qualitative, exploratory and dialogic research, using an online questionnaire (Google Forms) answered by English teachers who work at the 13th Directorate of Education and Culture of RN (DEC) for the construction of data. Data analysis showed that remote teaching of the English language in public schools in the state of Rio Grande do Norte in times of the covid-19 pandemic was characterized by: 1) predominance of the use of Google Meet, WhatsApp, YouTube, PDF files, Social Networks and Google Classroom; 2) predominance of sending digital content in online tools, recorded video classes made available on Social Networks and sending printed material with educational content; 3) lack of internet access, TDIC and school interest on the part of students; 4) fact that most teachers did not receive any training to deal with remote classes; 5) scenario of challenges faced with difficulties; 6) English teacher's discourse revealing a social reality of adaptation, overcoming, reinvention, criticism and appreciation.
Remote Teaching;Teaching English;Information and Communication Technologies.
01
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_finalizada_João_Walison_PDF.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
Ensino na escola pública: relações entre tecnologias, autonomia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Banca Examinadora

SAMUEL DE CARVALHO LIMA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Docente - PERMANENTE
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Docente - PERMANENTE
ANA MARIA PEREIRA LIMA Participante Externo

Vínculo

-
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Não
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