Esta pesquisa tem por objetivo discutir as diferentes funções empregadas pelo processo
referencial dêitico em anúncios publicitários no Instagram. Para isso, possui como objetivos
específicos: identificar e descrever qual tipo de dêixis está mais presente no gênero anúncio
publicitário do Instagram; invesigar como os enunciadores utilizam o processo referencial da
dêixis pessoal na construção do gênero discursivo anúncio publicitário do Instagram; analisar
a inter-relação entre a dêixis de pessoa e as funções discursivas desse processo referencial nos
anúncios publicitários do Instagram, a fim de analisar se são estabelecidas relações de sentido
com enfoque na construção do gênero discursivo mencionado. Nesse contexto, dada a
relevância desse gênero para a pesquisa e para os estudos do texto no âmbito da Linguística
Textual, defende-se, assim como Trindade (2012), que o anúncio publicitário, com linguagem
persuasiva, tenta convencer o leitor/consumidor a comprar um produto ou serviço. Assim, é
possível perceber que o objeto de estudo pesquisado é situado em uma perspectiva
sociocognitiva e interativa, uma vez que as funções discursivas do processo referencial
estudado presentes no anúncio publicitário são resultados dessa concepção. Como aporte
teórico, este estudo se subsidia nos pressupostos desenvolvidos por Antunes (210), Bentes
(2001), Koch (1997, 2004), entre outros, relacionados à Linguística Textual e ao seu objeto de
estudo: o texto; por Adam (2011), Cavalcante (2011, 2012), Fernandes (2010), Koch (2003,
2004), Koch e Elias (2011), Machado (2013), Mondada e Dubois (2003), relativos ao
processo de referenciação; Apothéloz e Chanet (2003), Conte (2003), Francis (2003), Koch
(2008), Koch e Elias (2009, 2011), Pereira (2015), Ciulla (2008), Zavam (2007), referentes às
funções discursivas das expressões nominais referenciais. Além disso, este trabalho
configura-se como uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, com método
descritivo, a partir do processo de análise. O corpus da pesquisa é constituído por 30 anúncios
publicitários retirados do Instagram. A partir da análise, verificou-se a presença de dêiticos de
pessoa, tempo, espaço e memória, sendo que destes elementos os mais recorrentes foram os
de pessoa, pois cumprem um papel central na construção do discurso. Dentre as funções
discursivas desempenhadas pelo processo referencial dêitico, destacaram-se neste trabalho, as
seguintes: organização de partes do texto, efeitos estéticos-estilísticos, função de ativação na
memória e a função de marcação de heterogeneidade discursiva. Sendo assim, esta pesquisa
aponta que, embora o gênero anúncio publicitário apresente uma natureza
preponderantemente persuasiva, na construção do gênero discursivo, a escolha de cada
elemento que compõe o texto influenciará muito o convencimento dos interlocutores a
consumirem o que é proposto nos anúncios. Portanto, na construção textual do gênero, são as
funções discursivas do processo referencial dêitico que ajudam a coordenar a argumentação,
atuando no convencimento do consumidor sobre o que está sendo anunciado.