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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO
COGNIÇÃO E LINGUAGEM (31033016011P8)
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: um estudo bibliométrico
NATHALIA ROSALINO TAMY
DISSERTAÇÃO
28/02/2023

Ler e escrever são mecanismos fundamentais na vida do indivíduo, sendo assim, é importante que sejam desenvolvidos e estimulados adequadamente desde a infância e na escola, que se constitui como um dos primeiros contatos do ser humano com a sociedade fora do ambiente familiar. Este estudo foi desenvolvido a partir do fato de que uma das pesquisadoras era uma educanda com deficiência visual que vivenciou um processo regular de alfabetização. O presente estudo tem como objetivo principal verificar a recorrência de estudos e pesquisas relacionados ao ensino de leitura e escrita no processo de alfabetização de educandos com deficiência visual a partir da promulgação da Lei 13.146 - Lei Brasileira de Inclusão. Assim, partindo da hipótese de que, mesmo após a promulgação da referida lei, as pesquisas relacionadas à educação inclusiva, no que diz respeito aos processos de alfabetização e letramento de educandos com deficiência visual, são pouco recorrentes. Para tanto, inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura, selecionando livros e artigos científicos de autores que discorrem acerca da temática em questão. Também, foram selecionados os marcos legais que asseguram educação qualificada como um direito aos educandos com deficiência. Ademais, foi produzida uma análise de dados a partir de levantamento bibliométrico, uma vez que mesmo após a promulgação da lei 13.146 em 2015, pesquisas relacionadas a esta temática, em âmbito educacional são escassas e incipientes. Portanto, torna-se fundamental o investimento de mais recursos que viabilizem e respaldam a elaboração e publicação de pesquisas relacionados à temática em questão, visto que se caracterizam como fonte de conhecimentos e informações que, de fato, contribuem para uma educação qualificada e inclusiva.

Alfabetização;Letramento;Inclusão;Deficiência Visual
Reading and writing are fundamental mechanisms in an individual's life, therefore, it is important that they are properly developed and stimulated from childhood and at school, which constitutes one of the first contacts of human beings with society outside the family environment. This study was developed based on the fact that one of the researchers was a visually impaired student who experienced a regular literacy process. The main objective of this study is to verify the recurrence of studies and research related to the teaching of reading and writing in the literacy process of visually impaired students since the enactment of Law 13,146 - Brazilian Inclusion Law. Thus, based on the hypothesis that, even after the enactment of the aforementioned law, research related to inclusive education, with regard to the literacy and literacy processes of visually impaired students, is not very recurrent. To do so, initially, a literature review was carried out, selecting books and scientific articles by authors who discuss the subject in question. Also, the legal frameworks that ensure qualified education as a right for students with disabilities were selected. In addition, a data analysis was produced from a bibliometric survey, since, even after the enactment of Law 13,146 in 2015, research related to this theme, in the educational field, is scarce and incipient. Therefore, it is essential to invest more resources that enable and support the preparation and publication of research related to the subject in question, since they are characterized as a source of knowledge and information that, in fact, contribute to a qualified and inclusive education.
Literacy;Inclusion;Visual impairment
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO - NATHÁLIA 08.05.pdf

Contexto

COGNIÇÃO E LINGUAGEM
PESQUISAS INTERDISCIPLINARES EM COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO.
-

Banca Examinadora

ELIANA CRISPIM FRANCA LUQUETTI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCIANA DA SILVA ALMEIDA Egresso - Doutorado
ELIANA CRISPIM FRANCA LUQUETTI Docente - PERMANENTE
SERGIO ARRUDA DE MOURA Docente - PERMANENTE
ROSIANE LUCIA RIBEIRO Egresso - Doutorado
SHIRLENA CAMPOS DE SOUZA AMARAL Docente - PERMANENTE

Vínculo

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Não
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