• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Tópicos de dinâmica dos fluidos por experimentação: uma proposta de sequência didática
JOAO ARAUJO FILHO
DISSERTAÇÃO
08/09/2021

A Dinâmica dos Fluidos como parte do ensino de Física tem um papel relevante devido às diversas aplicações tecnológicas que estão presentes em nosso cotidiano e à riqueza produzida através do domínio desta tecnologia. Por outro lado, grande parte da temática de fluidos no ensino médio é reservada para o ensino de Hidrostática, com pouco espaço para os conceitos e fenômenos envolvidos na Dinâmica dos Fluidos. Isso deve-se, principalmente, à complexidade e às deficiências na formação de professores. Diante disso, o presente trabalho faz um recorte de tópicos e conceitos básicos da temática de Dinâmica dos Fluidos por meio de uma sequência didática estruturada em torno de atividades experimentais que podem motivar e tornar o assunto mais acessível aos professores e estudantes do ensino médio. O Produto Educacional (sequência didática) foi desenvolvido pela escolha de atividades experimentais de caráter demonstrativo e quantitativo, abordando tópicos como: visualização de escoamentos de fluidos, viscosimetria, Lei de Stokes, Equação da Continuidade, vazão, sustentação aerodinâmica e Efeito Magnus. Escolheu-se o uso de materiais acessíveis ao professor, além de técnicas de videoanálise para coleta quantitativa de dados experimentais e visualização de imagem por aplicação simples da técnica de Shadowgrafia. A metodologia de aplicação seguiu o percurso metodológico da pesquisa-ação associada aos fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa para uma turma regular do ensino médio. Por meio do acompanhamento do desempenho dos estudantes para além das dificuldades relatadas ao longo do processo de aplicação da sequência didática e ao fim de cada atividade experimental com o uso de questionários de consolidação além da comparação entre o pré-teste e o pós-teste, observou-se que a sequência didática foi satisfatória em proporcionar um processo de ensino-aprendizagem desafiador, mais estruturado e contextualizado em torno de atividades de práticas experimentais de Dinâmica dos Fluidos.

Ensino de Física;Dinâmica dos Fluidos;Atividades experimentais;Sequência Didática
Fluid Dynamics as part of the teaching of Physics has a relevant role due to several technological applications that are present in our daily lives and the richness produced by mastering this technology. On the other hand, a large part of this subject in high school is reserved for the teaching of Hydrostatics, with little space for the concepts and phenomena involved in Fluid Dynamics. This is mainly due to the complexity and deficiencies in teacher education. In view of the foregoing, the present work outlines the basic concepts of the Fluid Dynamics theme through a didactic sequence structured around experimental activities that can motivate and make the subject more accessible for the high school teachers and students. The Educational Product (didactic sequence) was developed by choosing experimental activities of demonstrative and quantitative character, covering topics such as: visualization of fluid flows, viscosimetry and Stokes' Law, Continuity Equation, volumetric flow rate, aerodynamic support and Magnus Effect. Accessible materials to the teacher was chosen, in addition to video analysis techniques for quantitative collection of experimental data and image visualization by simple application of the Shadowgraphy technique. The application methodology followed the methodological path of action research associated with the fundamentals of a meaningful learning approach for a regular high school class. By monitoring the performance of students, in addition to the difficulties reported, throughout the process of applying the didactic sequence at the end of each experimental activity with the use of consolidation questionnaires, in addition to comparing the pre-test and post-test questionnaires, it was observed that the didactic sequence was satisfactory in providing a challenging teachinglearning process, but structured and contextualized around activities of experimental Fluid Dynamics practices.
Physics Teaching;Fluid Dynamics;Experimental activities;Following teaching
01
174
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Tópicos de dinâmica dos fluidos por experimentação - uma proposta de sequência didática.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

BRUNO TAVARES DE OLIVEIRA ABAGARO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BRUNO TAVARES DE OLIVEIRA ABAGARO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer