Nesta pesquisa, buscamos analisar o ensino de coesão textual em livros didáticos de Língua
Portuguesa, que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para tal,
compreendemos que o fenômeno da coesão textual colabora para a coerência lógica do texto,
tornando-o compreensível, ordenado e persuasivo ao leitor. A coesão estabelece uma relação
entre os elementos da superfície do texto e os sentidos, constituindo um processo fundamental
para sua produção, segundo Antunes (2005). Diante desta premissa, consideramos a coesão
textual, de caráter referencial, como objeto central da nossa pesquisa, ao investigar os conceitos
que fundamentam seu ensino, a partir da análise das atividades dos Livros Didáticos de Língua
Portuguesa do Ensino Fundamental II, aprovados e selecionados a partir do PNLD. Como
objetivos específicos, buscamos identificar e interpretar os aspectos gramaticais quanto à
coesão textual no Livro Didático e, também, pontuar as principais mudanças conceituais
adotadas nas obras selecionadas, sempre em consonância as contribuições da
Linguística Textual (LT). Nossa pesquisa se situa no campo da LT e, para tanto, dialogamos
com autores como Koch (1989, 2004, 2015), Antunes (2005) e Marcuschi (2019, 1998). No
que concerne ao livro didático, fundamentamo-nos em Bezerra e Dionísio (2020)
e Bunzen (2005, 2009, 2020). A metodologia adotada para essa investigação é de caráter
qualitativo e de natureza documental, baseando-nos na sequência de procedimentos sugeridos
por Paiva (2019), Coracini (2011) e Gil (2008). A análise documental se detém sobre quatro
obras didáticas de Língua Portuguesa, destinadas às turmas dos anos finais do ensino
fundamental II, são elas: Comunicação em Língua Portuguesa, dos autores Carlos Faraco e
Francisco Moura de 1985; Português Através dos Textos de Magda Soares de 1998/1999;
Português e Linguagens, terceira obra dos autores Thereza Cochar Magalhães e William
Roberto Cereja de 2005; e, por último, Tecendo Linguagens, de Lucy Aparecida Melo Araújo.
Todas as obras mencionadas foram aprovadas pelo PNLD. Desse modo, os livros didáticos,
analisados nessa dissertação, apresentam transformações didáticas e conceituais, na perspectiva
de agregar práticas produtivas do ensino de língua portuguesa. Como resultado dessas reflexões
acerca do ensino da coesão textual, por meio do livro didático, apresentadas nessa dissertação,
faz-nos constatar que esse recurso pedagógico é um dos referenciais básicos para o trabalho do
professor no processo ensino-aprendizagem de língua portuguesa.