• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
O ENSINO DA COESÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM TEXTUAL
FRANCISCO WELLINGTON DOS SANTOS SALDANHA
DISSERTAÇÃO
28/07/2022

Nesta pesquisa, buscamos analisar o ensino de coesão textual em livros didáticos de Língua Portuguesa, que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para tal, compreendemos que o fenômeno da coesão textual colabora para a coerência lógica do texto, tornando-o compreensível, ordenado e persuasivo ao leitor. A coesão estabelece uma relação entre os elementos da superfície do texto e os sentidos, constituindo um processo fundamental para sua produção, segundo Antunes (2005). Diante desta premissa, consideramos a coesão textual, de caráter referencial, como objeto central da nossa pesquisa, ao investigar os conceitos que fundamentam seu ensino, a partir da análise das atividades dos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, aprovados e selecionados a partir do PNLD. Como objetivos específicos, buscamos identificar e interpretar os aspectos gramaticais quanto à coesão textual no Livro Didático e, também, pontuar as principais mudanças conceituais adotadas nas obras selecionadas, sempre em consonância as contribuições da Linguística Textual (LT). Nossa pesquisa se situa no campo da LT e, para tanto, dialogamos com autores como Koch (1989, 2004, 2015), Antunes (2005) e Marcuschi (2019, 1998). No que concerne ao livro didático, fundamentamo-nos em Bezerra e Dionísio (2020) e Bunzen (2005, 2009, 2020). A metodologia adotada para essa investigação é de caráter qualitativo e de natureza documental, baseando-nos na sequência de procedimentos sugeridos por Paiva (2019), Coracini (2011) e Gil (2008). A análise documental se detém sobre quatro obras didáticas de Língua Portuguesa, destinadas às turmas dos anos finais do ensino fundamental II, são elas: Comunicação em Língua Portuguesa, dos autores Carlos Faraco e Francisco Moura de 1985; Português Através dos Textos de Magda Soares de 1998/1999; Português e Linguagens, terceira obra dos autores Thereza Cochar Magalhães e William Roberto Cereja de 2005; e, por último, Tecendo Linguagens, de Lucy Aparecida Melo Araújo. Todas as obras mencionadas foram aprovadas pelo PNLD. Desse modo, os livros didáticos, analisados nessa dissertação, apresentam transformações didáticas e conceituais, na perspectiva de agregar práticas produtivas do ensino de língua portuguesa. Como resultado dessas reflexões acerca do ensino da coesão textual, por meio do livro didático, apresentadas nessa dissertação, faz-nos constatar que esse recurso pedagógico é um dos referenciais básicos para o trabalho do professor no processo ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

Coesão Textual;Língua Portuguesa;Linguística Textual;Livro Didático.
In this research, we seek to analyze the teaching of textual cohesion in Portuguese-language textbooks, which are part of the National Textbook Program (PNLD). To this end, we understand that the phenomenon of textual cohesion contributes to the logical coherence of the text, making it understandable, orderly and persuasive to the reader. Cohesion establishes a relationship between the surface elements of the text and the senses, constituting a fundamental process for its production, according to Antunes (2005). In view of this premise, we consider textual cohesion, of a referential character, as the central object of our research, when investigating the concepts that underlie its teaching, based on the analysis of the activities of the Textbooks of Portuguese Language for Elementary School II, approved and selected by from the PNLD. As specific objectives, we seek to identify and interpret the grammatical aspects regarding textual cohesion in the Textbook and, also, to point out the main conceptual changes adopted in the selected works, always in line with the contributions of Textual Linguistics (TL). Our research is located in the field of TL and, for that, we dialogue with authors such as Koch (1989, 2004, 2015), Antunes (2005) and Marcuschi (2019, 1998). Regarding the textbook, we base ourselves on Bezerra and Dionísio (2020) and Bunzen (2005, 2009, 2020). The methodology adopted for this investigation is qualitative and documentary in nature, based on the sequence of procedures suggested by Paiva (2019), Coracini (2011) and Gil (2008). The documental analysis focuses on four didactic works in Portuguese, intended for classes in the final years of elementary school II, they are: Communication in Portuguese Language, by the authors Carlos Faraco and Francisco Moura from 1985; Portuguese Through the Texts of Magda Soares from 1998/1999; Portuguese and Languages, third work by the authors Thereza Cochar Magalhães and William Roberto Cereja, 2005; and, finally, Weaving Languages, by Lucy Aparecida Melo Araújo. All the works mentioned were approved by the PNLD. Thus, the textbooks analyzed in this dissertation present didactic and conceptual transformations, in the perspective of aggregating productive practices of Portuguese language teaching. As a result of these reflections on the teaching of textual cohesion, through the textbook, presented in this dissertation, it makes us realize that this pedagogical resource is one of the basic references for the teacher's work in the teaching-learning process of Portuguese language.
Textual Cohesion;Portuguese Language;Textual Linguistics;Textbook
01
111
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação (1).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
-

Banca Examinadora

ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Docente - PERMANENTE
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Docente - PERMANENTE
FRANKLIN OLIVEIRA SILVA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer