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UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA E A ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIAIS E TECNOLÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL
LUCAS FRANKLIN DOS SANTOS SOUZA
DISSERTAÇÃO
29/06/2022

A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem apresentado grandes contribuições no âmbito da pesquisa, levando em consideração a sua implementação nos espaços formais e não formais de ensino. Esta consegue contribuir na promoção da alfabetização científica, motivação dos alunos perante a aprendizagem de determinado(s) conteúdo(s) e na formação integral do sujeito. Assim, a presente pesquisa possui como objetivo geral “compreender as possibilidades de apropriação da educação CTS no conteúdo de cinética química na visão de licenciandos do curso de Química da UERN”. A pesquisa se classifica como sendo de abordagem mista, seguindo o modelo de estratégia de triangulação concomitante, básica e aplicada, exploratória, bibliográfica e pesquisa de campo. Os participantes da pesquisa são licenciandos do curso de Química da UERN, campus central, Mossoró/RN e professores avaliadores que tenham formação em química e lecionam no ensino superior. Para se atingir o objetivo proposto foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: levantamento bibliográfico, por meio de um estado do conhecimento em 19 periódicos nacionais e internacionais; entrevista de sondagem com os discentes participantes; e o roteiro de avaliação do material didático que foi elaborado, tendo como respondentes os professores avaliadores. Após a coleta dos dados, deu-se início ao processo de análise, em que se utilizou dos seguintes métodos e ferramenta: Análise de conteúdo de Bardin (2011), o software IRAMUTEQ versão 0.7 alfa 2 e validação do questionário por especialistas da área de Química para a avaliação do material didático. Por meio do estado do conhecimento, foi possível realizar um mapeamento em periódicos da Ibero-América que abordam a temática da cinética química. A maior parte dos trabalhos tratava de investigações em sala de aula, tendo sido realizadas majoritariamente, na educação básica. As análises textuais com apoio do IRAMUTEQ, permitiram uma melhor visualização dos trabalhos e corroboram a análise de conteúdo, no que diz respeito as temáticas que são discutidas com maior frequência nos trabalhos, as propostas de ensino e o contexto, nos quais as pesquisas estão centradas. A análise das entrevistas realizadas com os discentes permitiu perceber que a abordagem CTS é vista pelos estudantes como uma perspectiva que contribui para o protagonismo estudantil, a formação cidadã, e o desenvolvimento do pensamento crítico. É interessante frisar que estes possuem uma visão positivista e neutra sobre a ciência e as tecnologias, a qual se caracterizam por pensamentos voltados para o modelo de decisões tecnocráticas. Por meio das respostas obtidas através do roteiro de avaliação, foi possível perceber que os professores avaliadores concordam que o material didático produzido se mostra adequado para o ensino e aprendizagem de conceitos da cinética química. Assim, por meio do desenvolvimento da pesquisa, foi possível perceber as possibilidades de abordar a educação CTS dentro do conceito de cinética química, tendo em vista as suas potencialidades, como também compreender as concepções dos licenciandos em química, a respeito da temática.

Educação CTS;Cinética Química;Material didático.
The Science, Technology and Society (STS) approach has brought great contributions to the research field, considering its implementation in the formal and non-formal teaching spaces. This can contribute to the promotion of scientific literacy, motivating the students to learning certain contents and in the integral formation of the subject. Thus, the present work aims to understand the possibilities of appropriation of STS education in the content of chemical kinetics in the vision of the undergraduate students. The research is classified as being of mixed approach, following the strategy model of concomitant triangulation, basic and applied, exploratory, bibliographic and field research. The participants of the research are undergraduate students of the Chemistry program at UERN, central campus, at Mossoró/RN, and evaluator professors that have Chemistry degrees and teach at higher level. To reach the proposed goal, we used the following data collection instruments: bibliographical survey, by means of a state of knowledge in 19 national and internation periodicals; polling interviews with the participant students; and the evaluation script of the didatical unit that was elaborated, answered by the evaluator professors. After the data collection, we started the process of data analysis, in which three methods were used: Bardin discourse analysis (2011), the software Iramuteq version 0.7 alpha 2, and analysis by specialists, in which it was used for script analysis of evaluation of the didatical unit. By means of the state of knowledge, it was possible to perform a mapping in Iberoamerican periodicals that approach the subject of chemical kinetics. Most of the works approached classroom investigations, being performed in their majority on basic education level. The text analysis with the help of Iramuteq allowed a better visualization of the works and corroborate the content analysis. The analysis of the interviews performed with the students allowed us to notice that the STS approach is seen by the students as a perspective that contributes for student protagonism, citizen formation, and the development of critical thinking. It is interesting to stress that they have a positivist and neutral view about Science and technologies, which are characterized by thinking geared towards the model of technocratical decisions. Through the answers obtained by the evaluation script, it was possible to notice that the evaluator professors agree that the didatical material produced is adequate for the teaching and learning of concepts of chemical kinetics.
STS education;Chemical Kinetics;Didatical Unit.
01
118
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Lucas Souza.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
-

Banca Examinadora

ALBINO OLIVEIRA NUNES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCELO NUNES COELHO Docente - PERMANENTE
ALBINO OLIVEIRA NUNES Docente - PERMANENTE
JOSIVANIA MARISA DANTAS Participante Externo
Yair Porras Contreras Participante Externo
ANNE GABRIELLA DIAS SANTOS CALDEIRA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
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