A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem apresentado grandes
contribuições no âmbito da pesquisa, levando em consideração a sua implementação nos
espaços formais e não formais de ensino. Esta consegue contribuir na promoção da
alfabetização científica, motivação dos alunos perante a aprendizagem de determinado(s)
conteúdo(s) e na formação integral do sujeito. Assim, a presente pesquisa possui como objetivo
geral “compreender as possibilidades de apropriação da educação CTS no conteúdo de cinética
química na visão de licenciandos do curso de Química da UERN”. A pesquisa se classifica
como sendo de abordagem mista, seguindo o modelo de estratégia de triangulação
concomitante, básica e aplicada, exploratória, bibliográfica e pesquisa de campo. Os
participantes da pesquisa são licenciandos do curso de Química da UERN, campus central,
Mossoró/RN e professores avaliadores que tenham formação em química e lecionam no ensino
superior. Para se atingir o objetivo proposto foram utilizados os seguintes instrumentos de
coleta de dados: levantamento bibliográfico, por meio de um estado do conhecimento em 19
periódicos nacionais e internacionais; entrevista de sondagem com os discentes participantes; e
o roteiro de avaliação do material didático que foi elaborado, tendo como respondentes os
professores avaliadores. Após a coleta dos dados, deu-se início ao processo de análise, em que
se utilizou dos seguintes métodos e ferramenta: Análise de conteúdo de Bardin (2011), o
software IRAMUTEQ versão 0.7 alfa 2 e validação do questionário por especialistas da área de
Química para a avaliação do material didático. Por meio do estado do conhecimento, foi
possível realizar um mapeamento em periódicos da Ibero-América que abordam a temática da
cinética química. A maior parte dos trabalhos tratava de investigações em sala de aula, tendo
sido realizadas majoritariamente, na educação básica. As análises textuais com apoio do
IRAMUTEQ, permitiram uma melhor visualização dos trabalhos e corroboram a análise de
conteúdo, no que diz respeito as temáticas que são discutidas com maior frequência nos
trabalhos, as propostas de ensino e o contexto, nos quais as pesquisas estão centradas. A análise
das entrevistas realizadas com os discentes permitiu perceber que a abordagem CTS é vista
pelos estudantes como uma perspectiva que contribui para o protagonismo estudantil, a
formação cidadã, e o desenvolvimento do pensamento crítico. É interessante frisar que estes
possuem uma visão positivista e neutra sobre a ciência e as tecnologias, a qual se caracterizam
por pensamentos voltados para o modelo de decisões tecnocráticas. Por meio das respostas
obtidas através do roteiro de avaliação, foi possível perceber que os professores avaliadores
concordam que o material didático produzido se mostra adequado para o ensino e aprendizagem
de conceitos da cinética química. Assim, por meio do desenvolvimento da pesquisa, foi possível
perceber as possibilidades de abordar a educação CTS dentro do conceito de cinética química,
tendo em vista as suas potencialidades, como também compreender as concepções dos
licenciandos em química, a respeito da temática.