• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
AS EMOÇÕES NO DISCURSO DE PROFESSORAS DA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA
KAROLINE ZILAH SANTOS CARNEIRO
DISSERTAÇÃO
09/09/2022

Este trabalho tem o objetivo geral de analisar a emergência de emoções em relatos de experiência de professoras da escola pública sobre o ensino remoto de Língua Inglesa (LI) durante a pandemia de COVID-19 no ano de 2020. Dois objetivos específicos norteiam esta pesquisa: 1) Discutir as condições de trabalho das professoras de LI de escolas estaduais de ensino médio do Sertão Central do Ceará na implementação do ensino remoto emergencial; e 2) Analisar dialogicamente os relatos de experiência das professoras, a fim de evidenciar regras emocionais e trabalho emocional presentes no discurso sobre o ensino de LI na escola pública no momento pandêmico. Esse estudo adota duas perspectivas teóricas em interface para produzir inteligibilidade sobre as relações entre emoções e ensino remoto de LI. Partindo da concepção dialógica de linguagem baseada em leituras do Círculo de Bakhtin, os relatos das professoras são considerados enunciados concretos situados nos contextos dos discursos socio- históricos que os permeiam. Em seguida, a abordagem crítica das emoções, que define o trabalho emocional (emotion labor) de professores de línguas como o conflito entre suas crenças e as regras emocionais (feeling rules) vigentes na sociedade sobre a docência. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa interpretativista, cujo corpus é construído a partir de um questionário respondido por cinco professoras e dos relatos de experiência escritos por duas dessas voluntárias. A interpretação dos dados se baseia em parâmetros da Análise Dialógica do Discurso, entrelaçando questões sobre o ensino remoto de LI com as emoções das professoras, imersas nas circunstâncias sociais, históricas, políticas e ideológicas da pandemia. Os resultados indicam que o trabalho emocional das professoras envolve angústia, tensão, tristeza, ansiedade, cansaço, preocupação, aborrecimento, constrangimento, estresse, desmotivação, frustração e sensação de incapacidade. Essas emoções emergem nos enunciados das professoras e são agenciadas em resposta às regras emocionais implícitas nas diretrizes regulamentadoras do ensino remoto no estado do Ceará e em discursos sobre produtividade, sobre o ensino como cuidado e sobre o desafio de ensinar LI na escola pública.

Ensino de Língua Inglesa;Ensino remoto;Escola Pública;Emoções;Análise Dialógica do Discurso.
This study aims at analyzing the emergence of emotions in the accounts of public school teachers on teaching English Language (EL) remotely in the first year of the COVID-19 pandemic, in 2020. Two specific objectives guide this research. The first is to discuss the working conditions of EL female teachers in public high schools from the Central Semi-Arid region of Ceará state, Brazil, during the implementation of emergency remote teaching. The second is to analyze dialogically the teachers' accounts in order to highlight feeling rules and emotion labor in the discourse on teaching EL in public schools in the pandemic situation. This work adopts two theoretical perspectives in interface to produce intelligibility about the relationships between emotions and EL remote teaching. Starting from the dialogical conception of language based on interpretations of the Bakhtin Circle, the teachers' accounts are considered concrete utterances situated in the contexts of the socio-historical discourses that permeate them. Then, the critical approach emotions, that defines the emotion labor of language teachers as the conflict between their beliefs and the feeling rules prevailing in society about teaching. Therefore, this is an interpretative qualitative research, whose corpus is built from a survey answered by five female English teachers and the accounts written by two of these volunteers. Data interpretation is based on Dialogical Discourse Analysis parameters, intertwining issues about remote language teaching with the teachers' emotions, immersed in the social, historical, political and ideological circumstances of the pandemic. The results indicate that the teachers' emotion labor involves distress, tension, sadness, anxiety, tiredness, worry, discomfort, embarrassment, stress, demotivation, frustration and a feeling of incapacity. These emotions emerge in their utterances and are regulated in response to the feeling rules implicit in remote teaching policies and guidelines provided by the state of Ceará and in discourses about productivity, teaching as caring and the challenge of teaching EL in public schools.
English Language Teaching;Remote teaching;Public school;Emotions;Dialogical Discourse Analysis.
01
150
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação POSENSINO - Karoline Zilah Santos Carneiro.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
Análise dialógica dos discursos sobre práticas pedagógicas na escola pública

Banca Examinadora

SAMUEL DE CARVALHO LIMA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DA PENHA CASADO ALVES Participante Externo
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Docente - PERMANENTE
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer