Este trabalho busca compreender como a literatura, através da contação de histórias, ressignifica as memórias de idosos do Centro de Referência da Assistência Social da cidade de Pereiro/CE. Para embasar nossas discussões sobre discurso, respaldamos-nos em Bakhtin (2016) e Orlandi (2007); acerca da concepção de memória, em Bergson (1999), Bosi (2003; 1994), Goldfarb (2009) e Halbwachs (2003); sobre o conceito de leitura, apoiamos-nos em Busatto (2012), Cosson (2007) e Solé (1998); em relação à temática idosos, contamos com as reflexões de Santana e Sena (2003), Silva (2005), dentre outros autores. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como descritiva, exploratória e interpretativista, de abordagem qualitativa, do tipo participante, cujo método de enfoque é o indutivo. Para tanto, a observação participante se utilizou da entrevista temática de grupo focal para auxiliar
na coleta e constituição dos dados, processo(s) que segue(m) os seguintes passos: escolhas metodológicas, estudo preliminar da população envolvida, planejamento do cronograma de atividades e desenvolvimento de um plano de ação. No que se refere à análise dos dados, o foco se dá no discurso, convocando três categorias: i) as condições de produção; ii) a formação discursiva; e iii) a formação ideológica. A pesquisa desenvolveu atividades interativas, com contação de histórias, tencionando valorizar as histórias de vida dos participantes, bem como recapitular momentos através de leituras literárias, contribuir, oportunizar e ressignificar lembranças que marcaram suas trajetórias individuais e coletivas. Além de todos esses aspectos, pudemos registrar e arquivar muitas memórias.