A noção de perfil conceitual, proposta por Mortimer (1995), permite ao sujeito atribuir diferentes significados a um determinado conceito. Nesse sentido, a presente pesquisa busca analisar a evolução do perfil conceitual de força de alunos da 1ª série do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, da cidade de Mossoró/RN, quando submetidos a uma sequência didática, baseada em metodologias ativas no discurso de sala de aula. Como ponto de partida, realizamos um estado do conhecimento, a partir de dissertações e teses - do Catalogo de Teses e Dissertações da Capes - sobre perfil conceitual de pesquisas realizadas nas series finais do ensino fundamental, médio e superior na área do Ensino de Ciências, em especial na área de Ensino de Física, no âmbito das pós-graduações brasileiras. Posteriormente, realizamos a ampliação do estado do conhecimento, com um novo levantamento, desta vez, no Portal de Periódicos CAPES e SciELO. Isso posto, integramos o modelo de perfil conceitual à ferramenta da estrutura analítica do discurso, idealizada por Mortimer e Scott (2002; 2003) e aplicada por Amaral e Mortimer (2007), possibilitando para este estudo o acompanhamento das interações e da dinâmica do perfil conceitual, apresentadas pelos alunos participantes, a partir da avaliação de suas zonas do perfil ao longo da produção e troca dialógica de significados do conceito em questão. A coleta de dados foi feita por meio de questionários (pré e pós-testes), que foram categorizados de acordo com as oito zonas do perfil conceitual de força estabelecidas por Radé (2005), anotações em diário de bordo, em virtude das observações feitas durante as aulas e vídeo-gravações das aulas. Estas se desdobraram em mapas de atividades, que contribuíram para a seleção e análise dos episódios de ensino. Com os resultados alcançados, inferiremos que a proposta de ensino baseada em metodologias ativas favoreceu as interações e a evolução do perfil conceitual do conceito físico de força em sala de aula.