• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
PERFIL CONCEITUAL DE FORÇA: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM SALA DE AULA COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS
MARIA DAS DORES MESSIAS
DISSERTAÇÃO
02/12/2022

A noção de perfil conceitual, proposta por Mortimer (1995), permite ao sujeito atribuir diferentes significados a um determinado conceito. Nesse sentido, a presente pesquisa busca analisar a evolução do perfil conceitual de força de alunos da 1ª série do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, da cidade de Mossoró/RN, quando submetidos a uma sequência didática, baseada em metodologias ativas no discurso de sala de aula. Como ponto de partida, realizamos um estado do conhecimento, a partir de dissertações e teses - do Catalogo de Teses e Dissertações da Capes - sobre perfil conceitual de pesquisas realizadas nas series finais do ensino fundamental, médio e superior na área do Ensino de Ciências, em especial na área de Ensino de Física, no âmbito das pós-graduações brasileiras. Posteriormente, realizamos a ampliação do estado do conhecimento, com um novo levantamento, desta vez, no Portal de Periódicos CAPES e SciELO. Isso posto, integramos o modelo de perfil conceitual à ferramenta da estrutura analítica do discurso, idealizada por Mortimer e Scott (2002; 2003) e aplicada por Amaral e Mortimer (2007), possibilitando para este estudo o acompanhamento das interações e da dinâmica do perfil conceitual, apresentadas pelos alunos participantes, a partir da avaliação de suas zonas do perfil ao longo da produção e troca dialógica de significados do conceito em questão. A coleta de dados foi feita por meio de questionários (pré e pós-testes), que foram categorizados de acordo com as oito zonas do perfil conceitual de força estabelecidas por Radé (2005), anotações em diário de bordo, em virtude das observações feitas durante as aulas e vídeo-gravações das aulas. Estas se desdobraram em mapas de atividades, que contribuíram para a seleção e análise dos episódios de ensino. Com os resultados alcançados, inferiremos que a proposta de ensino baseada em metodologias ativas favoreceu as interações e a evolução do perfil conceitual do conceito físico de força em sala de aula.

Perfil conceitual de força;Metodologias ativas;Unidades de aprendizagem ativa;Análise do discurso em sala de aula;Abordagens comunicativas em sala de aula.
The notion of conceptual profile, proposed by Mortimer (1995), allows the subject to attribute different meanings to a given concept. In this sense, the present research seeks to analyze the evolution of the conceptual profile of strength of students in the 1st grade of high school at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN, in the city of Mossoró/RN, when submitted to a didactic sequence, based on active methodology in classroom discourse. As a starting point, we carried out a state of knowledge, based on dissertations and theses - from the Capes Theses and Dissertations Catalog - on the conceptual profile of research carried out in the final grades of elementary, secondary and higher education in the area of Science Teaching, especially in the area of Physics Teaching, within the scope of Brazilian postgraduate courses. Subsequently, we carried out the expansion of the state of knowledge, with a new survey, this time on the CAPES and SciELO Journals Portal. That said, we integrated the conceptual profile model to the discourse analytical structure tool, idealized by Mortimer and Scott (2002; 2003) and applied by Amaral and Mortimer (2007), allowing for this study to follow the interactions and dynamics of the profile. concept, presented by the participating students, from the evaluation of their profile zones throughout the production and dialogic exchange of meanings of the concept in question. Data collection was carried out through questionnaires (pre and post-tests), which were categorized according to the eight zones of the conceptual strength profile established by Radé (2005), notes in a logbook, due to the observations made during classes and video recordings of the classes. These unfolded into activity maps, which contributed to the selection and analysis of teaching episodes. With the results achieved, we will infer that the teaching proposal based on active methodology favored interactions and the evolution of the conceptual profile of the physical concept of force in the classroom.
Conceptual profile of strength;Active methodologies;Active learning units;Discourse analysis in the classroom;Communicative approaches in the classroom.
01
122
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Maria das Dores Messias.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
-

Banca Examinadora

MARCELO NUNES COELHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCELO NUNES COELHO Docente - PERMANENTE
AGMAEL MENDONCA SILVA Participante Externo
ALBINO OLIVEIRA NUNES Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer