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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
COMUNICAÇÃO (31001017064P6)
COMUNICAÇÃO e DIFERENÇA: estudos em comunicação colaborativa para a sustentabilidade comunitária
ANA CAROLINA BEER FIGUEIRA SIMAS
TESE
10/07/2013

Vivemos, globalmente, um momento único, que convida à reflexão e demanda ações para mudanças na direção da transição de nossas sociedades de crescimento industrial para sociedades que sustentem a Vida. Os problemas complexos que dão um caráter planetário às múltiplas crises que hoje atravessamos, em diferentes níveis, estão associados a modos de vida que podem ser vistos como expressões concretas das maneiras de produzir sentido predominantes na cultura Ocidental, marcadas por lógicas binárias para a compreensão de identidades e diferenças. Esta visão de mundo estabelece hierarquias entre pares de opostos, e não reconhece a dimensão da interdependência. Os processos de comunicação social hoje predominantes – que não favorecem o diálogo e a pluralidade – são também expressões dessas lógicas. Os problemas complexos apontam para a necessidade urgente de reinvenção criativa de visões de mundo, modos de vida, e especificamente de processos de comunicação que possam contribuir para a pluralidade, a paz, a sustentabilidade e a resiliência. O objetivo deste trabalho foi explorar caminhos de reflexão e ação através de dois movimentos interdependentes, que constituíram o corpo de nossa pesquisa-­‐ação: (i) a problematização e revisão transdisciplinar dos modos de produção de sentido sobre identidades e diferenças e a lógica binária de separação, reconhecendo sua expressão nos níveis ambiental (ou da relação ser humano/natureza), sociocultural e socioeconômico,em especial nos processos de comunicação social; e (ii) pesquisa e experimentação de formas de interação social e processos de comunicação colaborativa, especialmente em contexto comunitário, que expressem outras lógicas e outros modos de produção de sentido sobre diferenças (pautados no reconhecimento da dimensão da interdependência e empatia), que possam contribuir para a transição para modos de vida mais justos e sustentáveis. Esta experimentação se deu através de: visitas de campo e pesquisa bibliográfica para levantamento de princípios e processos de comunicação colaborativa em diferentes contextos, em especial no movimento global de ecovilas, em metodologias sociais de diálogo, e em abordagens de educação para a sustentabilidade; formação de uma comunidade de aprendizagem e práticas sobre os processos pesquisados, intitulada ECOS da Floresta – Estudos de Comunicação para a Sustentabilidade Comunitária, na Vila Céu do Mapiá, Floresta Nacional doPurus, Amazonas. Os principais resultados da pesquisa-­‐ação foram a capacitação de agentes comunitários para facilitação de processos de comunicação; e a realização do Programa de Educação para o Desenvolvimento de Ecovilas, da Educação Gaia, na FLONA do Purus.

comunicação, diferença, colaboração, transdisciplinaridade, pesquisa-­‐ação, comunidades
Vivemos, globalmente, um momento único, que convida à reflexão e demanda ações para mudanças na direção da transição de nossas sociedades de crescimento industrial para sociedades que sustentem a Vida. Os problemas complexos que dão um caráter planetário às múltiplas crises que hoje atravessamos, em diferentes níveis, estão associados a modos de vida que podem ser vistos como expressões concretas das maneiras de produzir sentido predominantes na cultura Ocidental, marcadas por lógicas binárias para a compreensão de identidades e diferenças. Esta visão de mundo estabelece hierarquias entre pares de opostos, e não reconhece a dimensão da interdependência. Os processos de comunicação social hoje predominantes – que não favorecem o diálogo e a pluralidade – são também expressões dessas lógicas. Os problemas complexos apontam para a necessidade urgente de reinvenção criativa de visões de mundo, modos de vida, e especificamente de processos de comunicação que possam contribuir para a pluralidade, a paz, a sustentabilidade e a resiliência. O objetivo deste trabalho foi explorar caminhos de reflexão e ação através de dois movimentos interdependentes, que constituíram o corpo de nossa pesquisa-­‐ação: (i) a problematização e revisão transdisciplinar dos modos de produção de sentido sobre identidades e diferenças e a lógica binária de separação, reconhecendo sua expressão nos níveis ambiental (ou da relação ser humano/natureza), sociocultural e socioeconômico,em especial nos processos de comunicação social; e (ii) pesquisa e experimentação de formas de interação social e processos de comunicação colaborativa, especialmente em contexto comunitário, que expressem outras lógicas e outros modos de produção de sentido sobre diferenças (pautados no reconhecimento da dimensão da interdependência e empatia), que possam contribuir para a transição para modos de vida mais justos e sustentáveis. Esta experimentação se deu através de: visitas de campo e pesquisa bibliográfica para levantamento de princípios e processos de comunicação colaborativa em diferentes contextos, em especial no movimento global de ecovilas, em metodologias sociais de diálogo, e em abordagens de educação para a sustentabilidade; formação de uma comunidade de aprendizagem e práticas sobre os processos pesquisados, intitulada ECOS da Floresta – Estudos de Comunicação para a Sustentabilidade Comunitária, na Vila Céu do Mapiá, Floresta Nacional doPurus, Amazonas. Os principais resultados da pesquisa-­‐ação foram a capacitação de agentes comunitários para facilitação de processos de comunicação; e a realização do Programa de Educação para o Desenvolvimento de Ecovilas, da Educação Gaia, na FLONA do Purus.
comunicação, diferença, colaboração, transdisciplinaridade, pesquisa-­‐ação, comunidades
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
tese_asimas_2013.pdf

Contexto

COMUNICAÇÃO E CULTURA
MIDIA E MEDIAÇÕES SOCIO-CULTURAIS
O PRINCÍPIO DO MAL NA SOCIEDADE INFORMACIONAL

Banca Examinadora

MARCIO TAVARES D AMARAL
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
ANDRE LUIZ DE FIGUEIREDO LÁZARO Participante Externo
PAULO ROBERTO GIBALDI VAZ Docente - PERMANENTE
MARCOS AFFONSO ORTIZ GOMES Participante Externo
RAQUEL PAIVA DE ARAUJO SOARES Docente - PERMANENTE

Vínculo

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Sim
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