Neste trabalho buscamos averiguar como a ciência geográfica, tem sido apropriada e (re) elaborada por parte dos professores de Geografia da Educação Básica do Paraná, por meio dos conceitos e conteúdos privilegiados nos artigos produzidos no âmbito do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), turmas 2007 e 2008, e, em que medida, a dicotomia Geografia Física e Geografia Humana é superada nesses trabalhos. Para isso, analisamos 146 artigos produzidos pelos professores na primeira e segunda edições do programa, por meio da análise de conteúdo, seguindo os princípios de Bardin (2010). A seleção, classificação e sistematização dos artigos permitiu-nos verificar que os professores concentraram os trabalhos em 07 temáticas principais, as quais organizamos no trabalho em categorias, são elas: Estudo Local; Dinâmica da Sociedade; Dinâmica da Natureza; Cartografia; Educação/preservação Ambiental; Formação Continuada de professores; Linguagens, Técnicas e Metodologias. A partir das análises é possível afirmar que as diferentes dicotomias geográficas também estão presentes na produção dos professores de Geografia no PDE, dentre elas, Global/local, Universal/particular, Geografia Física/Geografia Humana, Sociedade/Natureza. Mas por outro lado, há um esforço em superá-las e uma preocupação social com a Geografia. Há uma preocupação evidente com o processo metodológico, e muitos trabalhos buscam articular a pesquisa ao ensino. De modo geral, é possível assegurar que o PDE é um programa de formação continuada que contribui significativamente para a formação do professor, e no caso da Geografia, mostrou-se como um excelente mecanismo de pesquisa e qualificação do ensino, no qual, embora o professor não consiga superar as dicotomias, por meio do trabalho realizado no programa, há um esforço significativo por ultrapassá-las. A abordagem geográfica sob a perspectiva da relação sociedade e natureza, por exemplo, é uma busca bastante presente nas propostas.