• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
TRANSMASCULINIDADES, ENSINO E BNCC: REFLEXÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE SI E O ENSINO SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO
ELUSIANO DA SILVA MELO JUNIOR
DISSERTAÇÃO
05/08/2022

Esta dissertação apresenta a proposta de analisar as relações existentes entre as transmasculinidades, o ensino sobre gênero e sexualidade e as Competências presentes na Base Nacional Comum Curricular, para Ciências Humanas no ensino Fundamental e Médio. Este é um estudo qualitativo, de cunho exploratório e interpretativo, que dialoga as narrativas dos três interlocutores, transmasculinos licenciados em ciências humanas, com as diretrizes da BNCC, a fim de (1) conhecer os significados das vivências que têm tido pré-profissionalmente, enquanto transmasculinos licenciados em humanidades; (2) Examinar as interseções entre as experiências pré-profissionais e suas constituições, enquanto transmasculinos e docentes em formação; (3) Analisar a BNCC, com enfoque na Área de Ciências Humanas dos ensinos Fundamental e Médio, a partir das análises das narrativas dos interlocutores, visando “brechas” para o ensino sobre gênero e sexualidade. Como resultados observou-se que o ensino sobre gênero e sexualidade nas Ciências Humanas depende de quatro Categorias interdependentes, que se unificam no Ciclo Interdisciplinar de Ensino, sendo estas: Formação Acadêmica (FA), Desnaturalização das Normatividades (DN), Contextualização da Temática (CT) e a aplicação das Metodologias Possíveis (MP). A (FA) voltada para o ensino de gênero e sexualidade deve ser ofertada pela Universidade mas, percebe-se que quem tem acesso à temática, na graduação, é a própria comunidade LGBT+, que a busca para tentar compreender a si mesmo dentro da sociedade, a partir do adquirir de saberes científicos na educação de nível superior. Contudo, é preciso que essa (FA) extrapole os limites da população LGBT+, sobretudo a temática do gênero, consequentemente das transexualidades, e atinja a população cisgênera, que precisa se empenhar em, para além de “entender o assunto”, promover a luta contra a transfobia. Somente a partir disso, e da interpretação nas “brechas” presentes na BNCC, é possível aplicar efetivamente as (MP) em busca da (DN) e (CT).

Transmasculinidades;Ensino;BNCC;Ciências Humanas.
This dissertation presents the proposal to analyze the existing relationships between transmasculinities, teaching about gender and sexuality and the Competencies present in the National Curricular Common Base, for Human Sciences in Elementary and High School. This is a qualitative, exploratory and interpretive study, which dialogues the narratives of the three interlocutors, transmasculine graduates in human sciences, with the BNCC guidelines, in order to (1) know the meanings of the experiences they have had pre-professionally, as transmale humanities graduates; (2) Examining the intersections between pre-professional experiences and their constitutions, as transmasculine and training teachers; (3) Analyze the BNCC, focusing on the Human Sciences Area of Elementary and High Schools, based on the analysis of the interlocutors' narratives, aiming at “gaps” for teaching about gender and sexuality. As a result, it was observed that teaching about gender and sexuality in the Human Sciences depends on four interdependent Categories, which are unified in the Interdisciplinary Teaching Cycle, namely: Academic Training (FA), Denaturalization of Normativities (DN), Thematic Contextualization (CT) and the application of Possible Methodologies (MP). The (AF) focused on the teaching of gender and sexuality must be offered by the University, but it is clear that whoever has access to the theme, at graduation, is the LGBT+ community itself, which seeks to try to understand itself within society. , from the acquisition of scientific knowledge in higher education. However, this (FA) needs to go beyond the limits of the LGBT+ population, especially the gender theme, consequently of transsexualities, and reach the cisgender population, which needs to commit to, in addition to “understanding the subject”, to promote the struggle. against transphobia. Only from this, and from the interpretation of the “gaps” present in the BNCC, is it possible to effectively apply the (MP) in search of the (DN) and (CT).
Transmasculinities;Teaching;BNCC;Human Sciences
01
137
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO COMPLETA FINAL ELUSIANO MELO 2022.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

ELIANE ANSELMO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELIANE ANSELMO DA SILVA Docente - PERMANENTE
FRANCISCO CLEITON VIEIRA SILVA DO REGO Participante Externo
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer