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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DOCUMENTAL E A PERCEPÇÃO DOS LICENCIADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA) SOBRE SUA FORMAÇÃO
ANTONIO DE ANDRADE QUEIROZ
DISSERTAÇÃO
23/12/2022

A partir do avanço tecnológico e industrial que vem transformando e aperfeiçoando todas as áreas de trabalho no mundo, torna-se constante a oferta e a procura de produtos que o mesmo pode nos beneficiar, seja acadêmico ou profissional. Pensando nisso, surge a oportunidade que a modalidade de ensino por meio da Educação a Distância (EaD) pode promover às pessoas que não têm a disponibilidade de tempo e deslocamento para realização profissional de um curso superior presencial (Alves, 2011). O presente trabalho aborda uma análise sobre a formação inicial de profissionais licenciados por meio do curso de Química na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, com enfoque na percepção e perspectiva deles sobre sua formação por meio desse curso. Esse trabalho tem por objetivo a investigação de aspectos da formação destes licenciados, na qual buscou-se a construção de dados primários sobre a realidade e experiências vividas por eles com relação ao curso. A pesquisa traz em sua metodologia uma abordagem qualitativa e quantitativa, de cunho descritivo, a qual é realizada em três etapas: Na primeira, foi feita a fundamentação de um estado da arte, na qual foram pesquisadas e analisadas vinte e oito produções que abordam a temática da formação de professores de Química na modalidade EaD. Na segunda etapa, foram analisados os documentos oficiais que regem sobre a modalidade EaD do curso de Química da UFERSA, abordando aspectos da sua formação e modalidade. Por fim, a terceira etapa se organiza a partir do processo de produção, aplicação e análise de um questionário com doze perguntas abertas e fechadas sobre o caminho acadêmico vivenciado por eles em relação ao curso. Os questionários foram aplicados por meio do google formulários, onde dezoito licenciados responderam de maneira voluntária, concordando com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Os dados foram tabulados e em seguida analisados conforme a técnica de análise estatística e de conteúdo de Bardin (2016). Os instrumentos de análise e interpretação de dados utilizados foram a partir da análise de conteúdo de dados primários, aos quais consistem em uma pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados. Através da realização das três etapas que conferem o trabalho, foi possível perceber: a partir da análise das produções do estado da arte, houve o predomínio de pesquisas com abordagem qualitativa, deixando lacunas em relação a problematizações em termos de pesquisa exploratória. Posteriormente, na análise dos documentos oficiais da instituição, também como as respostas dos questionários foi possível compreender o seu funcionamento, desafios e perspectivas encontradas durante a realização do curso, mostrando ser condizente com as normas e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs). Dessa maneira, possuindo uma estrutura adequada para atender as necessidades dos alunos e consolidar a formação profissional docente. Ainda de acordo com o material analisado, foi possível conhecer o perfil de egressos do curso EaD e compreender os benefícios proporcionados aos licenciados que não dispõem de tempo e locomoção para realização de um curso na modalidade presencial. Os mesmos apresentaram respostas positivas em termos de identificação com o curso e a formação, o que intensifica o requerimento de investimentos para melhorar cada vez mais o suporte institucional para com os alunos. É importante compreender que além dos fatores profissionais, faz-se necessário considerar o fator social em que o aluno está inserido, podendo influenciar nas demandas acadêmicas e sobre o olhar para a instituição.

Formação de professores de Química;Modalidade EaD;Percepção dos licenciados.
From the technological and industrial advancement that has been transforming and perfecting all areas of work worldwide, the offer and demand for products that can benefit us is constant, whether academic or professional. With this in mind, the opportunity that the modality of teaching through Distance Learning (DL) can promote to people who do not have the time and displacement available for the professional qualification of an in-person higher education course (Alves, 2011). The present work approaches an analysis of the initial qualification of licensed professionals on the Chemistry course through Distance Learning modality of the Federal University of the Semi-Arid Region – UFERSA, focusing on the perception and perspective of graduates about training through this course. This paper aims to investigate aspects of the qualification of these graduates, in which the construction of primary data on the reality and experiences lived by them with respect to the course was sought. The research methodology brings a qualitative and quantitative approach, of a descriptive nature, in which it is carried out in three stages: In the first, it was made the foundation of a state of the art, in which twenty-eight productions that address the theme of Chemistry professors training in Distance Learning modality were researched and analyzed. In the second stage, the official documents ruling the DL modality of the Chemistry course at UFERSA were analyzed, addressing aspects of its formation and modality. Lastly, the third stage is organized from the production process, application and analysis of a questionnaire with eleven open and closed questions about the academic path experienced by them regarding the course. The questionnaires were applied through google forms, where eighteen licensees responded voluntarily, agreeing with the Free and Informed Consent Term - FICT. Data were tabulated and then analyzed according to Bardin's statistical and content analysis technique (2016). The data analysis and interpretation instruments used were based on the content analysis of primary data, which consist of a pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results. By carrying out the three stages that comprise the work, it was possible to notice: from the analysis of state-of-the-art productions, there was a predominance of research with a qualitative approach, leaving gaps in relation to problematizations in terms of exploratory research. Subsequently, in the analysis of the official documents of the institution, as well as the answers to the questionnaires, it was possible to understand its operation, challenges and perspectives encountered during the course, proving to be consistent with the standards and National Curriculum Guidelines for Basic Education (NCGs). Thus, having the institution an adequate structure to meet the needs of students and consolidate professional teacher training. Still, according to the analyzed data, it was possible to know the profile of students of the DL modality course and understand the benefits provided to graduates who do not have the time and transportation to carry out an in-person course modality. They showed positive responses in terms of identification with the course and training, which intensifies the requirement for investments to increasingly improve institutional support for students. It is vital to understand that in addition to professional factors, it is necessary to consider the social factor in which the student is found, which may influence academic demands and the perspective of the institution.
Chemistry teacher training;DL modality;Perception of graduates.
01
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇAO.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
-

Banca Examinadora

LEONARDO ALCANTARA ALVES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA Participante Externo
LEONARDO ALCANTARA ALVES Docente - PERMANENTE
LUCIANA MEDEIROS BERTINI Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
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Não
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