• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA 13 DE MAIO, UPANEMA/RN
ALDEFRAN ADERSON DA SILVA
DISSERTAÇÃO
30/08/2022

É perceptível que o ensino de Ciências ao longo dos anos vem enfrentando fortes rejeições por parte dos alunos, consideravelmente é um ato criticado por apresentar em seu currículo conceitos científicos complexos que dificultam a aprendizagem. Das muitas alegações é citado com frequência que isso ocorre por falta de contextualização, ou seja, relação entre os conteúdos e os fenômenos típicos da vida cotidiana. Dentro da Educação do Campo, o grau de complexidade se torna ainda mais elevado, prejudicando cada vez mais esses sujeitos. Entretanto, refletindo nas discussões de alguns autores como Coelho (2018), Saviani (2011) e Alváro-Prada; Freitas e Freitas (2010), passamos a entender que essas problemáticas se emergem na maioria das vezes pela falta de formação continuada dos professores, para que assim possam mudar suas práticas e realizar um ensino voltado para a necessidade do aluno. Diante dessa problematização, a presente pesquisa buscou analisar as contribuições da implementação de uma oficina como formação continuada para os professores de Ciências, da Escola Municipal 13 de Maio, Upanema/RN. Para conseguir atingir essa meta, a mesma contou com uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o intuito de buscar compreender o contexto da vida cotidiana. A natureza é aplicada, por intervir na realidade, por isso é considerada uma pesquisa de intervenção pedagógica. Além disso, também consideramos como uma pesquisa bibliográfica. Com relação ao processamento do trabalho foi dividido em duas etapas, podendo caracterizar a primeira como Estudos teóricos, por desenvolver um Estado da arte e fazer Análises documentais. Na segunda etapa foi feita a intervenção pedagógica, onde inicialmente fizemos observações nas aulas dos professores de Ciências, em seguida, a aplicação de questionário aberto, realização de oficina pedagógica e entrevista pós ação. Por fim, fizemos a tabulação dos dados que estão descritos nessa dissertação. Como resultados, podemos apontar a Análise de conteúdo dos documentos referenciais (Projeto Político Pedagógico da escola estudada, Diretrizes Nacionais Curriculares para a formação de professores e a Base Nacional Comum Curricular) e um Estado da arte que discute sobre a Educação do Campo, Ensino de Ciências e a formação de professores de Ciências. Além desse contexto teórico, temos a intervenção estruturada, seguindo as observações nas aulas e entrevistas com os professores. Cientes dessas problemáticas, apresentamos novas opções de recursos didáticos para os professores, os quais foram construídos com material de baixo custo, reciclável e levando em consideração os princípios da Educação do Campo, desenvolvidos dessa forma para que os professores tivessem a dimensão de que é possível se reinventar em um cenário complexo. Após a aplicação, os participantes demonstraram motivação, elencando que são ideias que jamais tinham imaginado, mas que eram muito interessantes para ser colocado em prática e fazer relação com vários conteúdos. Diante de todos os resultados e desses relatos, pôde-se ver que a pesquisa cumpriu seu objetivo, onde possibilitou contribuições para os professores de Ciências, oportunizando uma prática de ensino mais satisfatória e um aprendizado significativo.

Educação do Campo;Ensino de Ciências;Formação de professores.
It is clearly that the teaching of science over the years has been facing strong rejections by students, which is considerably criticized for presenting complex scientific concepts in its curriculum that make learning difficult. It is often cited that this is due to a lack of contextualization, that is, the relationship between the contents and typical phenomena of everyday life. Within Rural Education, the degree of complexity becomes even higher, increasingly harming these subjects. However, reflecting on the discussions of some authors such as Coelho (2018), Saviani (2011) and Alváro-Prada; Freitas and Freitas (2010), we come to understand that these problems emerge most often due to the lack of continuing education of teachers, so that they can change their practices and carry out teaching geared to the student's needs. Faced with this problematization, this research seeks to analyse the contributions of the implementation of a workshop as continuing education for science teachers, at Escola Municipal 13 de Maio, Upanema/RN. In order to achieve this goal, it has a qualitative approach research, searching to understand the context of daily life. Research nature is applied, as it intervenes in reality, which is why it is considered a pedagogical intervention research. In addition, we also consider it as a bibliographic search. Regarding the processing of the work, it was divided into two stages, the first one being able to be characterized as Theoretical Studies, as it develops a State of the art and performs documental analyses. In the second stage, the pedagogical intervention was carried out, where initially we made observations in the classes of Science teachers, then the application of an open questionnaire, realization of a pedagogical workshop and post-action interview. Finally, we tabulated the data that are described in this dissertation. As a result, we can point out the Content Analysis of the reference documents (Political Pedagogical Project of the studied school, National Curricular Guidelines for teacher training and the National Common Curricular Base) and a State of the art that discusses Rural Education, Teaching of Science and the training of science teachers. In addition to this theoretical context, we have the intervention that was structured, following observations in class and interviews with teachers. Aware of these problems, we present new options for teaching resources for teachers, which were built with low-cost, recyclable material and taking into account the principles of Rural Education, developed in this way so that teachers had the dimension of what is possible reinvent itself in a complex scenario. After the application, the participants showed motivation, listing that they are ideas that they had never imagined, but that were very interesting to be put into practice and relate to various contents. In view of all the results and these reports, it could be seen that the research fulfilled its objective, where it made possible contributions to Science teachers, providing a more satisfactory teaching practice and significant learning.
Rural education;Science teaching;Training of teachers.
01
117
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Oficial Aldefran.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
-

Banca Examinadora

LEONARDO ALCANTARA ALVES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA MOZARINA BESERRA ALMEIDA Participante Externo
LUCIANA MEDEIROS BERTINI Docente - PERMANENTE
LEONARDO ALCANTARA ALVES Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer