• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DOS PROFESSORES DE MÚSICA PARA ATUAREM NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
BRUNO ALISSON ALVES HERMINIO
DISSERTAÇÃO
12/12/2022

Partindo das questões que permeiam a motivação em Música, essa pesquisa tem como objetivo geral analisar as crenças de autoeficácia dos professores de música para atuarem na educação infantil em tempos de pandemia. E, como objetivos específicos: a) identificar as fontes de crenças de autoeficácia para atuar na educação infantil e b) compreender as crenças de autoeficácia do professor de música da educação infantil. Com o Estado da Arte (ROMANOWSKI; ENS., 2006) realizado, desvelamos trabalhos teóricos que fundamentam e contribuem para as análises e a trajetória do estudo até o presente momento, em crenças de autoeficácia (BANDURA, 1997) e Música. Realizamos uma pesquisa documental por meio de consulta de documentos que fundamentam políticas públicas educacionais, como: Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (1998). Para a pesquisa de campo, optamos por uma abordagem qualitativa (PACHECO, 1995), em que objetiva analisar de forma mais aprofundada a construção das crenças de autoeficácia dos docentes selecionados, para isso, teremos como público-alvo os(as) professores(as) que atuam na educação infantil no município de Mossoró/RN e que são egressos(as) do curso de licenciatura em Música da UERN. Os dados coletados foram organizados e classificados de acordo com as categorias referentes às 4 (quatro) fontes de informação, da construção das crenças de autoeficácia. Percebemos, assim, que as fontes de experiência direta e estados fisiológicos e afetivos tiveram mais ênfases na construção inicial das crenças de autoeficácia dos participantes, em paralelo as instituições de ensino em que atuam, nos seus direcionamentos ao lidar com o formato emergencial de ensino adotado durante o período pandêmico. Mencionamos que, para o meio científico esta pesquisa contribui para ampliar os estudos que envolvem principalmente as crenças de autoeficácia e educação musical, gerando olhares mais sensíveis para os processos que dão base à motivação de docentes para atuarem em determinados contextos e tempos, bem como possíveis reflexões para a criação de políticas públicas no contexto educacional.

crenças de autoeficácia;educação musical;professores de música;educação infantil;tempos de pandemia.
Starting from the issues that permeate Motivation in Music, this research has the general objective of analyzing the self-efficacy beliefs of music teachers to work in early childhood education in times of pandemic. And, as specific objectives: a) to identify the sources of self-efficacy beliefs to work in early childhood education and b) to understand the self-efficacy beliefs of the early childhood music teacher. With the State of the Art (ROMANOWSKI; ENS., 2006) carried out, we unveil theoretical works that support and contribute to the analyzes and the trajectory of the study until the present moment, in beliefs of self-efficacy (BANDURA, 1997) and Music. We carried out a documentary research by consulting documents that support educational public policies, such as: Law of Directives and Bases - LDB (1996), National Curricular Common Base - BNCC (2018) and the National Curricular Reference for Early Childhood Education - RCNEI (1998). For the field research, we opted for a qualitative approach (PACHECO, 1995), in which it aims to analyze in more depth the construction of the selected teachers self-efficacy beliefs. Who work in early childhood education in the city of Mossoró/RN and who are graduates of the Music Licentiate course at UERN. The collected data were organized and classified according to the categories referring to the 4 (four) sources of information for the construction of self-efficacy beliefs. Thus, we noticed that the sources of direct experience and physiological and affective states were more emphasized in the initial construction of the participants' self- efficacy beliefs, in parallel with the educational institutions in which they work, in their directions when dealing with the adopted emergency teaching format. during the pandemic period. We mentioned that, for the scientific community, this research contributes to expanding studies that mainly involve self-efficacy beliefs and music education, generating more sensitive looks at the processes that underpin the motivation of teachers to work in certain contexts and times, as well as possible reflections for the creation of public policies in the educational context.
self-efficacy beliefs;musical education;music teachers;child education;pandemic times.
01
86
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO - BRUNO ALISSON ALVES HERMÍNIO (1).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
-

Banca Examinadora

VERONICA MARIA DE ARAUJO PONTES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VERONICA MARIA DE ARAUJO PONTES Docente - PERMANENTE
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
MARCELO NUNES COELHO Docente - PERMANENTE
CRISTINA MIE ITO CERESER Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer