• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS RELAÇÕES DE PODER: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MOSSORÓ/RN?
VERONICA DANTAS DE ARAUJO ALBANO
DISSERTAÇÃO
08/12/2022

O cotidiano da gestão escolar, vinculada às relações hierárquicas estabelecidas no campo da escola pública, pode revelar traços inerentes à atuação gestora e às intencionalidades da execução do poder nesta esfera. Nesse sentido, a nossa pesquisa tem o objetivo de analisar as relações de poder constituídas entre diretores e docentes nas escolas públicas do município de Mossoró/RN, considerando os fatores de produção que caracterizam a gestão escolar na educação pública. Dialogamos com um aporte teórico, intencionando tecer as discussões necessárias a este estudo, conforme o pensamento de Ball (2005), discutindo a inserção das práticas gerencialistas na educação como forma de exercer o poder; de Deleuze (1992), abordando a respeito dos artifícios gerados para se obter a disciplina e o controle, os quais se integram ao campo educacional; de Foucault (2001, 2009), considerando o seu pensamento sobre o sujeito e o poder como base epistemológica, no intuito de endossar as discussões tecidas em torno dos participantes da pesquisa; e de Libâneo (2008), refletindo sobre as características de uma gestão democrática. Para tanto, realizamos uma análise documental (GIL, 2008), bem como a aplicação de uma entrevista semiestruturada aos professores selecionados (TRIVIÑOS, 1987). Os resultados mostram que a legislação local de Mossoró/RN defende ideologias neoliberais no âmbito da educação e, principalmente, para a gestão escolar da rede municipal. No tocante às entrevistas semiestruturadas, percebemos, nas falas, o resgate dos impasses vivenciados pelos sujeitos acerca das relações de poder experienciadas no cotidiano, resgatando elementos que traduzem uma realidade encoberta e regida pelo elemento gerencial como instrumento de manobra das escolas e, portanto, próprio da cultura organizacional da rede municipal de ensino mossoroense, contrapondo-se aos ideais da gestão democrática.

Gestão democrática;Relações de poder;Professores;Diretores;Escola pública.
The daily routine of school management, linked to the hierarchical relationships established in the field of public schools, can reveal traits inherent to the managerial performance and the intentions of the execution of power in this sphere. In this sense, our research aims to analyze the power relations established between principals and teachers in public schools in the city of Mossoró/RN, considering the production factors that characterize school management in public education. We dialogue with a theoretical contribution intending to weave the necessary discussions around this study, according to the thought of Ball (2005) discussing the insertion of managerial practices in education as a way of exercising power, of Deleuze (1992) approaching about the artifices generated to discipline and control, which are integrated into the educational field, by Foucault (2001, 2009) considering his thinking about the subject and power as an epistemological basis, in order to endorse the discussions woven around the participants of the research, and Libâneo (2008) reflecting on the characteristics of democratic management. For that, we carried out a document analysis (GIL, 2008), as well as the application of a semi-structured interview to the selected teachers (TRIVIÑOS, 1987). The results show that the local legislation of Mossoró/RN, defends neoliberal ideologies in the scope of education, and, mainly, for the school management of the municipal network. Regarding the semi-structured interviews, we noticed in the speeches the rescue of the impasses experienced by the subjects about the power relations experienced in everyday life, rescuing elements that translate a hidden reality and governed by the managerial element as an instrument of maneuver of the schools and, therefore, characteristic of the culture organizational structure of the municipal education network in Mossoró, in opposition to the ideals of democratic management.
Democratic management;Power relations;teachers;Directors;Public school.
01
126
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
FICHA - Dissertação de Verônica Dantas de Araújo Albano.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

VERONICA MARIA DE ARAUJO PONTES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
MARIA CARMEM SILVA BATISTA Participante Externo
VERONICA MARIA DE ARAUJO PONTES Docente - PERMANENTE
GIANN MENDES RIBEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer