• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
PERCEPÇÃO DOCENTE NA ATUAÇÃO DA POLÍTICA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA EM PERÍODO PANDÊMICO
JAFE RIBEIRO DE FIGUEIREDO FILHO
DISSERTAÇÃO
21/12/2022

Este estudo parte do objetivo de analisar a percepção de docentes do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana ao atuarem na Base Nacional Comum Curricular em período pandêmico. Com vistas a atingir este propósito, perpassamos alguns objetivos específicos, a saber: analisar os decretos normativos estaduais referentes ao combate da Covid-19; investigar a percepção das implicações dos decretos normativos no contexto da prática da escola por parte de docentes; e analisar as percepções dos docentes no andamento das discussões curriculares da Base Nacional Comum Curricular no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana face à pandemia de Covid-19. Ciente da complexidade da pesquisa científica que parte de um contexto social, optamos por uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e exploratório em que analisamos documentos oficiais como a LDB/96 e DCNs, entre outros, de forma a percorrer o caminho trilhado pela ideia de uma Base Nacional até a homologação de seu texto final. Também analisamos os Decretos emitidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte relacionados ao combate da COVID-19, de forma a evidenciar o intercurso pandêmico vivido no ínterim da pesquisa e também a implicação desses no contexto da prática dos professores no locus da pesquisa. Por fim, realizamos entrevistas semiestruturadas com o objetivo de analisar as falas dos professores, evidenciando suas percepções ao atuarem na Base. A partir de uma leitura de Ball (AVELAR, 2016), rejeitamos a ideia de que políticas são implementadas e, dentro da Abordagem do Ciclo de Políticas, permitimos-nos compreender os processos formadores da política a partir de contextos não estáticos. Apropriamos-nos das contribuições da teoria da atuação desenvolvida por Ball, Maguire e Braun (2016) na tentativa de escapar da noção linear de uma política escrita por um e implementada por outro, para avançar em direção à noção de atuação, um processo criativo que decodifica, recodifica e ressignifica os textos prescritos. Dado que a Base trata-se de uma política de currículo que intenta signifixar sentidos, recorremos a Lopes (1999) e a Macedo (2009) para problematizar a política no campo curricular, indo além do caráter estadocêntrico, de forma a evidenciar os embates políticos no contexto da prática.

Base Nacional Comum Curricular;Abordagem do Ciclo de Políticas;Teoria de Atuação;Política de Currículo;Percepção Docente.
This study begins with the objective of analyzing the perception of teachers from the Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Professor Eliseu Viana Integrated Education Center) enacting the Base Nacional Comum Curricular (National Curricular Common Base) in the pandemic period. In order to achieve this purpose, we have passed some specific objectives, namely: analyzing the state normative decrees regarding the fight against Covid-19; investigate the teachers perception of the implications of normative decrees in the school context of practice; and analyze the perceptions of teachers in the course of curricular discussions of the National Common Curricular Base at the Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana in the face of the Covid-19 pandemic. Aware of the complexity of scientific research that starts from a social context, we opted for a qualitative approach of a descriptive and exploratory nature in which we analyze official documents such as the LDB/96 and DCNs, among others, in order to follow the path taken by the idea of a National Base until the approval of its final text. We also analyzed the Decrees issued by the Governo do Estado do Rio Grande do Norte (Government of the State of Rio Grande do Norte) related to the fight against COVID-19, in order to highlight the pandemic intercourse experienced in the meantime of the research and also the implication of these decrees in the context of the practice of teachers in the locus of the research. Finally, we conducted semi-structured interviews with the objective of analyzing the teachers' words, evidencing their perceptions when enacting the Base. From a reading of Ball (AVELAR, 2016), we reject the idea that policies are implemented and, within the Policy Cycle Approach, we allow ourselves to understand the policy-forming processes from non-static contexts. We appropriate the contributions of the theory of enactment proposed by Ball, Maguire, and Braun (2016) in an attempt to escape the linear notion of a policy written by one and implemented by another, to move toward the notion of enactment, a creative process that decodes, recodes, and re-signifies the prescribed texts. Given that the Base is a curriculum policy that intends to signify meanings, we resort to Lopes (1999) and Macedo (2009) to problematize the policy in the curriculum field, going beyond the state-centric nature, in order to highlight the political clashes in the context of practice.
National Common Curricular Base;Policy Cycle Approach;Theory of Enactment;Curriculum Policies;Teacher Perception.
01
166
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO_JAFE_RIBEIRO_SS_SIGNED - Jafé Ribeiro Figueirêdo Filho.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Políticas para o ensino médio: atuação e contexto nas políticas de currículo

Banca Examinadora

JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS Docente - PERMANENTE
PATRICIA CRISTINA DE ARAGAO Participante Externo
ELIANE ANSELMO DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer