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Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
OSCILADORES ACOPLADOS E SINCRONIZAÇÃO BIOLÓGICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
FRANCISCO TIAGO BARBOZA SAMPAIO
DISSERTAÇÃO
22/04/2020

Neste trabalho, analisa-se a eficácia da utilização de uma Sequência Didática como ferramenta facilitadora para o ensino de física para alunos do segundo ano do nível médio de uma escola pública da cidade de Acopiara, Ceará. A Sequência Didática foi desenvolvida com o intuito de facilitar o aprendizado dos alunos acerca de um importante tópico de Física, a saber: osciladores harmônicos, notadamente os acoplados e suas aplicações na natureza. Tratamos, em especial, da sincronia de osciladores acoplados e uma aplicação particular no universo biológico (sincronia de vagalumes). Os osciladores acoplados apresentam-se como uma ferramenta bastante útil para descrever a evolução de vários sistemas biológicos. Destaca-se que um arranjo experimental desenvolvido pelo autor e aplicado com os estudantes no último dos quatro momentos propostos na Sequência Didática. O experimento, que foi construído com o auxílio da plataforma arduino, tem como objetivo simular a sincronia do piscar de vagalumes na natureza. Em relação ao referencial teórico que sustenta o presente trabalho, utilizamos as tecnologias da informação e comunicação e interdisciplinaridade. Antes e após da aplicação desta proposta os estudantes responderam um questionário (pré-teste e pós-teste) que serviram para aferir quantitativamente e qualitativamente o aprendizado dos alunos. Como resultado, obtemos um significativo ganho cognitivo dos alunos ( e do professor) envolvidos na aplicação deste trabalho, bem como uma participação efetiva dos mesmos em todos os momentos propostos pela Sequência Didática.

Sincronização Biológica;Ensino de Física;Interdisciplinaridade
In this work, we analyze the effectiveness of using a Didactic Sequence as a facilitating tool for teaching physics to high school students in a public school in the city of Acopiara, Ceará. The Didactic Sequence was developed in order to facilitate students’ learning about an important topic in Physics, namely: harmonic oscillators, notably the coupled ones and their applications in nature. In particular, we deal with the synchronization of coupled oscillators and a particular application in the biological universe (firefly synchrony). Coupled oscillators are a very useful tool to describe the evolution of various biological systems. It is noteworthy that an experimental arrangement developed by the author and applied with students in the last of the four moments proposed in the Didactic Sequence. The experiment, which was built with the aid of the Arduino platform, aims to simulate the synchrony of firefly blinking in nature. In relation to the theoretical framework that supports the present work, we use information and communication technologies and interdisciplinarity. Before and after applying this proposal, students answered a questionnaire (pre-test and post-test) that served to measure quantitatively and qualitatively the students’ learning. As a result, we obtain a significant cognitive gain from the students (and the teacher) involved in the application of this work, as well as their effective participation at all times proposed by the Didactic Sequence.
Biological synchronization;Physics Teaching;Interdisciplinarity
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

CELIO RODRIGUES MUNIZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO AUGUSTO SILVA NOBRE Docente - PERMANENTE
FERNANDO MARTINS DE PAIVA Docente - PERMANENTE
CELIO RODRIGUES MUNIZ Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SINCRONIZAÇÃO BIOLÓGICA; ENSINO DE FÍSICA; INTERDISCIPLINARIDADE TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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