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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
EDUCAÇÃO (50001019001P8)
DIREITOS AUTORAIS, DIREITOS DE IMAGEM E LEGADO DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
JULIANE APARECIDA CHANEIKO
DISSERTAÇÃO
14/02/2023

Vivenciamos um momento em que a Educação, como tantas outras áreas, precisou se reinventar em nosso país. No início do ano de 2020, devido ao momento pandêmico, as aulas presenciais foram suspensas e a Educação Básica deparou-se com um novo sistema de ensino: o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Professores passaram a produzir e a compartilhar conteúdos no meio digital e, dessa forma, a discussão sobre a temática dos Direitos Autorais e Direitos de Imagem ganhou fôlego e relevo tanto no cenário do ERE como no contexto presencial. Portanto, questiona-se: compreender a percepção de docentes atuantes em duas escolas do estado de Mato Grosso sobre direitos autorais, direitos de imagem e legado digital no âmbito de sua profissão. Assim, o principal objetivo deste estudo é investigar como ocorreu a produção dos materiais didáticos para a educação básica no contexto de retomada das atividades docentes de forma remota e emergencial durante a pandemia, evidenciando a percepção dos professores e os cuidados adotados quanto aos direitos autorais e direitos de imagem. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foi planejada a partir de pesquisa bibliográfica, seguida de coleta de dados via entrevistas, realizadas com professores de duas escolas públicas, uma da rede estadual e outra da rede municipal de ensino do estado de Mato Grosso, ambas em um mesmo município. Outrossim, ambas adotaram o ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19. Acreditamos que a presente pesquisa poderá se constituir como um importante meio de conscientização e politização dos professores sobre os Direitos Autorais na elaboração e desenvolvimento de suas aulas remotas, além de proporcionar uma reflexão oportuna sobre os conteúdos enquanto legado digital, extrapolando o âmbito meramente educacional.

Ensino Remoto Emergencial;Direitos Autorais;Direitos de Imagem;Legado Digital
We are experiencing a time when Education, like so many other areas, needed to reinvent itself in our country. At the beginning of 2020, due to the pandemic, face-to-face classes were suspended and Basic Education was faced with a new teaching system: Emergency Remote Teaching (ERE). Teachers began to produce and share content in the digital environment and, in this way, the discussion on the theme of Copyright and Image Rights gained audio and favored both in the ERE scenario and in the face-to-face context. Therefore, the question is: to understand the perception of teachers working in two schools in the state of Mato Grosso on copyright, image rights and digital legacy within the scope of their profession. Thus, the main objective of this study is to investigate how didactic materials for basic education were produced in the context of the resumption of teaching activities remotely and in an emergency during the pandemic, evidencing the perception of teachers and the care taken regarding copyright and image rights. The exploratory research, with a qualitative approach, started from bibliographical research, followed by data collection via interviews, carried out with teachers from two public schools, one from the state network and the other from the municipal education network in the state of Mato Grosso, both in the same municipality. Furthermore, both adopted emergency remote teaching during the Covid-19 pandemic. We believe that this research could constitute an important means of raising awareness and politicizing teachers about Copyright in the preparation and development of their remote classes, in addition to providing a timely reflection on the contents as a digital legacy, going beyond the merely educational scope.
Emergency Remote Teaching;Copyright;Image Rights;Digital Legacy
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
O trabalho possui divulgação autorizada
JULIANE APARECIDA CHANEIKO.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CULTURA DIGITAL, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: ENTRE OUTROS E NOVOS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Banca Examinadora

CRISTIANO MACIEL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROSANA ABUTAKKA VASCONCELOS DOS ANJOS Egresso - Doutorado
CRISTIANO MACIEL Docente - PERMANENTE
JOSE VITERBO FILHO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Outros
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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  • . . .
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