• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
EDUCAÇÃO (50001019001P8)
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CUIABÁ: REALIDADES E DESAFIOS
EDER GOMES DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
20/03/2023

A presente dissertação está relacionada ao desenvolvimento do mestrado acadêmico em Educação na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e vinculada ao Laboratório de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE). A crise sanitária mundial da COVID-19, causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), alterou a rotina de diversos setores da sociedade e colocou o mundo perante uma situação nova e desafiadora devido ao distanciamento físico como medida para prevenir a disseminação do vírus. Na educação, o maior impacto está relacionado à expansão do ensino remoto emergencial (ERE), mediado pelas tecnologias digitais em caráter emergencial. Com uso das tecnologias de ensino, emergiram diversos desafios que fizeram com que os discentes, docentes e gestores escolares mudassem totalmente a rotina habitual de aulas presenciais e migrassem para aulas realizadas de forma on-line, dentro de um processo que afetou drasticamente a qualidade da educação. Nesse cenário, surgiram inúmeros desafios: professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) tiveram de se reinventar para que os atendimentos aos estudantes com deficiência fossem mantidos em todo seu processo educativo. Mas quais foram os meios usados no ensino remoto diante das deficiências de cada aluno e da acessibilidade digital durante esse período? O presente trabalho tem por objetivo analisar e compreender quais foram os meios que esses professores da SRM buscaram para intermediar, através das Tecnologias Digitais (TD), o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes com deficiência durante a pandemia. Por fim, essa pesquisa estabelecer uma compreensão para refletir e pensar sobre o uso das TD em relação à acessibilidade, bem como sua adequação para dar prosseguimento ao uso de recursos educacionais digitais dentro de um cenário marcado pelo seu crescimento e contribuição após a experiência com ensino remoto na pandemia, e assim, promover de fato a inclusão desse público. Com famílias e escolas desiguais, expomos a situação dos exilados da conectividade, ou seja, indivíduos que não conseguem se adaptar às benesses que as TDs proporcionam. Os achados do estudo remetem a diversas TDs utilizadas nas ofertas das aulas e mencionam as oportunidades e desafios perante as novas possibilidades dessa ferramenta de pesquisa. Ressaltamos que esta pesquisa pode contribuir para futuras investigações sobre o tema e subsidiar análises de práticas de ensino mediadas pelas TD.

Sala de Recursos Multifuncionais;Uso intenso das TD;Educação Básica
This dissertation is related to the development of the academic master's degree in Education in the Research Line School Organization, Training and Pedagogical Practices of the Graduate Program in Education (PPGE), and linked to the Laboratory of Studies on Information and Communication Technologies in Education (LêTECE). The global health crisis of COVID-19, caused by the coronavirus (SARS-CoV-2), has changed the routine of different sectors of society and has placed the world in front of a new and challenging situation due to physical distancing as a measure to prevent the spread of the virus. virus . In education, the greatest impact is related to the expansion of emergency remote teaching (ERE), mediated by digital technologies on an emergency basis. With the use of teaching technologies, several challenges emerged that made students, teachers and school administrators completely change the usual routine of face-to-face classes and migrate to classes held online, within a process that significantly affected the quality of teaching. education. In this scenario, many challenges: teachers of the Multifunctional Resource Room (SRM) had to reinvent themselves so that assistance to students with disabilities was attended to throughout their educational process. But what were the means used in remote teaching in the face of the disabilities of each student and digital accessibility during this period? The present work aims to analyze and understand what were the means that these SRM teachers sought to intermediate, through Digital Technologies (TD), the Specialized Educational Service (AEE) for students with disabilities during the pandemic. Finally, this research establishes an understanding to reflect and think about the use of TD in relation to accessibility, as well as its direction to continue the use of digital educational resources within a scenario marked by its growth and contribution after the teaching experience remote in the pandemic, and thus, in fact, promote the inclusion of this public. With unequal families and schools, we expose the situation of connectivity exiles, that is, individuals who cannot adapt to the benefits that TDs have provided. The study's findings refer to several TDs used in class offerings and mention the opportunities and challenges faced with the new possibilities of this research tool. We emphasize that this research can contribute to a future reflection on the subject and support analyzes of teaching practices mediated by TD and support analyzes of teaching practices mediated by TD.
Multifunctional Resource Room;Intense use of TDs;Basic education
1
116
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
O trabalho possui divulgação autorizada
ÉDER GOMES DE OLIVEIRA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CULTURA DIGITAL, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: ENTRE OUTROS E NOVOS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Banca Examinadora

KATIA MOROSOV ALONSO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GLAUCIA EUNICE GONCALVES DA SILVA Egresso - Doutorado
DANILO GARCIA DA SILVA Docente - PERMANENTE
KATIA MOROSOV ALONSO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Outros
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer